segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Top 10 Songs of the 60s

 No post de Hoje analisaremos de forma crítica(porém sem ser tão chato quanto eles) as músicas dos anos 60. Vale qualquer música de ROCK lançada entre o ano de 1960 e 1969. Lembrando que o que mais importa não é o artista em si aquela música em si. Os quesitos são: Vendas, posição nas paradas, influência, impacto e representação no cenário da época. Algumas músicas como Whole Lotta Love deixaremos de fora por não ter uma representação tão grande nos anos 60(calma o Led Zeppelin está por vir.) Outro ponto importante é que terá apenas UMA MÚSICA POR BANDA. Imagina seria Top 10 músicas dos Beatles(quem sabe esse ainda vem).
 Deixe sua opinião nos comentários caso seja divergente(não de ver animal), mesmo que eu não ligue(Zoas kkk). Sem mais delongas boa leitura aí "champs"!!!



(Só para informação com a finalidade de melhor entendimento)

Charts: Posição nas Paradas de Sucesso

US: Estados Unidos
UK: Reino Unido
AUS: Austrália
CAN: Canadá
GER: Alemanha
FRA: França
NZ: Nova Zelândia
NLD: Holanda
NOR: Noruega
SWE: Suécia
SWI: Suiça
BEL: Bélgica
AUT: Áustria
IRE: Irlanda


10- You Really Got Me



 A banda inicialmente mod, e que depois veio se tornar de Pop Psicodélico, Kinks, não teve outro jeito melhor de explodir que com essa canção. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não foi o primeiro single da banda. Eles já haviam lançado dois antes deste(sendo um, um cover de Little Richard). Junto com o primeiro álbum veio o primeiro single do mesmo. "You Really Got Me" estourou e foi para o primeiro lugar na Inglaterra. A banda estourou junto. Esse não foi o único sucesso de paradas da banda. "Sunny Afternoon", "Tired of Waiting You", "All the Day and All of the Night" e "Waterloo Sunset" foram algum dos sucessos que ocuparam o Top 3 das paradas Britânicas.  Porém que música do Kinks é tão emblemática quanto essa. Seu modelo rápido, extremamente funcional para as rádios, pegou o público adolescente de jeito no final do verão de 64. Seu Riff se mantém até hoje como um dos melhores(e mais fáceis de tocar. Não atoa os Punks gostam tanto.) riffs de todos os tempos.
 A banda colocou um dos hinos da geração Mod na Inglaterra, mesmo que depois quando a erva chegou a eles e se tornaram pseudo-hippies ficaram um pouco de fora das paradas(porém são grandes álbuns, porém muito loucos já adianto), todavia a banda ficou marcada por uma das músicas mais emblemáticas da história do rock n' roll.



Nome: You Really Got Me

Banda: Kinks

Ano: 1964

Álbum: The Kinks

Chart- US: 7- UK: 1- AUS: 8- CAN: 4

Gênero: Mod Rock, Pop Rock

9- My Generation



 Sério... diga-me um banda que tem mais hinos que um estádio inteiro cantava junto que o The Who... Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd... Ok... Mas quem começou com tudo isso? Isso mesmo... The Who. Os precursores dos hinos de estádio e possivelmente a primeira Banda de Arena de todos os tempos. Fora "I Can See For Miles", "Happy Jack" e "Pinball Wizard" ainda nos anos 60, a banda lançou ainda "Won't Get Fooled Again", "Who Are You?", "Behind Blue Eyes", "Love, Reign' Or Me" e claro "Baba O'Riley". Porém qual o primeiro deles? Se você disse "My Generation" você está correto meu amigo.
 A banda já havia lançado alguns sucessos como "I Can't Explain" e "Anyhow, Anyway, Anywhere". Porém nenhum havia a grandiosidade e o apelo ao público quanto "My Generation". Além do fato da banda provar não ser apenas mais uma banda genérica ao meio de muitas de Pop-Rock na época, eles ainda fizeram o som mais pesado que já havia sido feito até então. E mesmo assim atingiu as paradas. A banda ainda fugiu do tema genérico do amor, fazendo uma crítica as pessoas mais velhas e ainda se tornando um hino para aquela geração. Que estava em uma das maiores mutações da história(tudo graças ao ácido. Sim ele mesmo).
 Quando foi lançado o álbum de estreia da banda, causou impacto no cenário. Além de ser um dos melhores que haviam sido feitos(considerado a melhor estréia entre as três grandes). Logo veio o primeiro single do álbum. O mesmo que explodiu e foi diretamente para o segundo lugar das paradas britânicas. A música foi um sucesso e colocou o The Who como uma das principais bandas da época.
 A música ainda rendeu uma das mais memoráveis apresentações de todos os tempos. Foi a primeira música onde se quebrava uma guitarra em Palco e fazia-se o movimento windmill. Além de ser uma das primeiras músicas no qual o Baixista e o Baterista são tão importantes quanto o Vocal e a Guitarra(O que Chucky Berry representa para a guitarra, Keith Moon e John Entwistle do The Who representam para a Bateria e para o Baixo respectivamente).
 A banda que é uma das mais importantes de toda a história da música, ainda faria muito barulho(literalmente) no mundo do Rock e se tornaria uma das mais importantes bandas ao vivo(tendo revolucionado os shows) e se tornando a primeira banda de Arena-Rock de todas.



