domingo, 14 de agosto de 2016

Top 10 Bandas Psicodélicas


 Nesse post vou analisar de forma crítica as principais bandas psicodélicas de todos os tempos. Não tem de ser bandas necessariamente da década de 60, ou do movimento psicodélico clássico. Bandas do movimento Neopsicodelia também entram.
 Importante citar algumas bandas que não irão aparecer aqui. Bandas que em algum momento misturaram seu som ao psicodélico, porém sua base ainda é diferente do gênero como Kinks, Janis Joplin, Rolling Stones, The Who estão fora. Bandas de Folk com proximidade ao psicodelismo como Byrds, Yardbirds e Love também não entram. Bandas Psicodélicas que não são de Rock como Funkadelic e Parliament também estão fora. Não tem Velvet Underground(não é psicodélico). E os Beatles não entraram pelo fato de não serem uma banda Psicodélica em sua grande maioria, mesmo tendo influenciado muito o gênero.
 Lembrar que os quesitos avaliados aqui serão: Sucesso comercial, Influencia, Pioneirismo e marca histórica. Se você tiver outra opinião, eu não ligo(zoas) você pode deixar nos comentários.
 Boa leitura!






10- Flaming Lips



 Nós temos de cara uma banda mais pra galera que "manja" do alternativo. A banda que ficou famosa com suas inovações ao vivo como gases coloridos, luzes(ao melhor estilo Pink Floyd), telões, imagens interativas, complexas configurações na iluminação, bonecos animados, fantasias e projeções.
 A banda foi formada em Oklahoma nos EUA, e começou a tocar na região. Logo ali no começo dos anos 80, eles se uniram a um dos primeiros selos independentes, a Restless.
 A banda lançou seu primeiro álbum em 1986. "Hear It Is", que tinha influencias do Pós-Punk e do Noise Rock, assim como do Dream Pop e do Shoegaze. O álbum se saiu bem criticamente. Porém seu sucesso comercial foi quase nulo. Eles iam angariando fãs com suas apresentações ao vivo e através do famoso boca a boca.
 O segundo álbum veio logo no ano seguinte, "Oh My Gawd!!!... Flaming Lips". O álbum vinha com várias referencias aos Beatles, e foi bem com a crítica. A banda continuou mau no sucesso comercial.
 A banda não demorou para vir com o terceiro álbum "Telephatic Surgery" que teve avanço real no sucesso com o lançamento do primeiro single da banda, "Drug Machine". A banda se saiu bem com a crítica, e nesse ponto eles já eram uma das principais bandas do cenário underground.
 A banda continuava na produção de álbuns. Logo em 1990 veio "In The Priest Driven Ambulance(with Silver Sunshine Stares)" e sem perder tempo em 1992 veio "Hit to Death in the Future Head". Ambos bem de crítica e ficando apenas para o underground.
 A banda que não dava muito tempo entre os álbuns voltou logo em 1993 com "Transmissions from the Satellite Heart". Além da ótima crítica, a banda ficou em primeiro lugar na Heatseekers Chart(é uma parada meio alternativa) da Billboard e em 108 na top 200 da Billboard. Salto importante para a banda que até então não tinha entrado em nenhum chart.
 O single "She Don't Use Jelly" entrou no top 10 das paradas de rock alternativo.  Já o segundo single do álbum passou em branco nas paradas.
 Não deu nem dois anos e a banda já voltava com "Clouds Taste Music". O álbum ficou em 16 na Heatseekers e conseguiu dois singles top 100 na Inglaterra. Mais dois anos veio "Zaireeka" que vendeu o dobro do esperado. Nossa vendeu muito? Nhê... O esperado eram 14,000 foram 28,000 o que para a banda era bastante. Além de pagar as contas legal.
 A banda voltou pra seu último álbum do milênio. "Soft Bulletin" onde houve um enorme salto de vendas. O álbum além do enorme sucesso crítico, conseguiu um disco de Ouro na Inglaterra, país onde entrou no Top 50. Ficou em 12 na Heatskeeters e teve dois singles nas paradas britânicas,
 Após a maior pausa da banda até então(3 anos. Sim só isso), eles voltaram com sua maior obra prima: "Yoshimi Battles the Pink Robots". A banda que além do gigantesco sucesso crítico, conquistou ouro nos EUA e Platina na Inglaterra. Entrou no Top 50 da parada Billboard e em 13 na Inglaterra. Fora o single "Yoshimi Battles the Pink Robots Pt. 1" que ficou no top 20 das paradas britânicas.
 A banda deu outra pausa agora de 4 anos, e voltou em 2006 com "At War with Mystics". O álbum ficou em sexto lugar nas paradas de sucesso Britânicas e em 11 na Americana. A banda ainda viria lançar mais um álbum que ia entrar no top 10 das paradas americanas, logo se consolidando como uma das principais bandas do movimento da Neopsicodelia.



