quarta-feira, 11 de maio de 2016
Top 10 Bandas Punk Rock
Esse post, venho analisar criticamente o cenário punk, excluindo as bandas de Pop Punk, Emo Punk, Ska Punk, Pós-Punk e outros gêneros derivados do punk, que não sejam o Hardcore e o New Punk.
Se você tem outras opiniões sobre essa lista... foda-se eu não ligo(zoas), pode deixar nos comentarios sua opinião, mas por favor, não sejemos um pseudo-metaleiro que só escuta Slipknot e RATM e xinga todo mundo(não que RATM não seja bom, e não que os todos os fãs façam isso).
10- Bad Brains
Uma banda de Hardcore Punk, de Washington D.C. , onde a maioria das músicas falava sobre religião de forma quase doentia e fanática, e ainda misturava elementos do reggae e do rap em suas músicas... como isso podia dar certo? É uma dúvida que muitos tem, mais uma coisa é certa, a banda é muito foda.
Formado em 1977, eles são considerados os pioneiros do hardcore Punk, os maiores da escola Punk de Washington, eles lançaram seu LP de estreia em 1982, o auto-intitulado, que os deixou famoso na cena local. A banda foi crescendo conforme os álbuns, em 83 veio o "Rock For Light" e em 86 veio o mais famoso e melhor álbum da banda (isso segundo os críticos) o "I Against I", que deixava o fanatismo religioso de lado e buscava um caminho poético mais focado em músicas de crítica e existenciais, o que acabou elevando a moral da banda, fazendo com o que ela fosse levada mais a serio.
Eles lançaram mais alguns LPs sem muita relevância nos anos 90, mais como toda banda no cenário hardcore dos anos 80, não alcançou um sucesso tão grande assim, mais a questão aqui é a influência da banda, que pavimentou o cenário do ska-punk nos anos 90, e foram os precursores do Hardcore.
9- Social Distortion
Essa banda buscava um Punk diferenciado, mais lento... pelo menos nos anos 90, por que afinal eles começaram como uma banda de Hardcore em 1978, na California (sim eles são mais antigos do que você pensa), eles um LP sem expressão comercial alguma no inicio dos anos 80, chamado "Mommy Little Monster" (1983), todavia eles ainda foram uma das mais influentes bandas do cenário Hardcore na California. A a banda sofreu um hiato em 1985, por causa de abusos de drogas de seu vocalista Mike Ness, e voltou em 1987, lançaram um LP em 1988 intitulado "Prison Bound", porém nada mudou.
As coisas começaram a melhorar em 1990 com o LP auto-intitulado, que levou dois sucesso "Ball and Chain" e "Story of my Life', a banda agora tinha uma pegada punk mais lenta, menos voltada para o hardcore, eles lançaram mais 3 LPs nos anos 90, com bom sucesso, e com certeza ajudaram a revitalizar o movimento Punk nos anos 90
8- Misfits
O que dizer dessa banda, de Hardcore que foi a pioneira no movimento Horror Punk, que revitalizou o shock rock, que já não aparecia desde o Alice Cooper's.
Em foram formados em 1977 em Nova Jersey eles podem ser anexados a cena punk de Nova York, por Glenn Danzig (Sim aquele cara que tem uma canção no GTA:San Andreas a música Mother), na primeira formação do Misfits eles ficaram apenas no underground(como diria a música "Walk Among Us", "Meu pai me ensinou que os cara era underground", kkk), em 1982 lançaram sua estréia "Walk Among Us", um LP que só pode ser descrito como genial, que realmente capta toda energia da cena Hardcore da época, eles lançaram também em 1983, "Earth A.D./Wolf Bloods". Em 1984, a banda acabou por brigas entre Danzig e o baixista Jerry Only. Mas se você pensa que é o final da historia dos Misfits, você está completamente enganado, em 1995, a banda foi revitalizada, agora com Michale Graves nos vocais, que é bem superior a Danzig.