Nome: My Generation

Banda: The Who

Ano: 1965

Álbum: My Generation

Charts- US: 74- UK: 2- AUS: 2- CAN: 3- GER: 6

Gênero: Mod Rock, Power Pop

8- All Along the Watchtower



 O Jimi Hendrix Experience tem uma série de clássicos indispensáveis para um fã de rock como "Purple Haze", "Hey Joe", "Fire", "Foxy Lady", "Little Wing", "Voodoo Chile(Slight Return)", "Crosstown Traffic"... Poderiamos ficar até amanhã falando os sucessos de Hendrix. Porém não foi com uma música autoral que Hendrix marcaria uma geração(eu sei que Hey Joe é cover também), e sim com um cover de Mr. Bob Dylan(sim ele mesmo o mestre Dylan). Pode não ser a música mais famosa da banda porém é certamente a que mais marcou a geração.
 Jimi já era quase um deus(Beacuse has only one god. And Clapton is god) da música. Em apenas um ano(o milagroso ano de 67) o guitarrista americano, passou de um zé ninguém(nossa termo que sua tia usa. Poisé... a vida é assim) pra um dos maiores rockstars do mundo.
 Com a geração Hippie chegando ao auge, Hendrix foi para gravar seu terceiro álbum. "Electric Ladyland" foi lançado no ano de 1968, e logo platinou. O primeiro single do álbum foi justamente esse. E logo se tornou o single de maior sucesso do grupo nos EUA, entrando na vigésima posição. E ao ser lançado na Inglaterra atingiu a quinta posição.
 A música se tornou um hino anti-guerra da geração hippie. Além de ser um dos melhores solos de Hendrix, ainda se tornou uma música mais conhecidas do rock, tendo tocado em um milhão de filmes como "Forrest Gump" e "Bom Dia Vietnã".
 Hendrix se consagrou como um dos mitos da cultura Hippie com esse single e chegou aonde poucos artistas conseguiram chegar no mundo do rock.



Nome: All Along the Watchtower

Artista: Jimi Hendrix Experience

Ano: 1968

Álbum: Electric Ladyland

Charts- US: 20- UK: 5

Gênero: Psychedelic Rock

7- Sunshine Of Your Love



 Enquanto "Seven Nation Army" e a bassline mais famosa que nunca foi tocada no Baixo, "Sunshine Of Your Love" é o riff mais famoso que foi tocado no Baixo. Cream, o primeiro supergrupo da história, já era consagrado pelos seus fantásticos músicos(Clapton is God Bitches) e por seu primeiro sucesso "I Feel Free". A banda foi uma das primeiras a se aventurar no cenário do Rock Psicodélico.  E no maravilhoso ano de 1967, eles vinham ao mundo com o álbum "Disraeli Gears" que consagraria de vez a banda. "Sunshine..." pode não ser o maior sucesso no que se refere a números comerciais(nesse caso é "White Room"), porém é com certeza a música mais famosa da banda. Sua bassline que captura o ouvinte desde o início, o maravilhoso solo de guitarra de Clapton(a.k.a. God) e o estupendo(mais palavras da sua tia né malandrão) trabalho de percussão de Ginger Baker, fazem dessa música um clássico do rock n' roll com tudo que o rock dá direito e mais um pouco.
 Após "Strange Brew" que colocou a banda no top 20 britânico, o segundo single de "Disraeli Gears", não iria impactar tanto o mercado inglês. Porém iria lançar a banda nos EUA. Onde eles iriam alcançar o Top 5 com esse single, seu maior sucesso nos EUA.
 O Cream realmente fez o "creme de la creme", criando com essa música uma das masterpieces do Rock Clássico.



Nome: Sunshine Of Your Love

Artista: Cream

Ano: 1967

Álbum: Disraeli Gears

Charts- US: 5- UK: 25- CAN: 3- AUS: 18

Gênero: Psychedelic Rock, Blues Rock

6- Fortunate Son



 O Vasco da Gama da música, sempre colocando números dois nas paradas de sucesso(culpa dos Beatles que sempre estavam em primeiro. Isso não foi uma piada). A banda que fez o hino do movimento hippie sem ao menos ser uma banda hippie(eles odiavam música/estilo hippie por acaso). A banda lançou tanto sucesso nas paradas que vou me poupar de listar. Só no ano de 69 foram 5 singles para o Top 3. No ano seguinte foram mais 5 para o Top 3(isso fora todos os outros que entraram no Top 10). Seu único primeiro lugar foi "Bad Moon Rising" que conquistou na Inglaterra, passando pelos Beatles, que ganharam do CCR nos EUA.
 Porém vamos falar aqui de um hino da banda que fugia o estilo tradicional da banda. Era menos country e mais rock n' roll. A banda lançou 3 álbuns no ano de 69(sim 3 álbuns. O que um contrato e muito dinheiro não fazem). Falaremos do menos aclamado dos três. Nele havia uma agitada faixa chamada "Fortunate Son". Que com seu riff cativante e suas letras que criticavam a guerra do Vietnã, a banda se tornou a deusa dos Hippies no ano de 69(mesmo que eles detestassem isso). O single entrou no Top 3 das paradas de sucesso nos EUA e o single pegou platina nos EUA também.
 Uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos, lançou um dos hinos de uma geração se transformando em uma das mais importantes bandas de uma era.



Nome: Fortunate Son

Artista: Credence Clearwater Revival

Ano: 1969

Álbum: Willy and the Poor Boys

Charts- US: 3- AUS: 2- CAN: 4- GER: 10

Gênero: Southern Rock, Country

5- Light My Fire



 A banda de rock Doors entrou como a grande banda de Los Angeles, após o Byrds ficar meio apagado no cenário. A carga foi grande, Manzarek, Morrison e Cia. tinham um trabalho e tanto. Eles logo receberam um contrato com a Elektra, uma gravadora gigante.
 No ano de 1967 saiu o auto-intitulado da banda, e que felizmente estourou vendendo mais de 20 milhões de cópias e indo para o segundo lugar das paradas. Agora a próxima missão seria mais simples, porém não era qualquer banda que faria isso, atingir o primeiro lugar das paradas de sucesso. Ainda mais com a nova onda de bandas de focava cada vez mais em vender álbuns do que colocar singles nas paradas.
 O primeiro single da banda foi a música que abria o álbum "Break on Through(To the Other Side)", que falhou entrando apenas no Top 10 francês. A banda então usou a música "Light My Fire" como seu segundo single. A música que já se mostrava como uma das mais populares da banda logo no início. Acompanhada do lado-b "Crystal Ship" a música foi lançada no ano de 67. Foi direto para o primeiro lugar das paradas da billboard, arrebentando, se tornando o single de maior sucesso do ano de 67. A banda se tornou uma gigante do Rock N' Roll, e Jim Morrison uma das figuras mais icônicas(se não a mais) daquela geração e de toda a música.
 Com o Doors no topo do mundo o single permaneceu não só como o maior sucesso da banda, como também se tornou um dos mais bem sucedidos singles da década de 60.



Nome: Light My Fire

Artista: Doors

Ano: 1967

Álbum: The Doors

Charts- US: 1- UK: 1- AUS: 16- CAN: 2- FRA: 1- NZ: 7

Gênero: Psychedelic Rock, Blues Rock

4- Good Vibrations



 O alto das paradas de sucesso não era algo estranho aos Beach Boys. O top 3 já havia sido alcançado 6 vezes até o momento em que a banda lançou esse single. Isso apenas nos EUA. A banda não acompanhava muito o avanço das bandas de rock da geração, e não seguia para a maior produção de álbuns. Eles continuavam com o foco nos Singles.
 No ano de 1966 eles já haviam lançado o álbum "Pet Sounds" que se tornou o maior sucesso em álbum de estúdio da banda, além de ser um dos melhores álbuns da história. A banda já havia cutucado as primeiras posições das paradas com "Sloop John B" e "Woundn't It Be Nice" e "God Only Knows" na Inglaterra. E a banda já estava na meta de lançar um primeiro lugar por ano. Em 64 havia sido "I Get Around" e em 65 "Help Me Rhonda". A banda estava sem esperanças de conseguir um primeiro lugar, porém eles decidiram investir caro(literalmente, foi um dos singles mais caros de todos os tempos) e lançaram esse último single de 66.
 O single explodiu foi direto para o primeiro lugar das paradas e se tornou o único single da banda a alcançar o primeiro lugar na Inglaterra. O single entrou para o Top 3 em 7 países. E se tornou o maior sucesso dos Beach Boys.
 Fora o sucesso todo eles ainda fizeram um dos primeiros sucessos a usar mais do psicodelismo. Já adiantando o que estava por vir e se tornou uma das músicas mais clássicas do Rock.



Nome: Good Vibrations

Artista: Beach Boys

Ano: 1966

Álbum: Non-Álbum Single

Charts- US: 1- UK: 1- AUS: 1- CAN: 2- NLD: 2- NOR: 2- SWE: 3

Gênero: Psychedelic Rock, Surf Rock, Surf Pop, Pop Rock

3- Hey Jude



 Os Beatles são mais que acostumados com o topo das paradas. Afinal eles são os artistas que mais colocaram n°1 nas paradas de sucesso. Hoje são no total 27 singles que alcançaram a primeira posição. E se dependesse apenas de sucesso comercial a primeira posição já lhes pertencia.
 A banda já havia estraçalhado a Billboard com os Singles durante 4 anos. E uma sequencia de vendas nos EUA que crescia: 5xPlatina com Revolver, 11xPlatina com Sgt. Peppers... e no ano de 68 já vinha com 19xPlatina no auto-intitulado(lembrar que esses são os números atuais, na época as vendas eram menores em relação a hoje). O auto-intitulado ou "White Album" já havia alcançado o número 1 em sete países, gerando vários números um em single. Os Beatles não precisavam de mais singles em primeiro lugar. Porém o fab four estava pronto pra finalizar com a Billboard(e depois ficar brincando de fazer primeiro lugar nas paradas).
 Então no final de 1968 veio as lojas o single "Hey Jude". A canção rapidamente atingiu o primeiro lugar das paradas de sucesso. De onde demorou a sair. O single ficou em primeiro lugar em 10 países diferentes. Foi o maior sucesso da história da Billboard. E fez o mais difícil: Se tornar o maior sucesso dos Beatles.
 Obviamente a banda era mais do que consagrada. Esse single apenas serviu para mostrar aos maiores críticos da banda que eles eram os artistas mais importantes de todos os tempos.



Nome: Hey Jude

Artista: Beatles

Ano: 1968

Álbum: Non-Single

Charts- US: 1- UK: 1- AUS: 1- CAN: 1- GER: 1- BEL: 1- SWI: 1- NL: 1- AUT: 1- NOR: 1

Gênero: Pop Rock

2- Like A Rolling Stone



 Esse pode não ser o single de maior sucesso da história do Rock. Porém o até então não rock(ele não era considerado rock) cantor Folk Bob Dylan(extremamente importante no cenário) decidiu um dia mostrar aos fãs seu mais novo trabalho. Ao colocar uma guitarra elétrica, ele levou a plateia ao delírio, porém não o positivo. Os fãs ficaram furiosos com o fato de um cantor Folk se tornar um artista de rock. Ali algumas coisas mudaram para sempre. Primeiro Bob Dylan a partir de ali passou a ser conhecido como um artista de rock não mais de Folk. Era então criado um novo gênero o Folk Rock que pegava elementos do Folk e misturava com o Rock N' Roll. Pense quantas bandas que surgiram nesse gênero. Animals, Byrds, Love, Yardbirs... Ali Dylan mostrava a hegemonia do Rock.
 Quando lançado no ano de 1965 pelo esplendoroso(sua tia usa essa palavra também) álbum "Highway 61 Revisited". A crítica ao estilo de vida das elites se transformou em um segundo lugar nas paradas. Porém mais que isso se tornou uma das canções mais reverenciadas pelos amantes de músicas e rockeiros. Se tornou um marco no Rock e transformou o até então cantor folk solitário que dedilhava "Blowin' in the Wind" em um astro do Rock. A importância dessa música e a confusão que ela causou ao ser lançada é algo até hoje inexplicado.



