Vamos as bandas que não entram na lista. Bandas de Dance Punk como Gang of Four e Talking Heads não entram. The Cult pelo fato de ter a maior parte da carreira como Hard Rock e apenas os primeiros álbuns dentro do gênero. Bandas de Shoegaze como My Bloody Valentine e Slowdive não entram. Porém influências muito grandes para o Shoegaze que não sejam tanto como Jesus and the Mary Chain podem estar na lista. Já bandas como Cocteau Twins está fora. Não entra o Iggy Pop que por mais que tenha grandes álbuns dentro do gênero(enfase para The Idiot de 77) trabalhou com milhares de coisas e não há como definir um gênero certo. Por favor bandas de New Wave alternativo(New Order, Depeche Mode, Tompson Twins, PIL entre outras) não entram. Lembrar que daremos maior atenção a carreira das bandas durante os anos 80.
Sem mais delongas... Boa Leitura!
Um dos gêneros mais cults e mais emblemáticos de todos os tempos. Uma era Pós-Punk. Onde os agressivos e rebeldes jovens Punks Britânicos do final dos anos 70 deram lugar a apaixonados e poéticos jovens Britânicos dos anos 80. As letras profundas, as referências ao expressionismo alemão e ao terror britânico do século XIX, o som depressivo. Isso é o melhor que podemos chegar de explicar com palavras esse gênero. Dele saiu o Dance Punk, Folk Punk, Shoegaze, Dream Pop... Uma gama de gêneros diferentes. E como o próprio shoegaze iria reinventar depois, Pós-Punk foi um pioneiro na música sentimento, fazendo algo que não acontecia desde a música progressiva no início dos anos 70... Uma total conexão com a música e os músicos.
Os jovens Britânicos dos anos 80 não foram os únicos a experimentar o Pós-Punk. Países como a Nova Zelândia(sim a Nova Zelândia foi um dos principais polos do gênero) e Brasil(lembrar que Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs na fase Pós Cabeça Dinossauro, Plebe Rude entre outras importantes bandas nacionais pertenceram e pertencem a este gênero). Mesmo nunca tendo entrado em circuito mundial(muito por não ter penetrado o mercado americano) o Pós-Punk marcou uma geração de jovens incompreendidos e perdidos que encontravam na poesia e na música uma forma de escapar de sua própria realidade.
10- The Fall
Comecemos com a banda mais complicada de se debater. Eles começaram nos subúrbios Manchester o centro do Pós-Punk. Eles fizeram parte da primeira geração Britânica de bandas de pós punk da segunda metade dos anos 70. Seu primeiro EP foi lançado no final dos anos 70 e já mostrou o potencial da banda.
Eles decidiram então lançar seu primeiro LP. No ano de 1979 veio ao mundo(mas não de forma tão grandiosa assim) "Live At the Witch Trials", que não é um álbum ao vivo(preste atenção direito no título. Traduzindo fica "Vivo no Julgamento das Bruxas". A banda fez uma grande estreia, o álbum foi adorado pelos críticos britânicos e pelo público(que eram os adolescentes frequentadores de clubes de pós-punk). No mesmo ano eles lançaram o não tão bom "Dragnet" que agradou a todos.
Eles tentavam alcançar a recém criada Indie Charts da Inglaterra. No ano de 1980 eles se organizaram. As bandas estavam crescendo. Importantes álbuns foram lançados no ano de 1980. Porém a banda não ficou para atrás. Eles lançaram no ano de 1980 "Grotesque(After the Gramme)" que foi para o primeiro lugar das paradas Indie da Inglaterra.
A banda começou a entrar em uma sequência muito grande de álbuns a partir do ano de 82. Começou com "Hex Enduction Hour" o primeiro álbum da banda a entrar nas paradas de sucesso na Inglaterra. Mesmo que nada demais(levando em conta que já havia bandas ocupando o Top 10 na Inglaterra, não era tanta coisa porém para a banda era uma vitória). Eles ainda lançaram "Room to Live" que entrou no Top 5 das paradas Indie.
A banda lançou no ano de 1983 "Perverted By Language" outro bom álbum. Que não sutiria muit efeito. A banda vivia em cima do primeiro álbum em questão de qualidade e em cima do quinto álbum em questão de sucesso. Após o não muito bem sucedido "The Wonderful and Frightening World Of...", o The Fall provavelmente se viu em uma posição difícil. Mas a banda estava determinada e como a banda gosta de soltar um clássico a cada década eles vieram com "The Nation Saving Grace". As letras abertamente de esquerda e o som dark começaram a mordiscar as paradas britânicas. O álbum entrou em quinquagésimo quarto lugar. A banda tinha compensando tanto o sucesso quanto a qualidade, por que esse álbum foi louvado pelos críticos e público.
A banda foi evoluindo nas paradas. "The Bend Sinister" de 86 entrou no Top 40 da Inglaterra. O The Fall daria um grande salto no ano de 1988 quando "The Frenz Experiment" entrou no Top 20 das parada britânicas.
A banda lançou mais milhares de álbuns. Porém temos que ressaltar um. Se lembra que eu falei que eles lançam uma obra prima por década. Então, no ano de 1993 chega aos mercados "Information Scan" que além do sucesso crítico fica no Top 10 da parada Britânica de sucessos.
O The Fall é uma banda que se manteve no alternativo por muito tempo. Hoje pode ser apreciada por fãs do gênero como uma das melhores(e com mais extensas discografias) bandas do gênero.
Início: Pretswitch, Inglaterra, 1976
Música Mais Famosa: Mr. Pharmacist(1986)
Indicação do Escritor: How I Wrote Elastic Man(1980)
Álbum Mais Vendido: Information Scan(1993)
Formação Clássica: Mark E. Smith(Vocal e Guitarra Base), Steve Hanley(Guitarra Solo), Steve Hanley(Baixo), Simon Woltenscroft(Bateria)
9- Killing Joke
A banda londrina com um vocalista não convencional foi uma das mais influentes no cenário ao longo de todo os anos 80. Eles começam a gravar após chamarem atenção de John Peel da BBC que os chama para gravar um John Peel Sessions. Eles lançam logo em 1980 o auto-intitulado que de cara é considerado uma das obras primas do rock alternativo. O álbum vai direto para o top 50 na Inglaterra.
Eles voltam para o estúdio para gravar de novo após o maravilhoso primeiro álbum. O resultado não é tão bom. "What THIS For...!" vai pior nas paradas e não é tão bom.
A banda então ressurge no ano de 1982. Agora com uma nova chance. "Revelations" vai direto para o Top 15 da Inglaterra. De novo a banda faz um álbum irregular em 83. A banda começa a desanimar a carreira irregular e o sucesso que o cenário tomou em relação a banda cria uma possibilidade de termino. Porém é lançado "Night Time" no ano de 1985 para salvação geral. O álbum ficou no Top 15 da Inglaterra e pegou disco de Prata. Fora o Top 10 na Holanda e na Nova Zelândia e o primeiro lugar nas paradas de sucesso francesas. Além de alguns singles bem sucedidos em países distintos.
No ano seguinte eles ainda conseguem lançar o "Brighter Than a Thousand Suns" que encontra sucesso fora de seu país natal, onde o álbum ficou no Top 30. Eles alcançaram o primeiro lugar das paradas tanto Holandesas quanto Neozelandesas.
O Killing Joke é uma das mais importantes bandas do cenário e até hoje reconhecida entre os fãs e simpatizantes do gênero.
Início: Londres, Inglaterra, 1978
Mais Famosa: Eighties(1985)
Indicação: Requeim(1980)
Mais Vendido: Night Time(1985)
Formação: Jaz Coleman(Vocal e Sintetizador), Geordie Walker(Guitarra), Martin Glover(Baixo), Paul Ferguson(Bateria)
8- Psychedelic Furs
A banda com um dos melhores nomes da cena, começou como a banda punk RKO e posteriormente Radio. Ainda passaram pelo nome de The Europeans. Mas felizmente a banda acabou ficando com The Psychedelic Furs. Eles acabaram por preservar parte do visual e estilo Punk para as apresentações o que os diferirão dos outros grupos.
Eles entraram na cena com o auto-intitulado no ano de 1980 que foi direto ao top 20 das paradas americanas. A banda estourou na cena(pense o que o The Fall demorou quase dez anos de álbuns pra fazer eles fizeram na estréia). A banda se tornou uma das principais bandas da cena(que ainda não tinha estourado mesmo.
Eles começaram a tramar um complexo segundo álbum. As tramas levaram a banda a "Talk, Talk, Talk" uma obra prima do Rock. Onde a profundidade e a sonoridade pop se encontram. A banda mostrava a capacidade de ser menos complicada. Eles deram muitos dos passos para o que seria o pós-punk mais para frente. Além de ser um dos álbuns mais fáceis de ouvir do gênero é um dos melhores. Porém o álbum fez sucesso anterior. Agora o objetivo era o topo da billboard.
Eles foram com esse objetivo e vieram com "Forever Now" em 82. O álbum pode não ter batido no topo da Billboard, porém fez um sucesso inesperado nos EUA e conseguiu álbum de ouro nos EUA(Os Smiths conseguiram álbum de ouro nos EUA apenas uma vez) e se tornaram uma das primeiras bandas a entrar na terra do Tio Sam.
Eles perceberam um mercado mais interessante nos EUA para a sonoridade Pop que eles faziam, já que na Inglaterra a galera estava em vibes mais darks. "Mirror Moves" veio em 1984 batendo o Top 50 nos EUA o Top 15 na Inglaterra, conquistando o segundo ouro da banda na America. O single "Heartbeat" alcançaria o quarto lugar da Dance Charts americana e a banda ficaria entre as principais das casas de dança e dos clubes de acid house dos anos 80.
Em 86 o single relançado "Pretty In Pink" entrou para o Top 20 na Inglaterra e a banda foi para as alturas. O álbum de 87 ainda ficou no Top 30 nos EUA e entrou no Top 15 Britânico.
O Pychedelic Furs foi uma das primeiras bandas a desbravar o mundo novo. E se tornou uma das principais bandas do gênero com o passar do tempo.
Início: Londres, Inglaterra, 1977
Mais Famosa: Pretty In Pink(1981/1986)
Indicação: India(1980)
Mais Vendido: Mirror Moves(1984)
Formação: Richard Butler(Vocal), Tim Butler(Baixo), Duncan Kilburn(Saxophone), Vince Ely(Bateria) e John Ashton(Guitarra)
7- Bauhaus
Uma das bandas mais influentes do gênero. A banda britânica foi formada no ano de 78 e logo se enquadrou no crescente movimento gótico. A banda inovou pelas grandes apresntações ao vivo, o galã e ídolo gótico Peter Murphy no vocal dominava completamente o palco, e por ser uma das primeiras bandas góticas de sucesso.
O primeiro lançamento da banda foi o single "Bela Lugosi is Dead", um épico de 10 minutos, que se tornou um clássico do gótico e fez alusão ao clássico ator de filmes de terror Bela Lugosi(que é louvado pelos góticos). A banda ganhou muito reconhecimento na cena por esse single inicial.
Eles não perderam tempo, assinaram com a 4AD records e lançaram em 1980 "In the Flat Field" que ocupou o top 100 da Inglaterra, ou seja não fez sucesso(mais calma estamos em 1980 pra um banda do gênero nessa época isso era muito sucesso). A banda conseguiu se tornar uma das mais importantes da cena com esse álbum maravilhoso que se tornou um clássico cult.
Eles também conseguiram um contrato com a Beggars Banquet Records(que até onde sabemos não tem haver com os Stones) para lançar o segundo disco. "Mask" sintetizou a música contemplativa e mais longa que o Bauhaus tentava fazer. E um sucesso inesperado para um álbum extremamente brilhante porém difícil. A banda conseguiu entrar no Top 30, depois de ser muito louvada pelos críticos e público da cena. Fora o álbum de Prata conseguido na Inglaterra.
A banda ganhou confiança e lançou "The Sky Gone Out" em 82 que conquistou a crítica e o público indo para o Top 5 na Inglaterra e pegando disco de Prata. A banda tão difícil conseguia penetrar as paradas. O último álbum veio no ano de 83. "Burning From the Inside" que entrou no Top 15 da Inglaterra e não vendeu tanto. A banda acabou brigando e acabou porém será pra sempre lembrada como uma das mais importantes bandas góticas e do pós-punk de todos os tempos.
Início: Northhampton, Inglaterra, 1978
Mais Famosa: Bela Lugosi Is Dead(1979)
Indicação: She's In Parties(1983)
Mais Vendido: The Sky Gone Out(1982)
Formação: Peter Murphy(vocal), Daniel Ash(Guitarra), David J(Baixo), Kevin Hashkins(Bateria)
Uma das primeiras bandas góticas, foi formada na cidade de Londres no ano de 1976, como uma banda Punk. A Siouxsie era uma espécie de groupie dos punks(digo espécie por que não haviam groupies em bandas punk. Mas ela era uma garota que seguia a banda Sex Pistols em turnê). A banda acabou conhecendo o movimento gótico que estava começando e decidiu aderir.
Em 1978 eles lançaram a primeira gravação de estúdio(LP) entre as bandas da lista(alguns álbuns como Suicide e Marquee Moon já haviam sido lançados nos EUA). Em 1978 vem ao mundo o clássico álbum "The Scream" que é amado pelos críticos e vai para o Top 15 das paradas britânicas e vende prata na Inglaterra. A banda abre um mundo para todas as outras bandas do gênero. O single "Honk Kong Garden" entra no Top 10 da Inglaterra cravando um sucesso.
Em 79 veio o "Join Hands" com prata e Top 15. Porém o que foi dar certo mesmo foi o lançamento de "Kaleidoscope" no ano de 1980. O álbum muito bem trabalhado se renovando para um estilo menos punk conquistou um grande público e a banda foi para o Top 5 Britânico. Além de conquistar disco de Prata.
O contrato com a Geffen Records aumentou a visibilidade da banda que apareceu no ano de 1981 com "Juju" que começava com o sucesso "Spellbound". O álbum foi direto para o Top 10 das paradas britânicas fazendo disco de prata. A banda mudava seus planos. Um disco mais sombrio e estranho(é o melhor termo, então...), "Kiss In A Dreamhouse" Top 15 das paradas britânicas o álbum foi adorado pelos críticos e pelos fãs da banda. Logo no ano seguinte o single "Dear Prudence" foi parar no terceiro lugar das paradas de sucesso britânicas.
A banda seguiu para o seu próximo trabalho "Hyaena" que foi para o Top 15, porém não conquistou certificado algum. A banda se preparou e em 85 lançou o single que seria de seu próximo álbum. "Cities In Dust" foi um sucesso e já preparava pra o próximo álbum "Tinderbox" que foi para o Top 15 das paradas britânicas.
A banda lançaria ainda mais dois álbuns que chegariam ao Top 20 na Inglaterra. E a influência de Siouxsie no mundo da música e como ícone tanto gótico quanto feminino ainda tem forte representatividade nos dias atuais.
Início: Londres, Inglaterra, 1976
Mais Famosa: Spellbound(1981)
Indicação: She's a Carnival (1982)
Mais Vendido: Kaleidoscope(1980)
Formação*:Siouxsie Sioux(Vocal), Budgie(Bateria), Steven Severin(Baixo), John Mcgeogh(Guitarra)
*Fato interessante: Sid Vicious(Sex Pistols) foi o primeiro baixista da banda em 76. E Robert Smith(Cure) tocou guitarra na banda em dois períodos na banda repondo a saída de alguns guitarristas.
5- Jesus and the Mary Chain
A banda Escocesa que faz fronteira com o Noise Rock e o Shoegaze, pode até não ser a mais popular das bandas. Porém sua influência e qualidade é tanta, que durante anos o My Bloody Valentine foi acusado de copiar a banda.
Eles fazem parte da segunda geração de bandas britânicas, da primeira metade dos anos 80. A banda começou no cenário crescente de shoegaze da Escócia(sério se você ama shoegaze você deve a sua vida a Escócia). Eles foram muito influenciados pela banda de Shoegaze primordial, o Cocteau Twins. Eles logo começaram a se destacar na cena Escocesa. Porém como Shoegaze é um gênero incompreendido pelo grande público, eles não conseguiam atingir sucesso comercial.
Os shows inovadores, com eles virados de costa para o público tocando apenas 20:00 minutos e depois destruindo tudo começaram a atrair público. A banda apresentou uma nova estética que não era gótica porém era Dark. Muitas referências a chuva e doces.
Após muita insistência eles conseguiram um contrato com a Blanco e Negro Records, subsidiaria da Warner Bros., o que para uma banda de shoegaze era impressionante. Com esse contrato assinado eles foram a gravar. O álbum foi trabalhado em cima de uma "ruidera" impressionante. Poucas vezes na história havia se usado tanta distorção de guitarra. Então em 1985 saiu "Psychocandy" que estreou com enorme sucesso de crítica considerado um dos melhores álbuns do ano. O jeito de composição desse álbum, influenciariam toda a geração de bandas do final dos anos 80 e início dos anos 90 de Shoegaze. A guitarra distorcida a pontos de não se perceber mais. O vocal que se leve que se perdia em meio ao ruído e a própria atmosfera do álbum. Bandas como My Bloody Valentine, Slowdive e Ride seriam diretamente influenciadas por esse álbum. Se tratando de sucesso comercial foi bem(principalmente para o shoegaze). Mesmo que tenha ficado apenas no Top 50, eles conseguiram álbum de Ouro na Inglaterra, coisa que apenas as bandas muito grandes do gênero faziam. Ainda tiveram dois Singles no Top 50 da Inglaterra. A banda conseguiu apoio financeiro e suficiente para aprontar no segundo álbum.
O EP "Some Candy Talking" foi para o Top 10 dos EPs Britânicos. Enquanto "Pyschocandy" tinha um fixação por doces, com faixa como "Just Like Honey", "Some Candy Talking", "Taste of Cindy" , "Darklands" tinha fixação por chuva. "April Skies", "Happy When It Rains", "One Million of Rainy Days". Mas falando do trabalho em si, ele vinha com uma pegada menos shoegaze, com menos ruído porém sua atmosfera era mais dark e mais intensa. O álbum foi mais um sucesso de crítica e conquistou disco de ouro na Inglaterra, dessa vez indo direto para a quinta posição das paradas de sucesso britânicas. O single "April Skies" entrou para o top 10 na Irlanda e na Inglaterra foi para o Top 5.
Em 88 eles lançaram o compilado "Barbed Wire Kisses" que fez disco de ouro na Inglaterra e entrou para o Top 10 das parada na Inglaterra. Em 89 eles lançaram seu último grande projeto, "Automatic" que foi para o Top 15 na Inglaterra e foi o melhor álbum nos EUA entrando em 105° posição. O impressionante foi a banda ter colocado "Blues From a Gun" no primeiro lugar das paradas de Modern Rock nos EUA. Um feito impressionante.
A banda que é uma das mais influentes bandas de todos o rock alternativo, se mantem como uma das popularizadoras do Shoegaze, e grande influenciadora para o mesmo. E mesmo no pós-punk eles dominam em grande forma.
Início: Glasgow, Escócia, 1983
Mais Famosa: Just Like Honey(1985)
Indicação: Happy When It Rains(1987)
Mais Vendido; Darklands(1987)
Formação: Jim Reid(Vocal e Guitarra Base), William Reid(Guitarra Solo), Douglas Hart(Baixo) e Bobby Gillespie(Bateria)
4- Echo and the Bunnymen
Vamos começar por um fato interessante. Echo era o nome da bateria eletrônica da banda quando eles não tinham baterista. Depois desse momento Ra-Tim-Bum, vamos fazer as devidas apresentações da banda. A banda de Liverpool, que misturava com o gênero Neopsicodelia é uma das mais bem sucedidas e amadas pelo povo cult bandas do pós punk. Eles são uma boa banda pra discutir a influência do The Doors nesse gênero. Sendo que com excessão dos Smiths e do Cure todas as bandas aqui poderiam ter sido cantadas por Jim Morrison. E me refiro as músicas mais dark do Doors como Crystal Ship e People are Strange.
A banda conseguiu um contrato com uma gravadora britânica independente chamada Korova Records, e sem perder tempo gravaram o primeiro álbum. "Crocodiles" foi lançado no ano de 1980 trazendo um aditivo para o gênero: Eles misturavam influências Psicodélicas(nada tão forte assim como Tame Impala) mas suas influências mudaram o cenário. O álbum além de ser amado pelos críticos e entrar como um dos melhores de 1980 ainda entrou no Top 20 Britânico e conquistou disco de ouro na Inglaterra(pensa que metade dessa lista conseguiu no máximo prata).
A banda rapidamente lançou "Heaven Up Here" que entrou no top 10, porém não obteve as vendas nem a qualidade do anterior. A banda se preparou e no ano de 1983 com todos os seus dentes lançou "Porcupine" que foi para o segundo lugar das paradas de sucesso e fez álbum de ouro fazendo a banda definitivamente um sucesso nacional na Inglaterra. O álbum ainda foi amado pelos críticos considerado um dos melhores álbuns do Rock Alternativo.
Quando uma banda faz um álbum no nível de "Porcupine", é difícil fazer uma obra melhor. Porém o Echo mostrou seu valor e em sua obra mais dark(dark o suficiente pra tocar no Donnie Darko), "Ocean Rain" o grupo chego ao quarto lugar nas paradas britânicas e se tornou o álbum mais vendido da banda conquistando ouro na Inglaterra, e pela primeira vez entrando no Top 100 dos EUA.
A banda tem a genial ideia de fazer um turnê pelas ilhas no norte da escócia(sim isso mesmo) e fica um tempão sem lançar nada novo. Ainda tem o compilado "Songs to Learn and Sing" que pega ouro na Inglaterra e conquista o Top 10. Porém nada de um de estúdio novo.
Então no ano de 87 fomos pegos de surpresa com o auto-intitulado que foi para o quarto lugar das paradas britânicas, por pouco não entrou no Top 50(ocupou o 51) nos EUA e fez prata na Inglaterra.
A banda é uma das mais bem sucedidas(e tocou no donnie darko. Isso é coisa pra caralho) do gênero, que contém vários sucessos e mudou o cenário com seu som dark psicodélia.
Início: Liverpool, Inglaterra, 1978
Mais Famosa: Killing Moon(1984)
Indicação: The Cutter(1983)
Mais Vendido: Ocean Rain(1984)
Formação: Ian McCulloch(Vocal), Will Sergeant(Guitarra), Pete De Freitas(Bateria), Les Pattinson(Baixista).
3- Joy Division
Se formos falar de influência, seria talvez o primeiro lugar. A banda do emblemático Ian Curtis e que tem a estampa que só perde para os Ramones em número de posers usando a camisa, a banda que renasceu como New Order. A banda que revolucionou o gênero.
Até 1979 o pós-punk se fazia do jeito americano e surtado. E o dance punk que mandava nessa área mais independente. Ao meio de milhares de bandas Punk Agressivas, surge uma banda Punk que não tem o foco na guitarra e sim no baixo. Eles foram confundidos com uma banda Nazista logo de início(inclusive Curtis saiu na mão com alguns Nazistas em 1977 durante um show da banda). Afinal o nome da banda fazia menção a divisão dos campos de concentração judeus onde ficavam as moças jovens mais bonitas que seriam abusadas pelos oficiais alemães. E na capa do primeiro EP havia um menino alemão tradicional com um tambor na mão. Com essa tensão em volta da banda eles foram a compor o primeiro álbum.
"Unkown Pleasures" e sua capa lendária chegaram as lojas em 1979 e mudaram pra sempre o mundo da música. Esse álbum definiu como ia ser o pós-punk de ali em diante. Baixo e Sintetizador como elemento principal trabalhando juntos, a guitarra e a bateria com efeitos eletrônicos dando suporte e um vocal melancólico que cantava letras tristes. Fora que "Unknown Pleasures" é um dos melhores discos da história da música. O álbum ficou em primeiro lugar das paradas indie e não foi muito bem na Inglaterra ficando apenas no Top 100, porém as vendas foram ótimas e pegaram ouro na Inglaterra. Mesmo com as letras depressivas a vida do Joy Division era zoar noite e dia. Outro fato interessante é que a gravadora do Joy Division era a factory que ficou famosa por dar liberdade total a seus artistas. Que foi o que levou o Joy Division a escolhe-la. O álbum também fomentou o sucesso do gênero na Nova Zelândia onde o álbum chegou ao primeiro lugar das paradas.
No ano seguinte eles começaram lançando o clássico single "Love Will Tear Us Apart" que entrou no Top 20 britânico, em primeiro na parada Indie, em primeiro na Nova Zelândia e no top 50 do Club Play dos EUA.
A namorada de Curtis ligou para Peter Hook para pedir que internassem o Curtis e lhe dessem auxílio psicológico por que as letras do novo álbum do Joy Division estavam no poço da depressão. Ninguém lhe deu ouvidos. Foi então que em 18 de Maio de 1980, Ian Curtis foi encontrado morto em sua casa. A autopsia não dava outra: Ele havia cometido suicídio.
Ainda sim com a morte trágica eles lançaram o single "Atmosphere" que ficou em primeiro lugar na Nova Zelândia e em primeiro nas paradas Indie. O álbum Closer foi lançado mesmo assim exatamente um mês depois da morte de Curtis. O álbum foi para o quinto lugar das paradas de sucesso britânicas e terceiro lugar na Nova Zelândia e conquistou ouro na Inglaterra. O álbum foi ovacionado como outro dos melhores álbuns de todos os tempos.
A banda acabou se tornando New Order e fazendo mais sucesso ainda, porém nem Curtis nem o Joy Division foram esquecidos.
Início: Manchester, Inglaterra, 1976
Mais Famosa: Love Will Tear Us Apart(1980)
Indicação: Shadowplay(1979)
Mais Vendido: Closer(1980)
Formação: Ian Curtis(Vocal), Peter Hook(Baixo), Stephen Morris(Bateria) e Bernard Summer(Guitarra)
2- Smiths
A banda do gênero que mais fez sucesso comercial na Inglaterra, e de longe a banda da segunda geração que mais fez sucesso. Morrisey já tentava a vida de música desde a metade dos anos 70. Ele quase foi guitarrista da banda da minha vida(Clash). Eles se reuniu com outros músicos muito talentosos e eles fundaram os Smiths(é muito mais complexo, mas em outra ocasião eu explico).
O que o Green Day representa para o Punk Rock dos anos 90 no sentido técnico o Smiths representa pro Pós-Punk. Eles eram bons músicos em um meio onde o que se valia era a poesia e o estilo. Os Smiths compensavam nesses dois também.
Eles lançaram um série de singles no período 1982-1984 dos quais eles reuniram e lançaram no maravilhoso álbum compilado com músicas inéditas(vai entender...) "Hatful of Hollows". Mesmo com a polêmica injusta com a pedofilia. Eles estrearam com Platina na Inglaterra entrando em sétimo lugar(reflitam é a primeira banda da lista a pegar platina na Inglaterra). Eles logo prepararam o seu primeiro de estúdio. E no mesmo ano de 84 lançaram o auto-intitulado. O som dos Smiths além de criar o Indie Britânico (o Americano já havia sido criado pelo R.E.M.), redefiniu o gênero dando uma pegada mais pop e menos complicada de ouvir. O álbum foi para o segundo lugar das paradas Britânicas, e conquistou disco de ouro.
A banda tramou para um dos álbuns mais tristes e sentimentais de todos, o estilo dos Smiths agora já se mostravam influentes(pegue o Legião por exemplo. O visual e o som são bem parecidos), as bandas britânicas queriam ser os Smiths, eles haviam se tornado a banda britânica(de Rock alternativo é claro) na Inglaterra. "Meat Is Murder" foi lançado ao toque do vegetarianismo de Morrissey direto para o primeiro lugar das paradas de sucesso da inglaterra com estilo conquistando ouro na Grã-Bretanha.
O ano de 1986 vinha e com ele veio um dos melhores álbuns de todos tempos. Se os dois anteriores já eram álbuns que se coloca no seu top 100, "Queen Is Dead" então... O álbum ficou em segundo lugar das paradas britânicas, entrou pela primeira vez no Top 100 dos EUA, fazendo platina na Inglaterra e ouro nos EUA. Os Smiths estavam no seu álbum e tinham começado a entrar no mercado americano.
Em 87 em meio a brigas saiu "Strangeways... Here We Come". A história do rock nos prova que brigas podem levar a álbuns sensacionais(Rumours do Fleetwood Mac por exemplo) ou a resultados desastrosos(Be Here Now do Oasis por exemplo) e para a sorte dos Smiths foi a primeira opção. Além de fechar a discografia dos Smiths de forma espetacular ficou em segundo lugar das paradas britânicas e chegar próximo do Top 50 dos EUA(chegou em 55) pegou ouro em ambos os países.
A banda acabou. E pelo jeito não tem volta. Segundo o próprio Morrisey "Prefiro comer meus testículos(e sou vegetariano) do que voltar aos Smiths". Em uma das separações mais tensas do Rock N' Roll. Os Smiths são os soberanos de sua terra natal, além de terem se tornado um dos símbolos do rock britânico e junto com o Echo and the Bunnymen terem chegado perto do Top 50 americano e serem algumas das poucas bandas a terem invadido o mercado americano. E até hoje os adolescentes inconformados recorrem aos Smiths para terem seu momento de paz.
Início: Manchester, Inglaterra, 1982
Mais Famosa: There Is a Light That Never Goes Out(1986)
Indicação: What the Difference Does It Makes(1985)
Mais Vendido: Queen Is Dead(1986)
Formação: Morrisey(Vocal), Johnny Marr(Guitarra), Andy Rourke(Baixo) e Michael Joyce(Baterista)
Menções Honrosas
Television
Slits
Raincoats
Suicide
Pere Ubu
The Chameleons
Sisters of Mercy
Violent Femmes
Magazine
Wire
Cabaret Voltaire
Scritti Pollitti
1- Cure
Se você tem um mínimo de conhecimento de Rock Alternativo dos Anos 80 você sabe que quem manda nessa área é o Cure. Provas a única banda do gênero a ter definitivamente entrado no mercado americano. A primeira dessas todas. Inventou todo o movimento gótico. Tem o símbolo máximo do movimento Gótico.
O Cure foi formada no ano de 1976 em Crawley na Inglaterra. Eles começaram com a ideia de um projeto visual diferente. Após dois anos seguindo e evoluindo eles chegaram ao que seria conhecido como o Gótico. Em 1978 eles lançaram seu primeiro single "Killing An Arab" que colocou-os no mapa da cena, aonde eles chegaram ao topo com seu primeiro álbum "Tree Imaginary Boys" que de cara entraria no Top 50(para uma banda de pos punk no final dos anos 70 isso era muito).
A banda lançaria dois álbuns muito importantes o primeiro chama-se "Seventeen Seconds" que entraria para o top 20 na Inglaterra e seria considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos pelos críticos. No ano de 1980 eles estavam um tanto para trás em relação a bandas como Joy Division e Siouxsie and the Banshees. Foi então que eles lançaram o compilado "Boys Don't Cry" que reunia os singles já lançados pela banda, mais algumas musicas que entraram nos dois primeiros álbuns. O álbum fez Platina se tornando o primeiro álbum do gênero a alcançar tal marca o que colocou o Cure no alto.
A banda lançaria "Faith" que entraria no top 15 da Inglaterra e também viria com prata na Inglaterra. Preparados para que no ano seguinte(1982) fosse lançado uma das maiores obras primas da história: "Pornography" o álbum que é extremamente difícil de ouvir foi para o Top 10 das paradas de sucesso da inglaterra. O som denso e atmosférico do Cure conseguiu provar seu potencial comercial e com o crescimento gradativo do movimento gótico isso se tornava mais real. Ainda em 82 teve o primeiro single a entrar na Hot 200 da billboard, "Let's Go to the Bed".
Em 83 a banda lançaria o super sucesso "Love Cats" que vai para o Top 10 na Inglaterra. O último álbum do Cure em áreas mais alternativas veio no ano de 1984 que teve um álbum não tão bom por parte do Cure. "The Top" que por mais que não seja tão bom, rendeu um top 10 para a banda.
Em 85 o gótico iria explodir nos EUA. Primeiro o filme "O Clube dos Cinco"(Breakfast Club em inglês. Mais que recomendado) trouxe a personagem que em principio seria não tão importante mas que acabou se popularizando entre as meninas nos EUA, Allison Reynolds. A gótica. E depois o Cure iria lançar "The Head on the Door" que entrou no Top 10 Britânico e colocou o Cure em circuito mundial. O Cure saiu para fazer turnês maiores e tocar nos EUA.
Porém o maior sucesso nos EUA ainda não tinha chegado. No ano de 1986 eles lançam a coletânea "Standing On the Beach: The Singles" e faz 2xPlatina nos EUA se tornando a primeira e única banda do gênero a fazer platina nos EUA. Fora que resgatou o single dos anos 70 "Boys Don't Cry" que se tornou um dos maiores sucessos da banda.
A banda viria agora tocando em estádio para lançar seu primeiro álbum depois de estourar de vez nos EUA. "Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me" fez com que a banda se tornasse a primeira e única banda a atingir o Top 50 nos EUA, tanto na paradas de álbum quanto na de singles com o single "Just Like Heaven". Fora que ficou em sexto lugar nas paradas britânicas.
A banda voltaria para seu grande álbum. "Disintegration" entrou abalando os críticos, principalmente os que diziam que desde a passagem para o comercial havia transformado o Cure em uma banda sem bons álbuns. Além de ser considerado um dos melhores álbuns de todos. Entrou em terceiro lugar na Inglaterra e no Top 15 americano. Fora que fez 2xPlatina nos EUA. "Fascination Street" alcançou o primeiro lugar nas paradas de rock alternativo. E "Love Song" fez uma coisa inédita entrou em segundo lugar nas paradas da Billboard. Sim nas paradas de sucesso americanas. Deixando o sucesso do Cure maior ainda.
A banda lançou mais um álbum compilado. O mesmo que entrou para o Top 15 nos EUA e o Top 5 na Inglaterra. E também fez platina nos EUA.
A banda voltaria com seu último sucesso "Wish" de 1992. Primeiramente um salva de palmas por sobreviver ao movimento grunge. Agora, o álbum fez platina nos EUA e chegou a segunda colocação das paradas dos EUA, primeiro lugar na Austrália e conseguiu quebrar o grande tabu do Cure, nunca ter chegado em primeiro lugar em sua terra natal. A primeira colocação britânica foi para o Cure.
Todo o movimento gótico, o pós-punk e o rock alternativo em geral devem muito ao Cure. Eles foram a primeira banda alternativa a chegar ao sucesso comercial, e abriu pontes para que bandas como Radiohead e Nirvana fizessem muito sucesso na década seguinte.
Início: Crawley, Inglaterra, 1976
Mais Famosa: Love Song(1989)
Indicação: Boys Don't Cry(1979)
Mais Vendido: Disintegration(1989)
Formação: Robert Smith(Vocal e guitarra), Michael Dempsey(Baixo) e Lol Tolhurst(Bateria)
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