Em 1997 eles lançaram dois LPs, o "Static Age", que tinha sido gravado em 1977, mais nunca foi lançado, então foi re-gravado e lançado e o "American Psycho". Os dois álbuns deram aos Misfits um enorme sucesso comercial, e fizeram a sua logo percorrer o mundo(temos que confessar que é uma logo maneira para caralho), a banda logo se tornou uma das principais bandas Punk do mundo, e em 99 eles lançaram o LP "Famous Monster", que só garantiu mais esse sucesso.
Em 2000 Michale Graves deixou a banda, e ela nunca mais lançou um disco significativo, porém sua logo permanece em nossas camisas e suas músicas em nossos celulares.
7- Stooges
Como assim! Os Stooges só estão em sétimo, eles são os precursores do Punk(Isso pra quem sabe que não foram os Ramones né)... espera um pouco... vamos esclarecer as coisas, os Stooges eram uma banda de Proto-Punk, proto é um sufixo que é equivalente a Punk, então teoricamente eles nem deveriam entrar, mais por ter essa importância, eu não os deixaria de fora, fora que tiveram outras bandas de Proto Punk antes como o MC5 e os Sonics, e ninguém lembra dos Stooges por ser uma banda punk, e sim por seu vocalista Iggy Pop.
Eles foram formados em 1969 em Detroit, na cena crescente de Hard Rock da época, eles assinaram com uma gravadora, se trancaram num quarto por 3 dias e entregaram um LP, o auto-intitulado, e Iggy Stooge como era conhecido, sai como Iggy Pop, e o disco é simplesmente genial, algumas músicas como "1969", "No Fun" e "I Wanna Be Your Dog", repercutem até hoje.
Pensem comigo em 1969, um vocalista sem camisa gritando coisas sobre sexo, drogado e bebado, tá ok, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Mick Jagger, Robert Plant... Mas um que se fazia como jesus na cruz, se espancava com o microfone, e tinha letras de subimisão e putaria Hardcore (sim aquela que tem nas abas do X-videos, sim eu sei que você vê), agora imagine sua vó imagine ela, aquela super-cristã, que se ofende com o Metal sem saber a letra, agora imagine, ela era jovem, então imagine de novo, os idosos da época como reagiram e essa banda, isso mesmo que você está pensando, era a banda mais odiada do mundo pelos adultos, pelos jovens, afinal a sensação da época era o Zep, caras bonitos, que tocam bem, com músicas Hard-Rock contagiantes, o Stooges era o contrario, eram caras feios, sem nenhum talento musical, que tocam música sem melodia, toda escrachada... ou seja ninguém gostava. Mas isso não os impediu de sim juntar alguns fãs, doidos.
Eles retornariam no ano seguinte com o "Delicioso" (sim isso foi estranho), LP "Fun House", e segundo o próprio Iggy Pop, "Quando Gravei Fun House em 1970, ninguém queria me entrevistar era maravilhoso", o Iggy Pop ia se tornando cada vez menos querido e mais drogado, mesmo que os críticos tenham amado o albúm.
E chegamos na epopeia da porra toda, com Iggy se distanciando da banda, eles renascem como Iggy e the Stooges para o último LP, o primeiro disco Punk da história, com esse álbum Iggy se tornou padrinho do punk, criando uma legião de seguidores atrás dele
6- Black Flag
Rise Above! Já dizia o Black Flag! Esses caras formaram a banda no sul da california em 76, e em 81 lançaram seu LP de estreia o "Damaged", foi uma ótima forma de se introduzir ao mundo, logo eles eram os "ban ban ban" da cena alternativa punk da California, com uma influencia no Heavy Metal, e um som mais pesado, foram uma das principais influências do grunge, principalmente quando em 1984, eles foram a Seattle para promover seu álbum o "My War"(1983), eles tocaram a faixa título de forma mais lenta e pesada que o habitual, com uma pegada mais heavy, isso de alguma forma teve repercussão nos jovens da época.
Eles foram bastante produtivos, fazendo mais 4 LPs, em 84 "Slip It In" e "Family Man" e em 85 "Loose Nut" e "In My Head".
Em 1986 eles terminaram, deixando um enorme legado na cena punk da época e uma logo foda (Outra né), sendo uma das bandas fodas de todo o Punk.
5- Bad Religion
A primeira banda com "Bad" era fanática religiosa, já essa pra quem sabe inglês, já percebeu que é ao contrario.
Formados em Los Angeles em 1979 (outra banda que é mais antiga que você pensa), eles foram os principais salvadores do Punk, e lideraram o sucesso do gênero nos anos 90, e também a considerada com melhor poesia da cena e também com um som melódico diferenciado pra uma banda no cenário hardcore.
Em 82 lançaram o primeiro LP "How Could Hell Be Any Worse", e em 83 lançou o "Into the Unknown". A Banda terminou em 84, mas lentamente foi retornando em 86 estava de volta, e logo as coisas foram melhorando com os LPs "Suffer"(1988), "No Control"(1989), "Against the Grass"(1990) e "Generator"(1992), onde a banda conseguiu um consideravel sucesso comercial, mas o real sucesso comercial veio com o LP "Recipe For Hate", onde o single "American Jesus", tocou e tocou nas rádios.
A banda continuou lançando vários sucessos insanos, como os singles "Infected","21Th Century Digital Boy", "Punk Rock Song". Hoje são considerados os maiores do Punk dos anos 90, um dos maiores do punk em geral
4- Dead Kennedys
Um nome de deixar qualquer americano furioso, com letras que criticavam os EUA e o pior para um americano, eles eram comunistas, não é atoa que eles chocaram os EUA.
A banda de esquerda, formada em 1978 em San Francisco na California, no final dos anos 70, eles lançaram três compactos, "California Über Alles", "Police Truck" e o clássico "Holidays In Cambodia". Em 1980 eles finalmente lançaram o álbum de estreia, um disco Anti-Reagan, intitulado "Fresh Fruits For Rotten Vegetables", não menos chocante e espetacular, o LP conseguiu colocar o Dead Kennedys no auge da cena Hardcore punk da california no topo das bandas da época.
A banda em seguida lança outro grande LP o "Plastic Surgery Disasters" que entrou muito bem, e a banda continuou como uma das principais bandas do movimento, mas a decadência vem pra todos (menos para os Rolling Stones), e em 85 eles lançaram o polêmico Frankenchrist, que causou um dos maiores processos da historia dos EUA, isso foi separando a banda, eles lançaram em 86 o último LP "BedTime For Democracy", sem grande qualidade, eles se separaram de vez por causa de problemas internos com direitos autorais, que dura até os dias atuais.
O legado da banda é enorme, além de uma logo foda(mais uma né), uma gravadora que lançou varias bandas importantes, a Alternative Tentacles e uma frente de luta a censura a No More Censorship Defense Fund e quatro LPs.
3- Sex Pistols
Essabanda vai ser a que mais vou fazer render por LP e tempo de existência de banda, os popularizadores do Punk, os primeiros a causar uma verdadeira anarquia. Eles foram fundados em 1975 em Londres na Inglaterra, na cena do Punk britânico, eles foram formados pelo empresario Malcom Mclaren, que transformou a banda the Strand em Sex Pistols, adicionando as duas peças mais importantes a banda, o Baixista Sid Vicious e o Vocalista Johnny Rotten.
Eles lançaram o primeiro single em 1976 o "Anarchy In The UK" e no ano seguinte 1977, lançam o LP, "Nevermind the Bollocks Here's The Sex Pistols", o álbum que captura a essência do punk, foi um sucesso absurdo na Inglaterra, ao mesmo tempo que chocaram os conservadores da época, com músicas sobre guerra, aborto, criticando a monarquia e sobre anarquia.
Eles não conseguiram ir muito bem nos EUA, fizeram uma turnê falida, e em 1978, Johnny Rotten foi expulso da banda, acusado de ser responsável de vários fracassos do grupo, fora isso Sid Vicious foi preso acusado de assassinar sua namorada, Nancy, com isso, os membros restantes decidem acabar com os Pistols em 78, no ano seguinte Sid Vicious morreu de overdose de Heroína em uma festa, acabando com o sonho de qualquer fã de uma reunião completa.
2- Ramones
Alguns de vocês devem estar me xingando neste exato momento: Como assim Ramones não está no topo do pódio? Simples os Ramones inventaram o punk? Não, Stooges Inventaram. Os Ramones foram os primeiros a fazer sucesso? Não, foram os Sex Pistols. Os Ramones foram o de maior sucesso comercial? NÃO, foi o Clash. Ou seja todos os três itens que sustentariam o primeiro lugar, não pertencem aos Ramones, mas sim os Ramones foram extremamente influentes, e fizeram um grande sucesso comercial
Eles foram formados em 1974 no distrito do Queens em New York, eles começaram tocando em bares na cidade, principalmente no famoso bar CGBD, o bar punk, eles logo redefiniram o gênero, com suas músicas de 4 acordes e visual agressivo, o único quesito que eles pecavam no quesito ideal de banda punk eram as letras que sempre foram muito fracas(e todas tem wanna).
O LP de estreia saiu em 1976, o auto-intitulado, ele não fez muito sucesso, mas bandas como Dead Kennedys e Sex Pistols admitiram direta influência deste disco, ele tinha 14 músicas e menos de 30 min., e é considerado por muitos o álbum que é a essência do Punk. No ano seguinte, 77, eles alcançaram um considerável sucesso comercial nos EUA(mas era um pouco), com os LPs "Leave Home" e "Rocket To Russia", e em 78 saiu "Road to Ruin", consolidando a banda como maior banda Punk da época.
Os anos 80 foi uma década meio louca, começaram mau, sem administração ou produtor, a banda fez 7 LPs de estúdio nesta década, e no final dos anos 80 eles eram considerados mainstream, só que suas músicas não tocavam nas rádios, não apareciam na MTV, nem lotavam estádios e nem vendiam fortunas, apenas eram Mainstream (vai entender?).
Nos anos 90 foi lançado mais 3 LPs, o último da banda foi o "Adios Amigos", lançado em 1995, e em 2002, Joey e Dee Dee Ramone morreram, em 2004 Johnny Ramone morreu, em 2014, Tommy Ramone faleceu, atualmente apenas 2 Ramones estão vivos, mas não são Ramones originais e sim os que entraram na banda depois.
Os Ramones deixaram uma logo foda(tem muita logo foda no punk ne?), uma longa discografia e muitos fãs
1- Clash
WHAT!!! O Clash, como assim? Senta e ouve a história.
O Clash foi uma banda formada no distrito de Brixton em Londres, em menos de 24 horas, no ano de 1976, o produtor Bernie Rhodes que tinha seus problemas com Malcom Mclaren, decide montar a uma banda Punk também, formada por uns caras que não tinham nada ver com punk, e cairam lá meio que de paraquedas.
O álbum de estreia foi lançado em 1977, o auto-intitulado(que não saiu nos eua), foi uma enorme sensação na Inglaterra, os caras enchiam os bares aonde iam, foi chamado de Clashmania(clara referência aos Beatles), pois eles eram uma sensação na terra da rainha, lotavam um bar com 6000, 7000 pessoas isso para uma banda punk era absurdo. O Primeiro LP, foi extremamente bem falado pela crítica da época, como um dos melhores LPs de todos os tempos... Seguindo a linha desse primeiro LP, todavia agora tentando adentrar no mercado americano, em 78 saiu o "Give Em' Enough Rope", e foi uma missão sem sucesso, mas o disco continuou um sucesso na Inglaterra.
Em 78 eles chutaram Bernie o produtor da banda, e em 1979 lançaram, o "maravilhicia", magnifico, espetacular "London Calling", você duvida desta qualidade toda ele está no TOP 10 melhores álbuns da história da Rolling Stones e da Acclaimed Music. Fora a aclamação crítica absurda, eles no auge de sua criatividade mesclaram o punk com Reggae, Dub, Ska, Pop, Rap, Funky, Surf e Rockabilly, fazendo um tipo completamente diferente de Punk, que nenhuma outra banda conseguiu fazer, esse disco conseguiu então penetrar nos EUA, e o Clash, saiu como a primeira banda punk a fazer uma turnê mundial com expressão e não tocando apenas para públicos de bar, obviamente não foi uma turnê mundial de bandas como o Zep, o Queen eo Pink Floyd, entretanto para uma banda Punk foi um grande marco, eles atravessaram o mundo com shows de 10.000 pessoas. No mesmo ano lançaram o seu primeiro LP nos EUA, e foi um sucesso, principalmente a canção "I Fought The Law".
Em 1980, eles lançaram o "Sandinista!" Outro álbum super-aclamado, um LP triplo com o preço de duplo, foi muito bem comercialmente, e suas influências expandiram, além das já citadas eles adicionaram, Quadrilha, Jazz, Blues, Eletrônica, Hip-Hop e New Wave ao seu som Punk, e a experimentação foi ao limite.
Os período entre o "Sandinista" e um proximo LP, foi meio turbulento, eles estrelaram filmes, Bernie Rhodes voltou pra banda e Topper o baterista foi expulso da banda por excesso no uso de drogas, e altas brigas entre o Joe Strummer(Vocalista) e o Mick Jones(Guitarrista).
Após isso tudo no ano de 1982 eles lançaram o LP "Combat Rock", que fez um enorme sucesso, pela primeira vez na historia, uma banda Punk, alcançava o top 5, nos charts de música em geral, as canções "Rock The Casbah!" e "Should I Stay or Should I Go", ficaram perto do topo nos EUA e na Inglaterra, e também pela primeira vez uma banda Punk lotava estádios, desta vez em sua nova turnê mundial, lotando estadios, sendo uma das maiores bandas do mundo, indo aos festivais de músicas.
Em 1983 Mick Jones foi expulso da banda, a versão da banda na época e que as visões musicais da banda eram conflitantes com o do guitarrista, todavia a história é um pouco mais complicada, e eu particularmente não saberia explicar, mais indico dois filmes pra vocês entenderem não só como era o Clash e como eles impactaram o punk e a cultura pop e como a banda acabou, o primeiro é "Joe Strummer: The Future Is UnWritten", esse foca mais na vida do Joe Strummer, porém ele explica bem o impacto do Clash e um pouco como fica o Clash e o Joe Strummer depois da saída do Mick Jones da banda, e o segundo é o "The Rise and Fall Of The Clash", que foca em como a banda cresceu e se tornou uma das maiores do mundo, e bastante dessa saídas tanto do Mick Jones como do Topper, e explora bastante a relação do Bernie Rhodes(esse fdp cuzão do krl) e da banda, e como ele manipulava Joe Strummer.
A banda lançou o último LP em 1985, o "Cut the Crap", mais o disco é uma merda não obteve grande sucesso comercial, e em no mesmo ano, Paul Simonon(baixista), foi expulso, e Strummer vendo do que fez decide tentar juntar os membros originais, entretando infelizmente nem Topper, nem Simonon, nem Jones aceitam, e ele decide por um fim no Clash.
Qualquer chance de um reencontro da banda acabou em 22 de Dezembro de 2002, com a morte de Joe Strummer(o único membro falecido do Clash), todavia, sua influência e suas músicas nunca foram esquecidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Achei foda
ResponderExcluirMas eu acho que o mc5 5 era mais punk que o stooges e podia tomar o lugar deles aí na lista
Eu não considerei o MC5, por eles serem proto-punk, eu sei que os Stooges são também, mais achei valido por eles pois são considerados os padrinhos do Punk, e por expressarem um sucesso comercial expressivamente maior
ExcluirE eu acho que o suicidal tendencies podia entrar aí também talvez no lugar do social distortion
ResponderExcluirEu cogitei bastante o Suicidal Tendencies, acabei entrando nessa lista.
ExcluirOutras bandas que fiquei com um pé atrás de não botar foram o NOFX, Pennywise eo Minorthreat
ramones deveria ser o primeiro e e the who não esta na lista
ResponderExcluir