Início: Oklahoma City, Oklahoma, EUA, 1983

Música Mais Famosa: Do You Realise?(2002)

Indicação do Escritor: Yoshimi Battles the Pink Robot Pt. 1(2002)

Álbum de Estúdio Mais Vendido: Yoshimi Battles the Pink Robots(2002)

Formação Clássica: Wayne Coyne(Vocal), Steven Drozd(Guitarra), Michael Ivins(Baixo) e Kliph Sculork(Bateria)

9- MGMT



 A dupla, extremamente louca, que mistura rock psicodélico com Indie e música eletrônica, é uma das mais importantes bandas da Neopsicodelia. A banda foi formada em 2005 na cidade de Nova York, eles começaram lançando algumas música e alguns EPs no começo dos anos 2000 e logo conseguiu um contrato com a Columbia Records, uma gravadora importante.
 A banda lançou o primeiro álbum no ano de 2007. Foi intitulado "Oracular Spetacular" e conseguiu gigante avaliações críticas. Além de ser junto com "Sound of Silver"(2007) do LCD Soundsytem os principais álbuns do movimento da Indietronica. O som que misturava diversas coisas como Indie, Dance Punk, Psicodelismo, New Wave, Música Eletrônica e Pop foi extremamente bem recebido pelo público. O álbum fez ouro na Inglaterra e nos EUA. Entrando na oitava posição nas paradas britânicas. Além de tudo ainda ganhou titulo de álbum do ano pela NME. O Single "Kids" conquistou Platina nos EUA, e se tornou o maior sucesso da banda. Outros sucesso foram "Electric Feel"  e "Time to Pretend".
 A banda volta 3 anos depois, com a renovação do som que nós já conhecíamos, com uma guinada no Indie. O álbum foi muito bem criticamente sendo considerado um dos melhores álbuns do ano. O álbum ficou em segundo lugar nas paradas americanas e quarto nas paradas britânicas. Sendo garantido como sucesso total.
 O último álbum foi o auto-intitulado de 2013, que conquistou boas posições, ficando em 13 nos EUA. O álbum foi bem criticamente mas nada demais. Foi o álbum da banda com o pior desempenho. Mesmo com um álbum não tão bem sucedido, a banda continua como uma das principais bandas do gênero.



Início: Nova York, Nova York, EUA, 2005

Mais Famosa: Kids(2008)

Indicação: Electric Feel(2008)

Mais Vendido: Oracular Spetacular(2008)

Formação: Andrew Van Wyngarden(Vocal, Teclado, Baixo, Guitarra, Bateria), Ben Goldwasser(Vocal, Teclado, Guitarra)

8- Tame Impala



 A banda australiana que é hoje uma das maiores bandas de Rock do mundo. Ela foi formada em 2007. Segundo seu líder Kevin Parker, pra quem curte banda ao vivo a banda é um coisa. Já pra quem curte álbuns de estúdio, a banda é ele mesmo(Muito humilde esse menino).
 A banda lançou um EP em 2008 o auto-intitulado que fez sucesso criando espaço para que fosse lançado o primeiro álbum. O tal álbum veio no ano de 2010. Foi intitulado "Innerspeaker". O álbum fez enorme sucesso conquistando Platina na Austrália. Ele ajudou a revitalizar o movimento psicodélico de forma mais clássica, diferente da nova onda de bandas psicodélicas que estavam surgindo.
 O segundo álbum "Lonerism", fez enorme sucesso fazendo platina. A NME considerou o álbum como um dos 10 melhores da década. O último álbum da banda lançado em 2015, "Currents", foi direto pro Top 5 nos EUA. A banda alcançou um patamar completamente diferente sendo consolidada como uma das maiores bandas de rock do mundo.



Início: Perth, Austrália, 2007

Mais Famosa: Feels Like We Only Go Backwards(2012)

Indicação: Half Full Glass of Wine(2008 in EP)

Mais Vendido: Lonerism(2012)

Formação: Kevin Parker(Vocal, Guitarra, Baixo, Bateria), Jay Watson(Bateria, Guitarra) e Dominic Simper(Samples, Percussão)