Nome: Like A Rolling Stone

Artista: Bob Dylan

Ano: 1965

Álbum: Highway 61 Revisited

Charts- US: 2- UK: 4- NLD: 7- IRE: 9- AUS: 9

Gênero: Folk Rock

Menções Honrosas-

White Rabbit- Jefferson Airplane
Eight Miles High- Byrds
I'm a Believer- Monkees
Heart Full of Soul- Yardbirds
Piece of My Heart- Big Brother and the Holding Company
For What it's Worth- Buffallo Springfield
House of the Rising Sun- Animals
Wild Thing- Troggs
Born to Be Wild- Steppenwolf
In-A-Gadda-Da-Vida- Iron Butterfly

1- (I Can't Get No) Satisfaction



 Sejamos francos. Por mais que os Stones não sejam o grupo mais importante da década(são os Beatles), "Satisfaction" ainda sim é a canção mais famosa de todos os tempos. Não há um que não reconheça a canção por seu acorde de introdução. E esta mesmo que seja uma banda de rua ou uma banda de cabaré leva o público a loucura quando tocada. Além de que quase todas as bandas(se não todas) pós-stones, já tiveram em algum momento essa música em seu line-up.
 Os Stones cresciam no mercado de Rock na Inglaterra. Eles eram a aposta, da Decca(a gravadora que tinha recusado os Beatles por achar que grupos de Rock não dariam certo nos anos 60). 3 músicas já haviam atingido o primeiro lugar nas paradas britânicas e dois primeiros e bem sucedidos álbuns já tinham sido lançadas. Porém eles eram só uma banda de Blues Rock de adolescentes que fazia sucesso apenas na Inglaterra.
 No ano de 65, após eles lançarem o primeiro álbum do ano, começaram a trabalhar no que seria um projeto pra invadir o mercado americano. Após algumas coletâneas, para preparar o terreno, os Stones chegaram de assalto com o álbum "Out of Our Heads". E nele continha a faixa "(I Can't Get No) Satisfaction". Sem perder tempo ela foi para o primeiro lugar das paradas de sucesso. 5 países tiveram a sorte de ter a canção como número 1 das paradas. Seu Riff que é com certeza o mais famoso de todos e seu apelo no palco(fora a facilidade de tocar) fizeram com que a canção se tornasse a mais tocada e pedida entre rodas de amigos e shows de bandas pequenas e de rua, junto com "Free Bird" e "Another Brick on the Wall Pt. 2" que sempre tem alguém querendo tocar(no Brasil é o Raul Seixas e o Legião).
 O maior legado da música foi ter recolocado o Blues Rock no circuito mainstream. Pense nas bandas de Rock em 1965. Kinks, Beatles, The Who, Troggs, Beach Boys. Nenhuma de Blues Rock. Agora pense nas bandas de Rock em 67(damos dois anos por que é o que demora pro povo formar a banda e fazer sucesso), Doors, Jimi Hendrix Experience, Big Brother and the Holding Company(Janis Joplin), Cream, Jefferson Airplane. Todas essas bandas carregadas de Blues. Esses grupos ganharam muito do espaço na mídia por causa dos Stones. E essa canção deu o pontapé pra isso.
 Uma hora os Stones eram uma banda de Blues Rock para adolescentes Londrinas, e depois, por causa desse single, eles se tornam deuses do Rock.



Nome: (I Can't Get No) Satisfaction

Artista: Rolling Stones

Ano: 1965

Álbum: Out of Our Heads

Charts- US: 1- UK: 1- AUS: 1- GER: 1- NLD: 1- FRA: 3

Gênero: Blues Rock

Só um adendo: Capa de Single é feia para caralho. As de álbum são bem melhor.


Indicação Final do Dia

Face to Face- Kinks(1966)



Outros Posts Relacionados-

Top 10 60s Bands: http://jamantaserock.blogspot.pt/2016/07/top-10-bandas-dos-anos-60.html

Top 10 Bandas Psicodélicas: http://jamantaserock.blogspot.pt/2016/08/top-10-bandas-psicodelicas.html

Top 10 Álbuns Anos 60(Opinião Pessoal): http://jamantaserock.blogspot.pt/2016/05/top-10-albuns-dos-anos-60-opiniao.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário