No meu ritmo de estrear ideias novas, após começar com Resenhas aqui no Blog irei fazer embates. Eles se consistem em fazer embates entre Bandas, Pessoas ou quem sabe até gêneros do Rock N' Roll, mostrando os principais pontos e fazendo uma avaliação. Espero que vocês gostem!
Melhor Vocalista: Alex Turner, Arctic Monkeys. Tenho que dizer, ambas as bandas não tem cantores espetaculares, porém também não tem maus cantores. Por mais que o vocal particular de Julian Casablanca ajude um pouco os Strokes, o timbre único e muito bom de Alex Turner dá o ponto para o Arctic Monkeys.
Músicos: Arctic Monkeys. É mais que sabido o fato de que os Strokes não tem grandes músicos. Suas composições ficaram famosas por uma estranha similaridade ao Punk, e seus 4 acordes são presentes em quase todas as músicas. Já o Arctic não apresenta músicos tão espetaculares, mas podemos dar atenção para o baterista Matthew Helders e para o Guitarrista Jamie Cook que são grandes musicos.
Sucesso Comercial: Arctic Monkeys. Desde o primeiro album o Arctic mostra maior sucesso na Inglaterra. Conforme o tempo passou o Arctic foi conseguindo passar o sucesso que o Strokes já tinha feito. O marco disso foi com o álbum AM(2013) que deu ao Arctic Monkeys status de estrelas internacionais que tocam em estádio e consolidou como maior banda de rock do mundo.
Influência: Strokes. Por mais que o Arctic tenha mas vendas, fica claro a influência dos Strokes, que basicamente inventou a cena Post-Punk revival. A banda definiu o gênero, e é uma influência mais do que aberta para o Arctic.
Melhor álbum: Is This It, Strokes. Mesmo com álbuns como Whatever the People Say I Am That's What I'm Not, Humbug e AM do Arctic Monkeys, o melhor álbum continua sendo a estreia dos Strokes, que eu arrisco apontar como o melhor álbum do século XXI até agora. Todas as faixas se encaixam com perfeição, e tem música foda atrás de música foda. Modern Age, Someday, Last Nire, Hard To Explain, New York City Cops, Take it or Leave It são apenas algumas faixas absurdas desse álbum.
Melhor Discografia: Arctic Monkeys. Por mais que os Strokes tenham uma obra prima de outro nível no primeiro álbum que só aparece um vez por década(isso se não mais), o Strokes nunca mais fez algo que fizesse nem mesmo jus a 1/4 do que o Is This It fez. Após a estreia, foram 2 álbuns bons, um mediano e o Comedown Machine(quem é fã da banda manja da Zika desse álbum). Já o Arctic conta com uma discografia extremamente regular. O primeiro álbum é uma Obra Prima, o segundo é muito bom, o terceiro é outra obra prima, o quarto que é o menos melhor se assim posso dizer ainda sim é de muita qualidade e o último álbum lançado o AM é extremamente bom também.
Obra Visual: Arctic Monkeys. O Arctic é talvez a melhor banda da atualidade nesse quesito junto com o Slipknot e o Muse. A banda muda de estilo a cada álbum, eles ficaram famosos por ser a banda camaleão. Cada álbum um conceito, um som diferente, um clima diferente, um estilo diferente, cortes de cabelo diferentes, clipes diferentes ou seja uma banda diferente. Ainda tem o fato de que os Strokes nunca foram de investir muito nisso. Mesmo que as roupas no estilo final dos anos 70, o cabelo embaraçado e a cara de largados dos Strokes tenham toda uma influencia na geração começo dos anos 2000, o estilo do AM, seja de drogados no Humbug, Motoqueiros no Suck It and See, adolescentes no primeiro álbum, palhaços no Favourite Worst Nightmare ou Rocktars extremamente estilosos e charmosos no AM, a banda sempre vem com ideias visuais muito legais.
No que se diz as capas, é outro ponto para os Macacos, que produziram duas capas muito boas, a do My Favorite Worst Nighmare(a casa louca) e AM(as ondas de rádio). As outras capas também são muito boas como o homem fumando no álbum de estreia ou as referencias a Beatles no Suck It and See. Apenas a capa de Humbug não é tão boa. Já os Strokes a única capa que é realmente boa é a do Is This It(como quase tudo na banda só é bom no primeiro álbum).
E no quesito clipes os Strokes tomam uma das maiores surras. A banda assinou um contrato com uma gravadora especifica para que eles não gravassem clipes. Porém as coisas mudam e eles gravaram alguns clipes. Alguns foram extremamente interessantes como o de Last Nite que é o primeiro a ser rodado sem Playback na história e o de You Only Live Once. Entretanto a maioria se resume a banda tocando em algum lugar diferente. Já o Arctic produz clipes sensacionais. O primeiro álbum não nos rendeu nada demais(The View From Afternoon é um bom clipe mas nada a se ressaltar), a banda mostrou seu real potencial quando lançaram o emblemático clipe de Fluorescent Adolescent, que misturava palhaços com brigas de gangues e fez enorme sucesso em 2007. A banda lançou alguns clipes interessantes como o Nonsense Cornerstone e a crítica Suck It And See. A banda alcançou seu ápice no mundo dos clipes em 2013 com o álbum AM que gerou três clipes muito bons. As ondas de rádio de Do I Wanna Know?, a camêra dentro do carro de RU Mine e a loucura e paranoia de Why'd You Only Call Me When You're High, que pra mim é o melhor clipe da banda.
Letras: Arctic Monkeys. Por maior que seja o talento pra compor de Julian Casablancas, suas letras são extremamente bobas e inocentes, e não passam de canções sobre sair pra se divertir e amor. Já o Arctic Monkeys, entra com um começo de carreira com músicas ácidas e irônicas fazendo piada com várias coisas. Com o passar do tempo a banda foi amadurecendo com isso suas letras também foram. Logo eles escreviam sobre existencialismo, problemas com drogas e sentimentos. Provando Alex Turner como um dos melhores poetas da atual geração.
Conclusão: Por mais que eu seja mais fã de Strokes, precisamos aceitar que os Macacos conseguiram passar seus antecessores. A banda surgiu como mais uma das várias bandas cover de Strokes e se tornou muito mais que isso conseguindo se livrar de comparações e tomando uma identidade própria muito forte porém muito flexível e hoje posso dizer que é a maior banda de rock do planeta ao lado do Muse e do Avenged Sevenfold.
Se você tem outra opinião pode deixar nos comentários para gerar mais discussões sobre o tema.
#TeamArcticMonkeys #TeamStrokes
Nenhum comentário:
Postar um comentário