7- Moody Blues



 A banda britânica que é uma das precursoras do Progressivo e Psicodélico. Como já de praxe das bandas da época eles começaram com singles. O single "Go Now", conseguiu logo em 1964 o primeiro lugar nas paradas britânicas. Eles seguiram no Hype pra lançar o próximo álbum. Em 65 "Magnificent Moodies", que falhou completamente no saldo comercial. Os singles também não empolgaram, a banda parecia ir para o caminho de uma banda de One Hit Wonder.
 Eles seguraram a barra, pra voltar em 67 agora com foco no mercado estado-unidense. A banda veio com "A Days of the Future Passed", que já alcançou platina no mercado americano, ficando em terceiro lugar nas paradas do país. Nesse mesmo ano o single "Nights In White Satin" fica em segundo lugar nas paradas americanas.
 A banda voltou animada pra lançar mais um álbum para os EUA. "In the Search of the Lord Chorch", acabou decepcionando no mercado americano, não entrou nem no top 20. Mas eles recuperaram o mercado Britânico, que ficou em quinto lugar na Inglaterra.
 "On the Threshold of a Dream", despontou na crítica no ano de 69, e na Inglaterra conseguiu a conquistar o primeiro lugar nas paradas, algo inédito para a banda. Nos EUA conquistou Platina e voltou ao Top 20. No mesmo ano eles voltam com o sucesso de crítica "To Our Children's Children's Children", top 20 nos EUA e segundo lugar na Inglaterra.
 A banda continuou fazendo grandes álbuns. Logo no ano seguinte vem o álbum "A Question Of Balance", que ficou em primeiro lugar na Inglaterra e terceiro nos EUA fazendo um álbum de platina. A banda ainda vem a lançar seu clássico em 71, "Every Good Boy Deserves Favour". Primeiro lugar na Inglaterra segundo nos EUA.
 A banda ia lançar mais um álbum ainda no embalo, "Seventh Sojourn", que fez o top 5 na Inglaterra e conseguiu o primeiro lugar nos EUA. A banda se seguiu com seis anos sem lançar nada. Em 78 veio o mediano "Octave". Eles iriam dar sua última cartada no ano de 1981 com o sucesso "Long Distance Voyager", seu segundo e ultimo primeiro lugar nos EUA e top 10 na Inglaterra.
 A banda não é lembrada como uma das grandes do rock, talvez pelo fato de seu sucesso ser por charts e nem tanto por vendas e isso acabou criando uma visão muito próxima a que as bandas que faziam isso tem, banda de rock padrão medíocre dos anos 60 e 70. Mesmo assim a banda ainda é uma das mais influentes bandas de rock de todas



Início: Birmingham, Inglaterra, 1964

Mais Famosa: Nights in White Satin(1967)

Indicação: Tuesday Afternoon(1967)

Mais Vendido: Distance Voyager(1981)

Formação: Ray Thomas(Flauta e Vocal), Justin Hayward(Guitarrista e Backing Vocal), John Lodge(Baixo e Backing Vocal), Graeme Edge(Bateria) e Mike Pinder(Teclado)

6- Jefferson Airplane



 A banda Psicodélica formada em meados dos anos 60 ficou bastante famoso por ser liderado por uma mulher, algo inédito até então para o Rock. A banda ficou famosa também por ser uma das psicodélica mais puras, sem misturas com outros gêneros. A banda lançou sua estreia em 66 "Jefferson Aiplane Takes Off", um dos primeiros álbuns psicodélicos, enquanto bandas como Beatles, Cream, Moody Blues entre outros ainda não tinham se atrevido neste até então gênero alternativo. A banda ajudou a definir os rumos do gêneros.
 Se o primeiro álbum ajudou a dar rumo, um dos álbuns definitivos e que melhor definem o psicodelismo foi o seu próximo álbum, "Surrealistic Pillow" de 67 que ajudou a catapultar o gênero e deu mais confiança para as bandas de fora do gênero a entrarem nele também. O álbum ficou em terceiro lugar nas paradas americanas e teve um single no Top 10 e outro no Top 5 das paradas americanas. Coisas como as letras de protesto contra a guerra e  estilo de vida Hippie foram apresentadas para todo uma geração através desse álbum.
 A banda não ficou parada. Ainda em 67 teve o "After Bathing At the Baxter's" que fez sucesso moderado. A banda em 68 veio com "Crown of Creation" que ficou em sexto lugar nas paradas de sucesso e conquistou ouro nos EUA.
 Em 69 além da banda ser uma das principais do Woodstock, ela lançou o álbum "Volunteers" que entrou para o top 20. A banda ainda lançou o compilado com melhor nome de todos "The Worst of Jefferson Airplane" que conquistou platina nos EUA.
 A banda é até os dias de hoje considerada uma das principais bandas Hippie, sendo um dos principais "combatentes" contra a guerra do Vietnã, e algumas músicas são até hoje alguns dos maiores clássicos do Rock.



Início: San Francisco, Califórnia, EUA, 1965

Maior Sucesso; White Rabbit

Indicação: Volunteers

Mais Vendido: Surrealistic Pillow

Formação: Gracie Slick(Vocal), Paul Kantner(Guitarra e Backing Vocals), Jorma Kaukonen(Guitarra), Jack Cassady(Baixo), Spencer Dryden(Bateria).

5- Grateful Dead



 Grateful Dead é uma das mais bem sucedidas bandas de rock psicodélico de todos os tempos. A banda ficou famosa por misturar o som Country com o Folk e o rock Psicodélico. A banda ao lado dos Allman Brothers foi a primeira a fazer Jams(Improvisações no palco) no mundo do rock, além de serem uma das bandas mais inovadoras nesse quesito, são considerados uma das melhores bandas ao vivo de todas.
 Rapidamente eles conseguiram um contrato com a Warner Bros., o que lhes rendeu a oportunidade de logo gravar um álbum. O auto-intitulado veio em 67 conquistando ouro nos EUA. Uma ótima abertura para uma banda abstrata e complexa como o Grateful Dead.
 A banda lançou "Anthem of the Sun" sem sucesso em 68. No ano seguinte 69 veio "Aoxomoxoa", que conseguiu ouro nos EUA. Nesse mesmo ano a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, estilo que consagraria a banda. "Live/Dead" conquistou Ouro nos EUA e se tornou o álbum mais vendido da banda.
 Em 1970 a banda veio com mais um projeto de lançar um de estúdio e um ao vivo. Primeiro veio o de estúdio. "Workingman's Dead" conquistou platina nos EUA se tornando o mais vendido da banda. Todavia, como a alma da banda estava em suas apresentações ao vivo(que angariavam boa parte dos fãs dos álbuns de estúdio), e seus estúdio não faziam jus as apresentações no palco. Os fãs já sabiam disso, então eles já iriam correndo pra comprar caso saísse um novo ao vivo. Então em 1970 veio "American Beauty", o sucesso foi imediato, dupla platina nos EUA e Ouro na Inglaterra. A banda fez de um álbum ao vivo seu álbum mais vendido. Algo não muito comum pra hoje em dia, imagina em 1970.
 A banda seguiu, porém em 71 não lançou álbum ao vivo, apenas mais um auto-intitulado(o primeiro chamava-se "The Grateful Dead", esse chama-se apenas "Grateful Dead") que fez ouro nos EUA com um bom sucesso. Em 72 a decisão foi ao contrario em relação ao ano que tinha se passado. Neste ano sairia apenas um ao vivo. Assim saiu "Europe '72". A decisão de lançar apenas um ao vivo deu certo assim o álbum conquistou dupla platina nos EUA.
 A banda continuou produzindo álbuns sem sucesso. Ela ainda veio a lançar o compilado "Skeletons from the Closet: Best of Grateful Dead", que fez tripla platina nos EUA no ano de 74. Porém no que se diz a ao vivo e estúdio ficou 15 anos sem produzir nada que vende-se bem. Um ouro aqui, um ouro ali, entretanto nada que vale a pena ser ressaltado.
  Porém a banda não morreu, ela ainda ia dar uma golfinhada(aparecer fazer gracinha e sumir), com o álbum "In the Dark" de 87 que faria Dupla Platina nos EUA e Platina no Canadá, se tornando o álum de estúdio mais vendido da banda, e ainda colocando o single "A Touch of Grey" em primeiro das paradas de Mainstream Rock.
 A banda é considerada uma das mais inovadoras e importantes da histórias ainda tendo uma das logos mais conhecidas de todas e sendo um enorme sucesso no cenário e além, a banda se mantém como uma das lendas do rock.



Início: San Francisco, Califórnia, EUA, 1965

Mais Famosa: Truckin'(1970)

Indicação: Sugaree(1976)

Mais Vendido: In The Dark(1987)

Formação: Jerry Garcia(Vocal e Guitarra Base), Bob Weir(Guitarra Solo), Phill Lesh(Baixo), Ron McKernan(Harmonica) e Mickey Hart(Bateria)

4- Cream



 O Power trio de Rock Inglês, considerado o primeiro Super-grupo da história, formado por figuras extremamente talentosas, pode a primeira vista parecer não ter vendido tanto quanto grateful dead, simplesmente por não ter multi-platinas. Mas não se engane além do enorme sucesso comercial da banda, ela é ainda uma das mais influentes e conhecidas de todos.
 O Primeiro álbum foi o "Fresh Cream" de 1966. A banda entrando no top 10 Britânico e fazendo ouro tanto nos EUA quanto na Inglaterra. O álbum ainda não tinha tanto de psicodélico, e sim muito mais influência do Blues. Assim como o Jefferson Airplane a obra que consagra a banda veio em 67. "Disraeli Gears". Além de ser uma das obras que ajudou a popularizar o Rock Psicodélico, ainda é considerado o primeiro álbum de Hard Rock da história, assim como o primeiro Guitar Album da história. O álbum entrou no Top 5 tanto nos EUA quanto na Inglaterra e pegou platina apenas nos EUA na Inglaterra ficando apenas com Ouro. Além do Sucesso que todo mundo conhece "Sunshine of Your Love" que foi para o top 5 das paradas, o álbum ainda contém os clássicos "Strange Brew" e "Tales of Brave Ulysses".
 
A banda se preparava para seu maior sucesso "Wheels of Fire" no ano de 1968. A banda ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas com esse álbum e em terceiro lugar na Inglaterra. Platina em ambos os lados dessa vez. O álbum conta com alguns clássicos como "White Room", "Crossroads" e "Deserted Cities of the Heart".
 Como toda boa banda de rock que explode, quando chegaram no auge a banda começou a brigar, e então já não se entendiam mais. A banda decide gravar um último álbum e se despedir assim. "Goodbye", foi feito com u nome bem claro para todos entenderem que esse era o fim da banda. O álbum conseguiu o feito de ser o único a conquistar o primeiro lugar na terra natal da banda, a Inglaterra, ficando em segundo lugar nos EUA, conquistando platina na terra da rainha. A banda também deixou um ao vivo lançado um ano após o fim da banda, que fez platina na Inglaterra.
 A banda é até hoje uma das mais importantes bandas de todos os tempos que contém alguns dos músicos mais importantes de todos os tempos e alguns sucessos como "Sunshine of Your Love" são clássicos imortalizados.



Início: Londres, Inglaterra, 1966

Mais Famosa: Sunshine of Your Love(1967)

Indicação: World Of Pain(1967)

Mais Vendido: Wheels Of Fire(1968)

Formação: Eric Clapton(Guitarra), Jack Bruce(Vocal e Baixo) e Ginger Baker(Bateria)

3- Doors



 Enquanto o movimento psicodélico surgia na cidade de San Franciso. Um pequeno grupo de Los Angeles, de Blues Rock começava. E quando esse grupo ouviu o Psicodelismo ele surtou, e entrou na onda também. Introduziu a Harmônica como instrumento principal, e fez um som diferente de qualquer outro. E como líder esse grupo tinha um incrível Poeta e Maluco, porém extremamente carismático e bonito com uma incrível presença de palco. Um grupo desses não tinha como não funcionar nos anos 60.
 O grupo conseguiu um contrato com a Elektra, uma gravadora forte de Los Angeles. A banda começou a se organizar para lançar seu primeiro álbum. O auto-intitulado foi lançado no ano de 1967, e quando a crítica terminou de ouvir o álbum eles se sentiram maravilhados com o que eles tinham em mãos. Simplesmente um dos maiores álbuns de todos os tempos. E quando o álbum chegou nas lojas, ele explodiu, foi direto para o segundo lugar das paradas de sucesso, 4x platina nos EUA, 3x no Canadá, 3x na França, 2x na Inglaterra. O dinheiro vinha de todos o lugares. Jim Morrison era uma nova estrela. Ainda tem o single "Light My Fire" indo direto para o primeiro lugar nas paradas.
 Na onda do sucesso do primeiro álbum ainda em 67 eles lançam o "Strange Days", com uma pegada mais Dark. O álbum foi para terceiro lugar nas paradas americanas fazendo álbum de platina. A banda começou a ser pressionada pela gravadora a lançar logo um terceiro álbum. Então chega aos mercados "Waiting For The Sun" que não conseguiu o mesmo sucesso de crítica que os dois primeiros. Porém foi o primeiro e único álbum da banda a entrar em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Além de fazer um álbum de platina nos EUA. E ainda fez o single "Hello, I Love You"
 Em 69, veio o que talvez seja o "menos melhor" álbum da banda(não considerando os Póstumos), e o menos vendido da banda(não considerando os póstumos), e a banda parecia estar entrando em desgaste. Mesmo com o sucesso diminuindo a banda ainda colocou o single "Touch Me" em terceiro lugar nas paradas de sucesso.
 Então veio a virada pra década, a banda acabou por problemas com agenda não indo ao Woodstock. E chega 1970. Um dos melhores anos para banda. "13" o primeiro compilado da banda é lançado e faz platina nos EUA. É lançado também o primeiro ao vivo da banda "Absolutely Live", que ficou imortalizado por ser a primeira vez, a também a grande gravação de "The Celebration of the Lizard", um épico teatral de Jim Morrison, que imortalizou sua imagem como "The Lizard King". Ainda veio um álbum de estúdio. "Morrison's Hotel", foi um enorme sucesso de crítica, e ainda conseguiu platina em vários países, ficando em quarto lugar nas paradas.
 O último álbum da banda foi lançado em 71. "L.A Woman", foi o único álbum da banda de estúdio a pegar múltiplo platina além do estreia. Dupla Platina nos EUA, Tripla no Canadá, Dupla na França, 4x na Austrália. Top 10 das paradas de sucesso. Fora o enorme sucesso crítico que foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.
 Infelizmente o ano de 71 não terminou bem para o The Doors. No dia 3 de julho de 1971, na cidade de Paris na França. O líder da banda, poeta e vocalista Jim Morrison foi encontrado morto em seu apartamento. A causa da morte foi meio misteriosa na época, o que levou a muitas teorias da conspiração, mas o que sabemos hoje em dia é que ele teve uma overdose de heroína. E hoje ele compõe o clube dos 27.
 Para você ter noção do sucesso e influência do The Doors, o "The Doors Greatest Hits", lançado 9 anos após a morte de Jim Morrison, fez tripla platina nos EUA e o "The Best of the Doors" lançado em 1985 ou seja 14 anos depois da morte de Jim Morrison fez Diamante(10xPlatina) nos EUA. A banda é uma das mais importantes bandas de todos os tempos, tendo a figura de Jim Morrison imortalizada, sendo grande influencia para todos os artistas que vieram depois.



Início: Los Angeles, Califórnia, EUA, 1965

Mais Famosa: Light My Fire(1967)

Indicação: Crystal Ship(1967)

Mais Vendido: The Doors(1967)

Formação: Jim Morrison(Vocal), Ray Manzarek(Harmônica, Teclado, Orgão, Piano), Robby Krieger(Guitarra), John Densmore(Bateria)

2- Jimi Hendrix Experience



 O maior guitarrista da história, merece uma banda a sua altura. Mesmo sendo uma banda, não tem como não focar no Líder, Letrista, Compositor, Guiarrista, Vocalista e algumas coisas a mais e gênio Jimi Hendrix(muito narcisista não?). O incrível guitarrista, tocava em bandas de Rockabilly e R&B de gente como Ike e Tina Turner, Isley Brothers e Little Richard. Mas perdeu o gosto por aquele tipo de música, e queria fazer algo diferente algo inovador. Assim começou a tocar sozinho. Quando foi descoberto por um produtor, que o levou para Londres, onde assinou seu primeiro contrato, onde ele ganhava apena 1% dos lucros totais. Ele conheceu a cena blues e psicodélica que la estava rolando com bandas como Cream e Yardbirds e decidiu seguir nesse caminho mas misturando com Soul music.
 Ele surpreendeu com suas apresentações ao vivo(agora já como Jimi Hendrix Experience), e começou a chamar atenção na cena. Segundo alguns guitarristas da época como Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton(esse que se tornou grande amigo de Jimi), Jimi Hendrix assustou os guitarristas locais pela forma inovadora de tocar e de se apresentar.
 Após um ano compondo e angariando fãs através de apresentações ao vivo, a banda finalmente lançou seu primeiro álbum. "Are You Experienced?" foi lançado no ano de 1967 e é considerado uma das maiores obras de todos os tempos, estando em várias listas de top 10 melhores álbuns de todos os tempos. A revolução causada por esse álbum é até difícil de explicar. Mesmo que os Guitar Albuns e o Hard Rock tivessem sido inventados pelo Cream, o Jimi Hendrix Experience levou para outro lado. Além de ser de longe a banda mais pesada da época, o jeito de tocar de Hendrix foi extremamente revolucionário. E no que se refere a sucesso comercial, quinto lugar nos EUA, segundo na Inglaterra, ouro no Reino-Unido e 5xPlatina nos EUA. Um sucesso gigante. E a banda saiu fazendo shows incríveis, afinal era uma banda de estrada. Enquanto eles faziam tour, eles compuseram um novo álbum e já lançaram no ano de 67. Assim saiu "Axis: Bold as Love", que é considerado outro dos melhores álbuns de todos os tempos, sempre estando em top 100 ou 50 melhores álbuns de todos os tempo. Terceiro lugar nos EUA e quinto na Inglaterra, fez platina nos EUA. Sucesso garantido.
 Sem esperar muito tempo já em 1968, veio o "Electric Ladyland", que foi o primeiro e único álbum em primeiro lugar nas paradas. dupla platina nos EUA. E a crítica? A crítica amou o álbum, vocês já sabem aquele negócio de ser um dos melhores de todos os tempos, sempre estar entre os top 50 ou top 100 e talz.
 Nesse ano a banda foi headliner do Monterrey Festival, dominando o festival por completo. Ainda nesse ano a banda acabou, por problemas com a gravadora e com dinheiro. Porém como a figura de Hendrix era maior que a da banda ele finalizou a banda e saiu em carreira solo. No ano de 69 ele foi a figura central do Woodstock.
 Infelizmente a carreira solo de Jimi, nunca aconteceu, por que no dia 18 de setembro de 1970 Hendrix faleceu. A duas fontes, a primeira diz que ele morreu eng asgado com o próprio vômito(se você achou isso estranho e incomum, saiba que Bon Scott do AC/DC e John Bonham do Led Zeppelin morreram da mesma forma) e a segunda diz que ele teve uma overdose de Barbitúricos. O importante mesmo é que perdemos uma das maiores figuras da história da música e de todo sempre. A influência de Jimi Hendrix é tão extensa que nem podemos descrever. Até os dias de hoje não há como falar de guitarra sem falar de Jimi Hendrix.



Início: Londres, Inglaterra, 1966

Mais Famosa: Purple Haze(1967)

Indicação: Crosstown Traffic(1968)

Mais Vendido:Are You Experienced?(1967)

Formação: Jimi Hendrix(Guitarra e Vocal), Mitch Mithcell(Bateria) e Noel Redding(Baixo).

Menções Honrosas:

13th Floor Elevator
Iron Butterfly
Hawkwind
Moby Grape
Blue Cheer
Soft Machine
Animal Collective
Procol Harum

1- Pink Floyd



 Uma das mais lendárias e louvadas bandas de todas. O Pink Floyd foi formado nos anos 60 na Inglaterra, por Syd Barret. A ideia era que fosse The Marvelous Song of Pink and Floyd, que é o nome de um álbum de Jazz do qual Barret era muito fã. A banda começou a tocar em palcos alternativos. Eles lançaram seu primeiro single em 66. Arnold Layne. Sem mais sucessos.
 O primeiro álbum lançado foi "A Piper of the Gates At Dawn", no ano de 67(bendito ano). O álbum foi um enorme sucesso de crítica, sendo considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O som da Pink Floyd não tinha nada de blues e soul como as outras bandas. Era o mais Psicodélico que alguém já havia chegado. Seu formato que vai influenciar muitas bandas principalmente da Neopsicodelia e do Psicodelismo dos anos 70. Para se ter uma noção da influência do álbum, muitos fãs dizem ter sua fase do Pink Floyd preferida como a fase Barret, que é composta apenas por esse álbum. Na época o álbum quase não fez sucesso. Mas na saga de relançamentos após o sucesso ele ficou em nono lugar nas paradas britânicas.
 No ano seguinte, a banda começou alguns projetos novos. Porém Syd Barret começou a sumir, e as vezes que ele aparecia ele estava tão drogado que não conseguia tocar. Os problemas mentais e as drogas faziam com que ele não conseguisse compor ou tocar. A banda chamou um músico até então de apoio. David Gilmour, que seria uma grande entrada para a banda. Barret acabou saindo um tempo depois por razões desconhecidas, sem nem ter brigado, sem ser por motivos de pensamento em relação a obra, apenas saiu sem esclarecer o por que. Então Gilmour tomou seu lugar.
 No ano de 68, a banda lançou ainda em uma fase conturbada, um álbum conturbado. "A Saecerful of Secrets", foi lançado, e era um ótimo álbum, porém não chegava aos pés do primeiro. Até por que a banda tinha se tornado uma banda sem nome, eles estavam perdidos. E o álbum angariou alguns fãs, porém o Pink Floyd continuou underground.
 A banda ainda meio perdida foi para 69 com dois álbuns e meio. O primeiro foi More uma trilha sonora para o filme de mesmo nome. Um bom álbum. Sem sucesso. O segundo, foi um álbum meio ao vivo e meio de estúdio. A banda iria sair do Underground, porém não iria alcançar o mainstream. E agora com seus shows espetaculares iria começar a fazer tours para conquistar mais fãs.
 Roger Waters, então baixista da banda, decidiu dar um rumo a banda, que já mostrava tendencias progressivas. Então misturou Progressivo com Psicodelismo para montar o som único do Pink Floyd, que iria fazer sua primeira obra com esse padrão. Agora com rumo a banda lançou "Atom Heart Mother", que tinha uma capa incrível(como já de praxe da banda). O disco espetacular, colocou a banda no Mainstream inglês, foi direto para o número 1 das paradas britânicas. Mesmo o álbum tendo feito platina nos EUA a banda continuou não muito conhecida por lá.
 Em 71 nessa mesma vibe veio mais um espetacular álbum. "Meddle", terceiro lugar e platina na Inglaterra e dupla platina nos EUA. Aos poucos a banda ia dominando os Estados Unidos e o mundo. Em 72 veio um álbum diferente o mais pesado da banda, "Obscured By Clouds", que não empolgou muito nas vendas, mesmo sendo um ótimo álbum.
 A banda foi criando um projeto ambicioso, de 10 faixas todas interligadas, sem começo meio e fim, tudo em uma unidade. A obra com fortes inspirações da música clássica. Diversos movimentos Suite. Assim sai "The Dark Side of the Moon". A "masterpiece" do Pink Floyd. Essa maravilhosa obra prima, é considerada um dos mais importantes e influentes álbuns do Pink Floyd. A banda, criou um dos melhores álbuns de todos os tempos, uma obra inovadora, que não só define a banda, como o gênero e a geração. E ainda mais, esse álbum fez com que o gênero Progressivo virasse mainstream e resgatou o gênero Psicodélico que estava um pouco morto.
 Na questão comercial? Diamante nos EUA ou 15xPlatina, Diamante ou 14xPlatina na Inglaterra, Diamante ou 19xPlatina na Nova Zelândia, Diamante ou 14xPlatina na Austrália... 1 Disco de Urânio ao Redor do mundo ou mais de 50 milhões de cópias de você preferir. É simplesmente o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos. Segundo lugar na Inglaterra e Primeiro Lugar nos EUA. A obra fez um dos maiores sucessos de todos os tempos.
 Apenas dois anos depois, veio o álbum "Wish You Were Here", um álbum com apenas 5 músicas(tá vários álbuns da banda tem apenas 5 canções), incluindo a épica "Shine on Your Crazy Diamond" de 26 minutos. "Dark Side..." já tinha se tornado a obra mais ambiciosa da história, porém "Wish You Were Here", quase só por causa de "Shine On,...", se tornou a obra mais ambiciosa.
 7xPlatina na Austrália, 6xPlatina nos EUA, 4xPlatina na Nova Zelândia, 3xPlatina no Canadá, 2xPlatina na Inglaterra. Primeiro lugar nos EUA. Super sucesso. E a crítica amou, colocando o álbum como um dos melhores de todos os tempos.
 Mais dois anos. Mais um disco de 5 músicas. "Animals" de 77, outro álbum maravilhoso. Segundo Lugar na Inglaterra, Terceiro nos EUA. A banda focou como o nome diz fala sobre animais todas as faixas. 4xPlatina nos EUA. O sucesso ainda era enorme, mesmo que esse tivesse sido inferior aos anteriores, talvez por que o Punk tivesse dominado tudo e bandas complexas de rock progressivo fossem ignoradas.
 Em 79, veio de longe o álbum mais ambicioso de todos os tempos, junto com o Sandinista! do Clash. A banda começou a arquitetar um opera-rock, contando a vida de um astro do rock perturbado, e uma viagem através de suas lembranças e pensamentos. Contando com 26 faixas. A ideia era tão louca que em 1982 virou um filme mais louco ainda, extremamente perturbado que se tornou um sucesso de bilheteria. Parecia quase impossível, que um álbum conceitual progressivo, em plena era Punk, se tornasse um sucesso. Quando lançado no final de 1979, o álbum foi extremamente elogiado pelos críticos se tornando outro dos melhores álbuns de todos os tempos sempre nos Top 100 ou Top 50.
 Mas e o desfecho do lance do sucesso? 2xDiamante ou 23xPlatina nos EUA, Diamante ou14xPlatina na Nova Zelândia, Diamante ou 11x na Austrália... Primeiro Lugar nas paradas americanas e terceiro nas britânicas... Está bom para você. E ainda gerou o single "Another Brick on the Wall Pt.2", que no ano de 1980 alcançou o primeiro lugar da tanto britânicas quanto americanas. Hoje é o segundo álbum mais vendido da história dos EUA.
 A banda estava no topo do mundo. Porém havia intensas brigas entre Gilmour e Waters. Enquanto Wright e Mason estavam super de boas, aproveitando o dinheiro, os outros dois estava se matando. Nesse clima de briga e muita droga saiu "The Final Cut" em 83. O álbum inicialmente contando histórias da vida de Waters, se tornou um manifesto contra a guerra das malvinas. O álbum é muito bom, porém meio incompreendido. Ficou em primeiro lugar na Inglaterra e em sexto nos EUA, onde fez dupla platina. Em meio a muitas brigas o Pink Floyd ia desmoronando do topo do mundo. Logo Roger Waters saiu da banda.
 Aparentemente a banda não voltaria, porém Gilmour assumiu a direção do barco. Em 1987 veio ao mundo "A Momentary Lapse of the Reason". Outro álbum espetacular, que ficou em terceiro lugar das paradas tanto britânicas quanto americanas. Fez 4xplatina nos EUA. O singles "Learning To Fly" e "On the Turning Away" ficaram em primeiro lugar nas paradas de Rock. A banda estava voltando ao topo.
 Ocorreu um período de sete anos sem álbuns de estúdio. Nesse período foi lançado o álbum ao vivo "The Delicate Sound of Thunder" de 88 que fez tripla platina nos EUA.
 Passado esses 7 anos, chegou 1994, e com ele veio "The Division Bell", e com ele veio tripla platina nos EUA, dupla platina na Inglaterra, 4xplatina no Canadá, e um single em primeiro lugar das paradas. Fora que o álbum em si, ficou em primeiro lugar em 10 países diferentes.
 A banda acaba em 95 e eles deixam um último álbum ao vivo, que unificando, DVD com o álbum vendeu Diamante ou 10xPlatina nos EUA, Diamante ou 11xPlatina na Austrália e 4xPlatina na Inglaterra.
 A banda é fácil uma das 5 maiores bandas de rock, e facilmente entra como um dos dez maiores artistas de todos os tempo. A maior banda de Progressivo, a maior banda de psicodélico. A banda criou o legado e tem uma legião de fãs. Pink Floyd: Ou você Ama, ou você não conhece, ou você não entendeu direito.



 Início: Londres, Inglaterra, 1965

 Mais Famosa: Another Brick on the Wall Pt. 2

 Indicação: Time

 Mais Vendido: The Darkside of the Moon

 Formação: David Gilmour(Guitarra e Vocal), Roger Waters(Baixo), Nick Mason(Bateria) e Richard Wright(Teclado).


Obrigado pela atenção!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário