sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Top 10 Classic Metal Bands

 Hoje vou analisar o cenário de bandas do Metal Clássico. Mas o que seria o metal clássicos. Seriam as bandas até 1994(ano de lançamento do auto-intitulado do Korn, primeiro álbum de Nü Metal que pra mim faz a divisão entre Classic Metal e Modern Metal) que não são de Trash, Glam ou Power Metal. Esses terão seus próprios Top 10. Bandas de Hard Rock como Scorpions, Van Halen e AC/DC que já foram um dia consideradas metal, porém hoje em dia são vistas como Hard, não entraram essas terão seu próprio Top 10(isso vale para o Led Zeppelin e para o Deep Purple).
 Lembrar que isso será uma saga de Top 10 de Metal que culminará em Top 10 Metal Bands. Que passará por todos os gêneros e épocas do metal: Power, Trash, Nü, Core, Prog., Funk, Death, Black...
 Se você tem uma opinião divergente a minha, eu não ligo(zoas, pode deixar nos comentários).
 Boa Leitura!!!




10- Angel Witch



 Angel Witch é uma banda britânica, formada em Londres no ano de 1977, e é considerada uma das principais bandas do New Wave of British Heavy Metal(o principal movimento do Metal no final dos anos 70 e do início dos anos 80. Guarde esse nome por que vai ser citado mais vezes nessa lista).
 Como o cenário do Metal não era fácil naquela época, em que havia pouco incentivo para o gênero e havia também uma forte onda conservadora nos EUA e no RU naquela época. As bandas que faziam "apologia" a demônios e tinham letras pesadas, eram fortemente reprimidas.
 A banda ficou conhecida pelo som pesado e rápido, as letras sobre Bruxas e Demônios. A banda foi se destacando no cenário, com shows cativantes(as bandas de Heavy Metal daquela época precisavam ter shows incríveis, por que se não, elas não angariavam fãs. Afinal a maioria das bandas do gênero, terminaram sem ter lançado um único álbum, e as vezes lotavam casas de show com 5, 6 ,7 mil pessoas).A banda era talvez a mais pesada da época(hoje é muito leve) e também a mais demoníaca e satânica(hoje ela é fichinha perto de Behemoth ou Immortal).
 O primeiro álbum da banda veio no ano de 1980(sagrado ano do Heavy Metal). O auto-intitulado saiu. Simplesmente por lançar um álbum, eles deram um passo a frente no cenário(como já citamos as bandas raramente lançavam álbuns, era no máximo um EP ou um single). O primeiro álbum foi considerado um dos melhores, entre os críticos e fãs de Metal. Entrou entre os melhores do ano(lembrar que 1980 é o melhor ano do gênero). A banda se consolidou como uma das maiores.
 A banda saiu em turnê(outro elemento essencial para o sucesso das bandas do gênero. Longas turnês), depois de uma gigante turnê a banda começou a trabalhar em um projeto novo. Porém o projeto, foi demorando, as bandas foram fazendo sucesso e o Angel Witch, o gênero passou do hype e nada de um novo álbum, o Trash metal surgiu, e cadê? Apenas em 1985 veio a aparecer um novo álbum. "Screamin' 'N' Bleedin'" foi o tal álbum. O álbum foi inferior ao primeiro tanto em sucesso comercial quanto crítico porém não foi mau.
 A banda agora ia para o tudo ou nada. As brigas aumentavam. A banda de estrada, já não fazia mais longas turnês. Agora era conseguir o sucesso comercial, ou acabar. Então em 1986 veio o "Frontal Assault", que decepcionou, além de ser um álbum ruim, não fez nenhum sucesso(você tava esperando um grande álbum né?).
 
A banda encerrou suas atividades. E só veio voltar 24 anos depois. A banda deixou sua marca no cenário como uma das mais importantes bandas de Heavy Metal, e sua influência deixa marcas no metal até hoje.



Banda: Angel Witch

Início: Londres, Inglaterra, 1977

Gênero: New Wave of British Heavy Metal(NWOBHM)

Mais Famosa: White Witch(1980)

Indicação do Escritor: Flight Nineteen

Álbum Mais Vendido: Angel Witch(1980)

Formação Clássica: Kevin Heybourne(Vocal e Guitarra), Kevin Riddles(Baixo) e Dave Duffort(Bateria)

9- Manowar



 "Tire aço, guerra, dragão, espada... do Manowar e terá uma música instrumental". O Manowar é uma banda americana que fez um estranho sucesso na europa(principalmente na Alemanha) e que deixou marcas para o que viria a ser com o Helloween o Power Metal.
 A banda começou como uma das poucas bandas de metal, no meio do universo Punk/New Wave Nova Yorkino. A última banda mais pesada havia sido o Kiss(que hoje é ridículo mais na época era pesado). A band vinha com uma proposta diferente: O Epic Metal. Que se consistia, em uma apresentação teatral em forma de música, baseado em fantasia medieval. Letras que contavam sobre batalhas épicas e dragões gigantes, e só isso mesmo. Era basicamente um Power Metal primitivo. A música era rápida e suas baterias nervosas e vocais poderosos se destacavam.
 O primeiro álbum veio no ano de 1982, chamado de "Battle Hymms". O álbum não chamou nem um pouco de atenção. Porém foi um ótimo começo, e criticamente foi muito bem. O jeito inovador da banda foi reverenciado por alguns(principalmente os nerds).
 A banda lançaria no ano seguinte um álbum sem expressão, o "Ride Into the Glory" e logo depois se mudaria pra Europa. Lá eles lançaram seu terceiro álbum de estúdio. Eles chocaram bastante o cenário com suas roupas exageradas e interpretação. Além do som que iria influenciar quase toda uma geração do power metal. Quando lançado "Hail To England" como já indicava focava no mercado britânico. Foi um bom álbum, que entrou no Top 100 Britânico e foi um sucesso.
 Ainda em 84, eles decidiram expandir o mercado, para outros países europeus, foi então que saiu "Sign of the Hammer", que fez enorme sucesso na Suécia e na Alemanha(os dois principais países do Power Metal. Curioso não). Além do Top 100 Britânico de novo, entrou em 34° posição nas paradas da Suécia.
 A banda ia sair em uma longa turnê europeia e voltaria a lançar um álbum no ano de 1987. Que seria sua obra prima. "Fighting the World". Além de entrar no Top 30 sueco, ainda conquistou Ouro, com mais de 250,000 mil cópias na Alemanha. A banda se tornou uma das maiores bandas com uma projeção incrível nesse países.
 Não perderam tempo e em 88, apenas um ano depois veio "Kings of Metal",  que entrou no top 50 tanto na Alemanha quanto na Suécia e ainda fez disco de outro com mais de 250,000 mil cópias. A banda estava no auge.
 Eles viriam a lançar mais um álbum antes de 94. Em 92 veio "The Triumph of Steel", que fez enorme sucesso em todos os grandes mercados do Epic Metal e do Power Metal atual. Isso mostra como a influência do Manowar dentro do metal. Eles entraram para as paradas da Suécia, Suíça, Japão e Alemanha. Esse último do qual a banda ocupou a oitava posição nas paradas, fora o disco de ouro e as mais de 250.000,mil cópias. E venderam quase 95 mil cópias nos EUA.
 A banda continuou com o enorme sucesso, pegando segundo lugar na Alemanha duas vezes posteriormente e se tornou uma das grandes bandas naquele país. É até hoje uma das maiores influências para o Power Metal, além de ser a banda que fundou o Epic Metal. É até hoje uma das mais importantes e conhecidas da história do metal.



Banda: Manowar

Início: New York, New York, EUA, 1980

Gênero: Epic Metal, Heavy Metal

Mais Famosa: Fighting The World(1987)

Indicação: Hail to Kill(1988)

Mais Vendido: The Triumph of the Steel(1992)

Formação: Eric Adams(Vocal), Joey DeMaio(Baixo), Ross the Boss(Guitarra) e Scott Columbus(Bateria)

8- Rainbow



 Após muitas brigas, dentro da clássica banda de hard rock Deep Purple, Ritchie Blackmore, guitarrista, fundador e líder da banda, saiu em 1974(o que terminou com o colapso da banda) por vários motivos, como divergência intelectual e brigas comerciais.
 Ele se juntou com umas das bandas de apoio que tinham ajudado o Deep Purple, Elf, entrou como guitarrista principal, e renomeou a banda(falando assim soa meio babaca). Ele escolheu a banda por que no Deep Purple haviam muitos ego fortes, já no Elf tinham pessoas tímidas, e assim ele poderia ser o único ego da banda e não haveriam brigas. O Elf contava com um nome que pedirei para que lembres, Ronny James Dio. Ele será citado mais vezes ao longo dessa matéria.
 A banda começou se chamando Ritchie's Blackmore Rainbow, e depois se tornou apenas Rainbow. O primeiro álbum foi lançado em 75 e mostrou um projeto novo de letras com dragões e batalhas épicas(sim igual a Manowar. Raibow é uma das grandes inspirações não só para Manowar mais como o Power e o Epic Metal em geral) e ficou conhecida como a primeira banda a fazer isso. O álbum foi muito bem criticamente. O álbum entrou no top 30 nos EUA e ficou em décimo primeiro na Inglaterra, um ótimo sucesso para uma banda de Metal na época.
 Eles lançaram outro clássico criticamente aclamado logo no ano seguinte. "Rising" veio conquistando ouro na Inglaterra e conquistando décimo primeiro lugar nas paradas. O primeiro ao vivo foi lançado no ano de 77. "On Stage" entrou em sétimo lugar nas paradas Britânicas.
 Em 1978 veio mais um sucesso da banda. "Long Live Rock N' Roll", que chegou em sétimo lugar das paradas britânicas. E advinha aonde fez sucesso? Se você chutou Alemanha amigo, você está certo! A banda já começava a cimentar o cenário do Power Metal alemão, dez anos antes dele existir.
 Em 79, veio o ato final. "Down To Earth", que conquistou a sexta colocação das paradas britânicas e ouro na terra da rainha. Esse foi o último álbum na voz de Ronny James Dio. Ritchie Blackmore agora queria fazer sucesso internacional, e tocar em estádios, então decidiu dar uma abordagem mais pop ao som da banda. Fazer uma banda de rock comercial. Porém Dio pertencia ao metal e decidiu sair da banda brigado com Blackmore. Que convenhamos não tem integridade nenhuma.
 A banda fez o sucesso que queria, mas eles já não são importantes e influentes mais e muito menos metal. Porém a fase de Dio será lembrada eternamente como uma das mais importantes de todo o Metal.



Banda: Rainbow

Início: Hertfordshire, Inglaterra, 1974

Gênero: Heavy Metal

Mais Famosa: Temple of the King(1975)

Indicação: Long Live Rock N' Roll(1978)

Mais Vendido: Difficult to Core(1981)

Formação Clássica: Ritchie Blackmore(Guitarra), Dio(Vocal), Cozy Powell(Bateria), Bob Daisley(Baixo) e David Stone(Teclado)

7- Saxon



 Sério, nós já entendemos que a Alemanha ama metal. Principalmente aqueles épicos que fala sobre batalhas épicas e dragões. Nessa mesma proposta temos Saxon. A banda pertencente ao movimento NWOBHM, foi formada no ano de 1976, e logo impressionou com suas habilidades e som mais clássico de rock n' roll. A banda demorou 3 anos pra lançar o primeiro álbum. Em 1979 veio o auto-intitulado, que veio fazendo barulho por ser uma das primeiras bandas formadas na metade dos anos 70, a lançar álbum. Isso acabou inspirando as outras bandas a fazer o mesmo.
 O primeiro álbum do Saxon foi um grande salto no gênero, e além de ser muito bom ainda deixou a banda no topo do gênero(mesmo que ela fosse muito pouco metal para aquela cena).
 O Som de Rock N' Roll clássico, e uma pegada de Blues forte, criou uma identidade forte para a banda. E nessa vibe veio o sagrado ano de 1980. Com ele dois álbuns fudidos. O primeiro foi "Wheels of Steel", um marco para o gênero. Além de ter conquistado álbum de platina na Inglaterra(feito impressionante para época) o álbum ainda entrou em quinto lugar das paradas de sucesso pop. Ainda em 1980 a banda lançou "Strong Arms of the Law" que conquistou Ouro na Inglaterra e ficou em décimo primeiro das paradas.
 Em 1981, veio "Denim and Leather". Que conquistou Prata na Inglaterra e entrou nas paradas ficando em nono lugar. Eles tinham se tornado a maior banda do gênero. Os Reis do Metal.
 Em 1982 eles perderam a posição de reis do metal, e foram correndo para produzir um novo álbum. Então em 83 saiu "Power and Glory". O álbum entrou no top 20 Britânico, todavia eles precisariam trabalhar pra retomar o posto de reis do metal. A última tacada foi "Crusader" que chegou a entrar no Top 20 na terra da rainha. Porém a banda não conseguia mais a manutenção do sucesso.
 Eles não acabaram continuaram lançando projetos não muito relevantes. Fora a passagem para banda de Glam Metal. Hoje são lembrados como um dos mais importantes grupos de metal de todos.



Banda: Saxon

Início: Barnsley, Inglaterra, 1976

Gênero: New Wave of British Heavy Metal

Mais Famosa: Princess of the Night(1980)

Indicação: Wheels of Steel(1980)

Mais Vendido: Wheels of Steel(1980)

Formação Clássica: Biff Byford(Vocal), Paul Quinn(Guitarra Solo), Graham Oliver(Guitarra Base), Steve Dawson(Baixo) e Pete Gill(Bateria)

6- Dio



 Dio foi uma banda meio que carreira solo do Vocalista Ronny James Dio(disse que ele ia aparecer). E advinha eles eram épicos, falavam de batalhas e magia e fez sucesso na Alemanha. Metal clássico é isso meus amigos. Dragões, magia, coisas épicas, vocalistas poderosos e a Alemanha.
 Após sair por divergências intelectuais da banda Rainbow, ele foi convidado a participar do Black Sabbath, onde ficou pouco tempo(mas o suficiente pra gravar "Heaven and Hell", um dos melhores da banda). Ele acabou brigando com Tommy Iommi, deu uma de Jimi Hendrix e decidiu montar uma banda com o nome dele. Se juntou com o então "batera" do Black Sabbath, e mais alguns músicos e montou a banda Dio, que uma galera ai acha que é carreira solo, mas se liga é uma banda, ela se chama Dio. Tipo o Van Halen ou Bon Jovi tá ligado.
 A banda chegou "chutando bundas" no ano de 1983, com o clássico álbum "Holy Diver". Top 20 na Inglaterra e fez álbum de platina nos EUA. Além de que o single "Rainbow in The Dark" ficou no top 20 de rock dos EUA.
 O álbum foi muito elogiado, e o estilo de cantar de Dio Lento e absurdamente "fodástico" foi amado pelos fãs de Heavy Metal.
 Nessa onda bacana que o Dio tava de fazer álbum foda, saiu em 84 "The Last In Line", quarto colocado nas paradas britânicas e platina nos EUA. A banda foi se tornando uma das referencia no metal.
 A banda seguiu e logo em 85 veio com "The Sacred Heart", que fez ouro nos EUA vendendo mais de 500 mil cópias. E entrando no Top 5 Britânico. Dio era o anão rei do metal(Ele tem 1,63 pra quem não sabe). O último álbum que vale a pena comentar é o "Dream Evil" de 87. O álbum entrou no Top 20 Britânico e no Top 30 americano. Se saiu bem.
 A banda continuou e se tornou uma das grandes bandas do gênero. Inclusive quando Dio morreu em 2010 houve um enorme comoção(até gravaram vários tributos). E até hoje é uma das bandas mais reverenciadas entre os rockeiros/metaleiros.



Nome: Dio

Início: New York, New York, EUA, 1982

Gênero: Heavy Metal

Mais Famosa: Holy Diver(1983)

Indicação: Caught In The Middle(1983)

Mais Vendido: Holy Diver(1983)

Formação: Ronnie James Dio(Vocais), Vivian Campbell(Guitarra), Jimmy Bain(Baixo), Vinny Apice(Bateria)

5- Motörhead



 Uma das mais importantes bandas do movimento Metal, conhecido pela sua velocidade e pelo seu excêntrico vocalista/Baixista Lemmy Kilmister.
 Kilmister, ex-vocalista da banda de Rock Progressivo Hawkwind(se vocês querem ouvir essa banda procurem por Silver Machine no Youtube, foi um sucesso na época e é ele que canta. E já adianto a primeira vocês não vão achar que é o Lemmy), foi expulso da banda, por motivos adversos. Ele decidiu montar uma banda de metal. Se uniu com dois outros músicos e montou o Motörhead, título de uma música que ele compusera.
 A banda fez shows incríveis durante dois anos, até que em 1977 eles decidiram se separar, e pra celebrar a banda chamaram uma gravadora pra gravar e lançar um ao vivo. Poisé, a gravadora furou. Porém pra recompensar, eles deram um dia, para a banda gravar um single. Eles gravaram o álbum inteiro. E lançaram. Além de muito bom o álbum fez bastante sucesso. Top 50 da Inglaterra.
 A banda decidiu continuar. Em 79 eles voltaram com dois grandes álbuns. O primeiro foi "Overkill", que entrou em vigésimo quarto colocado na Inglaterra e o outro foi "Bomber" que ficou em décimo segundo. A banda ia expandindo seu sucesso. Eles já eram uma das principais bandas de época.
 Em 1980 veio sua obra prima(eu já falei que esse ano é um ano sagrado), "Ace of Spades", o álbum fez disco de ouro, ficando em quarto lugar das paradas de sucesso Britânico. Ainda teve o single "Ace of Spades" em décimo quinto lugar das paradas britânicas. O Black Sabbath inventou o Speed Metal, o Motörhead popularizou e canonizou.
 Em 81 a banda deu um tiro certeiro, produzindo o ao vivo, "No Sleep 'til Hammersmith" que além do primeiro colocado nas paradas britânicas, isso mesmo que você ouviu primeiro lugar(dei uma de ricardo eletro agora). Além de Disco de ouro, e o single Motörhead que ficou em sexto lugar nas paradas da Inglaterra.
 A banda fez mais um grande álbum, "Iron Fist" de 82. Que ficou em sexto lugar nas paradas. Depois disso teve a saída do guitarrista e a banda desandou um pouco. Ela reapareceu com o single "Hellraiser" nos anos 90, porém o próprio Lemmy afirma "nós fossilizamos depois desse disco". A banda ainda sim é considerada uma das maiores de todas do metal.



Banda: Motörhead

Início: Londres, Inglaterra, 1975

Gênero: Speed Metal, New Wave of British Heavy Metal

Mais Famosa: Ace of Spades(1980)

Indicação: Overkill(1979)

Álbum Mais Vendido: Ace of Spades

Formação: Lemmy Kilmister(Baixo e Vocal), Eddie Clarke(Guitarra) e Phil Taylor(Bateria)

4- Ozzy Osbourne



 Ozzy Osbourne, Príncipe das Trevas, comedor de morcego, pai do metal ou seja lá como você chama ele... se você está nesta lista provavelmente você o conhece. Estamos falando de um cara que tocou com 4 dos maiores guitarristas de todos os tempos, Tommy Iommi no Sabbath e Randy Rhoads, Jake E. Lee e Zakk Wylde em sua carreira solo.
 Após ser chutado do Sabbath, Ozzy, puto da vida, foi compor seu primeiro álbum se envolveu dos melhores músicos(principalmente Rhandy Rhoads esse cara toca pra caralho). E foi ao lançamento do fodástico primeiro álbum: o Clássico "Blizzard of Ozz"
 O álbum abriu essa porra, com 4xPlatina nos EUA e um top 10 na Inglaterra. E ainda saiu clássico pra tudo quanto é lado. Crazy Train, Mr. Crownley e Suicide Solution são alguns exemplos. Esse último que gerou polêmica, pelo fato de acusarem Ozzy te der manipulado um jovem para que ele se matasse. O que de certa forma aumentou a fama de Ozzy.
 Em 1981 veio "Diary of a Madman" que fez 3xPlatina. O Ozzy estava por cima. Muito dinheiro e fama, estava cercado dos melhores músicos e fazendo grandes álbuns. Infelizmente no ano de 82 Randy Rhoads falece aos 26 anos em um acidente de avião. O que deixa todos chocados.
 O próximo a entrar era Jake E. Lee outro puta guitarrista. Em 1983 veio então "Bark at the Moon" que fez 3x platina nos EUA. A morte de Rhoads não impediria Ozzy de fazer sucesso.
 Em 85 rolou a clássica apresentação no Rock In Rio onde supostamente Ozzy comeu uma cabeça de morcego. E é verídico, ele realmente comeu um morcego. Era comum que Ozzy mordesse cabeças de Morcegos de Borracha em seus shows, o problema é que ele vinha ao Brasil. Nisso um fã lhe entregou um morcego de verdade ao invés de um de borracha. Por que ele mordeu? Primeiro por que ele é o Ozzy Osbourne e como ele sempre ta doidão, ele nem notou que era de verdade. Segundo, ele é o Ozzy imagina que vexame o príncipe das trevas não comeu a cabeça do morcego.
 Em 86 veio o último álbum com Jake Lee. "The Ultimate Sin", veio no ano de 1986. Mais duas milhões de cópias foram vendidas só nos EUA. Jake Lee foi chutado e entra o clássico Zakk Wylde e sua guitarra muito louca.
 Começou com "No Rest For the Wicked" de 89. Mas a grande obra com Zakk foi "No More Tears" de 91 que foi uma volta de Ozzy a todo volume. O álbum entrou no Top 10 americano, fazendo 4xPlatina.
 Ozzy é até hoje um dos símbolos do Metal, e uma das figuras mais importantes de toda a música.

(Não terão alguns quesitos por que Ozzy é uma pessoa e não uma banda. E não, não é tipo o Dio que é uma banda, ele é carreira solo mesmo)



Artista: Ozzy Osbourne

Gênero: Heavy Metal

Mais Famosa: Crazy Train

Indicação: Bark at the Moon

Mais Vendido: Blizzard of Ozz

3- Judas Priest



 "YAAAAAAAHHHHHHAAAAAAHHHHH". Ahhhh, quando se tem o deus do metal como vocalista, tudo fica melhor. Essa clássica banda de metal, foi formada no ano de 1969(sim eles são antigos assim), como uma banda de Blues Rock formada por Glen Tipton. Porém a entrada de Rob Halford e principalmente o Black Sabbath aconteceram na vida da banda que então se tornou uma banda de metal.
 A banda é incluída entre as bandas de NWOBHM porém, eles basicamente iniciaram esse movimento. Levando mais afundo o ocultismo do Black Sabbath, dando o tom épico e os vocais melódicos que tanto seriam usados no metal. Nenhumas das bandas de NWOBHM existiriam se não fosse o Judas Priest(tá talvez existissem por causa do Black Sabbath, mas convenhamos eles iniciaram esse movimento uns 5 anos antes das outras bandas).
 Eles tinham um incrível álbum de estreia, que iria se chamar "Rocka Rolla". Porém o produtor decidiu mudar tudo e o álbum que foi lançado em 74 ficou horrível. Eles decidiram pegar as faixas que foram retiradas do "Rock Rolla" e colocar no novo disco. Esse revolucionário disco de metal foi o "Sad Wings of Destiny", que tem uma das primeiras capas pesadas. E mostrava um Anjo queimando no Inferno. O álbum não foi para as cabeças das paradas porém, seu som e seu visual(principalmente as apologias a religião e o couro) influenciaram toda uma geração.
 Em 77 veio o primeiro álbum a conquistar Ouro o "Sin After Sin", que seguia a linha do álbum anterior. A banda decidiu fazer uma mudança com o clássico álbum "Stained Class", que deixou a banda mais pesada. O álbum fez ouro na Inglaterra, e foi um dos mais reverenciados álbuns do movimento. Ainda no ano de 78, veio o outro clássico. "Killing Machine", que pegou ouro também.
 Finalmente chegamos ao ano sagrado. 1980. Judas lança seu maior clássico, "British Steel" que se torna a primeira platina da banda nos EUA e fica em quarto lugar nas paradas de sucesso. O álbum é considerado até hoje um dos melhores dos anos 80. E ainda tem dois singles que entram no Top 15 na Inglaterra. A banda fez em 81 o bom "Point of Entry", que tem o primeiro single top 10 nos EUA e conquistou ouro no país.
 No ano de 1982, o Judas iria mudar seu som. Agora a banda iria tunar comercialmente sem sair do metal. Guitarras sintetizadas, bateria eletrônica coisas assim. No estilo Hair Metal. A banda lançou o espetacular "Screaming For Vengeance", nesse estilo. Dupla platina nos EUA, um single em quarto lugar nas paradas. O álbum arrebenta. A banda se torna sucesso mundial.
 Em 84 eles fazem o clássico "Defenders of the Faith", platina nos EUA. A banda lançaria mais dois bons discos: "Turbo" e "Ram It Down", antes de lançar o clássico "Painkiller" que teria o sucesso de mesmo nome.
 A banda hoje é uma das maiores e mais importantes bandas do gênero, sendo uma das primeiras a aparecer e influenciar toda uma geração, sendo a primeira banda a adicionar a tão importante velocidade e o épico ao Metal.

Banda: Judas Priest

Início: Birmingham, Inglaterra, 1969

Gênero: New Wave of British Heavy Metal

Mais Famosa: Breaking the Law(1980)

Indicação: The Ripper(1976)

Mais vendido: Screaming For Vengeance(1982)

Formação: Rob Halford(Vocais), Glen Tipton(Guitarra Solo), K.K. Downing(Guitarra Base), Ian Hill(Baixo) e Dave Holland(Bateria)

2- Iron Maiden



 Uma das mais famosas bandas de Rock de todos os tempos. Provavelmente a banda que fez com que o metal tradicional do jeito que conhecemos hoje fosse popularizado. A banda foi formada no ano de 1975, por Steve Harris. Com um intuito de ser uma banda progressiva(gênero que vai influenciar muito a banda posteriormente). A banda acabou se tornando uma banda de metal, com um líder progressivo e com a entrada de Paul D'ianno na banda um vocalista Punk. A banda não tinha como não dar certo.
 A banda começou com alguns shows. O show da banda era superior a qualquer outra banda que houvesse na época. Nenhuma chegava aos pés do Iron Maiden. Eles lançaram alguns EPs caseiros, Demos e Fitas Cassete. Todas esgotaram as vendas. O Iron lotava as casas de show com 10 mil pessoas.
 Eles decidiram então fazer um tão esperado primeiro álbum. Assim sai o auto-intitulado no sagrado ano de 1980. O álbum é considerado por muitos o melhor álbum de Heavy Metal de todos os tempos. Sim logo no primeiro álbum. A banda se torna logo uma das queridinhas do movimento. E logo desbanca o Saxon e se torna a maior banda de Heavy Metal da época. O álbum fez Platina na Inglaterra e no Canadá ficando em quarto lugar nas paradas britânicas.
 A banda lançou logo no ano seguinte outro álbum espetacular, "Killers". A banda estava no topo do movimento, e seus show alucinantes angariavam shows. O álbum fez platina no Canadá e ouro tanto na Inglaterra quanto nos EUA.
 O vocalista Paul D'ianno começou a ter brigas com a banda, e o abuso de drogas aumentava. E Steve Harris começou a ver em Paul problema. Então Paul foi expulso da banda. O que seria um catástrofe se tornou uma coisa positiva. Harris chamou o já conhecido da banda Bruce Dickingson vocalista do Samsons. Que deu um vocal mais épico pra banda.
 Então ao meio de vaias, como uma diva Bruce destruiu as "zinimiga"(não atoa que hoje "geral" prefere ele) com o álbum "The Number of the Beast". Se o Iron já era a maior banda de metal do mundo, com esse álbum meus amigos eles se tornavam intocáveis. Platina na Inglaterra, Platina nos EUA, 3xPlatina no Canadá, e mais ouro em um monte de país. E o primeiro lugar na Inglaterra.
 No ano de 82 ocorre a expulsão do baterista Clive Burr, e tem a entrada do ilustríssimo Nico McBrain o clássico "batera" do Iron. Com esse novo baterista eles gravam o outro clássico "Piece of Mind". Platina na Inglaterra, Platina nos EUA, 2xPlatina no Canadá... 3° nas paradas britânicas.
 O ano de 84 veio com o clássico(e meu favorito) "Powerslave" onde os elementos épicos ajudaram a cimentar o movimento Power Metal e principalmente o Prog. Metal. A banda ficou em segundo lugar na Inglaterra com esse álbum, fora a platina nos EUA e 2xPlatina no Canadá.
 A banda lançou seu primeiro ao vivo só em 85(o ano do clássico show no Rock In Rio). "Live After Death", ficou em segundo lugar nas paradas britânicas e conquistou platina nos EUA e dupla platina no Canadá.
 Em 86 veio outro clássico, "Somewhere In Time", mais platina, 3° lugar na Inglaterra. O álbum "Seventh Son of a Seventh Son" de 88 ficou em primeiro lugar e faturou mais platinas. A banda continuava com o sucesso que não acabava.
 A década de 80 virou pra 90 e a banda lançava "No Prayer For the Dying", que ficou em segundo lugar das paradas mesmo não tendo vendido tanto. E o single "Bring Your Daughter to the Slaughter" ficou em primeiro lugar das paradas pop.
 O último grande álbum do Iron veio em 92 com "Fear of the Dark", que ficou em primeiro lugar, rendeu um single em segundo lugar nas paradas. Depois desse álbum rolaram cenas que os fãs da banda preferem esquecer que se chama Blaze Bayley. Ai depois de o Steve Harris muito implorar, o Bruce que tinha sido expulso da banda decide voltar.
 A banda é com certeza uma das(se não a primeira coisa) que vem a cabeça das pessoas quando se pensa em Metal.



Banda: Iron Maiden

Início: Londres, Inglaterra, 1975

Gênero: New Wave of British Heavy Metal

Mais Famosa: The Number of the Beast(1982)

Indicação: Flight of Icarus(1984)

Mais Vendido: The Number of the Beast(1982)

Formação: Bruce Dickingson(Vocais), Steve Harris(Baixo), Nico McBrain(Bateria), Dave Murray(Guitarra Solo) e Adrian Smith(Guitarra Solo* e Backing Vocals)

*O Iron usa dois guitarristas solos mesmo

-Menções Honrosas

- Accept
- Diamond Head
- Tygers of Pan Tang
- Raven
- Girlschool
- Samson
- Quiet Riot

1- Black Sabbath



 Sério. Estamos em uma lista de Heavy Metal. Não tem como caralhos o primeiro lugar não ser do Sabbath. Alguns falam Sabafi outros Sabá, mais o importante é que é uma banda foda pra caralho.
 A banda não satisfeita em ter criado o Heavy Metal, cria o Doom Metal e o Speed Metal. Além de dar os primeiros passos para a criação do Glam Metal, Trash, Power, Death, Black... Fora que 99% dos conceitos do metal são do Sabbath. Querendo ou não nenhuma banda em nenhuma lista de metal, existiria sem a porra do Sabbath.
 O primeiro álbum da banda foi o auto-intitulado de 1970. Pensa comigo o mais pesado em questão de letras e som na época era o Zep. Eram 4 caras charmosos e bonitos(principalmente o Plant), que tocavam pra caralho, tinham tendencias progressivas e falavam sobre sexo. Ai surge o Black Sabbath. Quatro moleques pobres, feio pra porra, tocando pra caralho e falando sobre Satanás e Belzebu. Se sua vó já é chata com essas porra. Imagina as avó da sua avó. Exato o Sabbath foi crucificado e causou muita polêmica. Mas eu lhe trago uma verdade o álbum é bom pra caralho. Pode não ser o melhor álbum do Metal(nem da banda é pra falar a verdade) entretanto é com certeza o mais importante do gênero. Esse álbum apresentou ao mundo o inovador som desses garotos ingleses. Vale citar que a banda entrou pro top 10 Inglês e pegou platina nos EUA.
 A banda foi se tornando um monstro gigante. No mesmo ano veio o caralho do "Paranoid". Esse álbum tem só "Paranoid", "Iron Man" e "War Pigs". Pouca coisa né? O álbum fez 4xPlatina nos EUA e ficou em primeiro lugar na Inglaterra. Quase todas as bandas de metal citam esse álbum como influência.
 A banda continuou com o trabalho longas turnês e muita droga. Muita droga mesmo(alguém me explica como o Ozzy ta vivo... sério). E em 71 veio mas um puta álbum foda "Masters of Reality". Esse álbum tem só "Sweet Leaf", "Children of the Grave" e "Into the Void". 2xPlatina nos EUA e quinto lugar na Inglaterra. Fora o único álbum do Sabbath a entrar no top 10 nos EUA.
 Em 72 no ritmo da cocaína eles fizeram mais um puta álbum foda, "Vol.4". E quando eu falo no ritmo da cocaína é sério. O primeiro nome do álbum iria ser "Snowblind"(que inclusive é uma faixa foda desse álbum) que é justamente referência ao pó. O álbum foi muito bem Platina nos EUA e talz.
 Em 73 veio o marco de todas as capas de metal que vieram depois. "Sabbath Bloody Sabbath". Outro álbum foda. Platina de novo.
 Depois disso o Black Sabbath entrou em uma sequência de álbuns bons porém não tão bons quanto os primeiro, tretas entre o Tommy e o Ozzy e drogas muitas drogas. Com isso veio "Sabotage" de 75, "Technical Ecstasy" de 76 e "Never Say Die"(que é um álbum injustiçado) de 78.
 Então por causa de vários motivos dos quais a maioria inclui drogas o Ozzy acabou sendo expulso da banda. E no seu lugar entra o mito que só não foi mais citado que o próprio Sabbath nesse post Ronny James Dio, que fez com eles o foda "Heaven and Hell" que é do caralho. Depois disso o Sabbath é esquecível por isso vamos ficar só com o período 1970-1980 e todo mundo fica feliz.
 Sério você alguma vez teve dúvida da primeira posição? Mesmo?



Banda: Black Sabbath

Início: Birmingham, Inglaterra, 1968

Gênero: Heavy Metal, Doom Metal

Mais Famosa: Paranoid(1970)

Indicação: Sweet Leaf(1971)

Mais Vendido: Paranoid(1970)

Formação: Ozzy Osbourne(Vocal), Tommy Iommi(Guitarra), Geeze Butler(Baixo), Bill Ward(Bateria)


Indicação Final do Escritor

Masters of Reality- Black Sabbath



Ouçam esse álbum. Sério. As duas faixas instrumentais Embryo e Orchid são lindas. Ainda tem os clássicos Sweet Leaf, Children of the Grave e Into the Void. Fora After Forever e Lord of this World que são duas faixas fodasticas

Vlws Flws!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Top 10 Álbuns que nós gostaríamos que nunca tivessem saído

 Nessa lista vou analisar, os álbuns que a maioria de nós gostaria que nunca tivesse saído. São álbuns não necessariamente ruins ou péssimos, álbuns meia boca ou que estão bem abaixo da média do artista também entram. Outro fator, é o Hype, quanto maior foi o Hype para aquele álbum logo maior a decepção. As bandas são necessariamente boas. Nickelback, Kiss ou Limp Bizkit(artistas com álbuns irregulares ou pouco renome crítico) não estarão na lista. E artistas que fizeram vários álbuns assim, como Weezer também estão fora. No máximo dois álbuns do tipo.
 Se você tem outra opinião, eu não ligo(zoas). Pode deixar nos comentários. Boa Leitura!

10- Be Here Now



 A banda Oasis, vinha em uma das melhores sequencias da história da música. Em 94 tinham lançado "Definitely Maybe" que além do enorme sucesso tinha sido considerado uma obra de arte. E em seguida veio "(What's the Story)Morning Glory". A banda além de ser a maior banda do mundo no atual momento, ainda era uma das preferidas da crítica. Só lembrar que os dois álbuns citados estão no Top 10 da história da NME, sendo o primeiro lugar para "Definitely Maybe". Nessa altura a banda podia dizer que eles eram maiores que os Beatles(pois é, eles falaram isso mesmo...)
 A banda tinha criado um gigante Hype. Todos esperavam uma obra de arte. E os irmão Galagher começaram a afirmar que essa seria a grande obra do Oasis.
 Quando foi lançado em 1997, a crítica e o público tiveram uma infeliz surpresa. O álbum não chegava nem aos pés dos outros dois. A única faixa que era incrível, era "Stand By Me". O álbum não chegava a ser ruim, todavia era um álbum mais ou menos.
 Esse álbum foi uma série de pesos negativos para o Oasis. Além da credibilidade perdida, e a diminuição considerável do público nos Shows. A banda perdeu o posto de maior banda do mundo para o Radiohead, que nesse ano lançou a obra prima absurda "Ok Computer". Porém os dois pontos mais negativos foi o fato das brigas que começaram internamente na banda, e o fato de eles terem perdido a oportunidade de ser tornarem uma das maiores lendas de todo o Rock.

Nome: Be Here Now

Banda: Oasis

Ano: 1997

Gênero: BritPop

Certificação: 6xPlatina BPI* e Platina RIAA*

Faixa que Salva: Stand By Me

9- Self Portrait



 Bob Dylan, já havia se consagrado nos anos 60 por álbuns como "Highway 61 Revisited" e "Blonde on Blonde" entre outros. O artista seguiu para fazer a virada de década, que não foi muito agradável. Ao lançar o álbum "Self Portrait" a crítica e o público foram tão pesadas, que a gravadora ficou desesperada. Pela primeira vez a lenda do Folk havia feito um trabalho ruim, isso em quase dez anos de carreira.
 A moral de Dylan caiu consideravelmente após esse álbum. Tinha sido o primeiro álbum em 6 anos a não fazer platina nos EUA. Ainda iria demorar mais 5 anos para que Dylan voltasse a ser o que era antes. Apenas com "Blood On Tracks", Dylan recuperaria a moral que perdeu.

Nome: Self Portrait

Banda: Bob Dylan

Ano: 1970

Gênero: Folk Rock, Blues Rock, Country Rock

Certificação: Ouro RIAA

Faixa que salva: Nenhuma

8- Uno!Dós!Tré



 Esse álbum em teoria são três. Porém como foram lançados juntos com a mesma temática, e o mesmo som, consideraremos como um único álbum. A banda Green Day já havia decepcionado antes com o álbum "Warning!"(2000), e desde lá começou a seguir as tendências do Pop Punk. Eles seguiram os Emos, a fase da "desEmização" e agora seguiam todas as bandas mais maistream do gênero(Fall Out Boy, Simple Plan, Panic!At the Disco, Paramore...) em direção ao Power Pop. Erro fatal.
 A banda vinha de dois acertos, um enorme, o "American Idiot" de 2004, e um bom "21t Century Breakdown" de 2009. A banda estava confiante e os fãs também. A banda fez muitas músicas, muitas mesmo. Não atoa lançou três álbuns. Ai está o erro! Se eles tivessem selecionado apenas as melhores faixas. Se das 37 eles tirassem 9 ou 10, talvez fosse um grande álbum. Mais se tornou três discos irregulares com 3 ou 4 boas faixas. Parece um álbum em pré produção, no qual eles ainda não separaram e refinaram as faixas.
 A banda acabou perdendo o embalo de compor. Ainda somado com uma série de eventos pessoais, a banda decidiu dar uma parada. Eles estão de volta, E o que tudo indica ainda podem produzir um bom álbum. Porém não foi o caso de "Uno!Dos!Tré!".

Nome: Uno!Dós!Tré!

Banda: Green Day

Ano: 2012

Gênero: Pop Punk

Certificação: Ouro BPI

Faixa que salva: Kill The DJ

7- One Hot Minute



 A banda RHCP já havia lançado dois grandes álbuns com sua segunda formação. Que tinha vingado muito mais que a primeira. A banda era uma das grandes do alternativo. Eles deram um longo tempo entre seu grande clássico "Blood Sugar Sex Magik" e esse álbum. Havia se formado um grande Hype, que se perdeu um pouco quando se soube da notícia que o até então guitarrista John Frusciante, teve de sair da banda expulso para ir a reabilitação. Entretanto os fãs ainda estavam excitados para um novo álbum da banda.
 Quando saiu o novo álbum veio a decepção. As composições eram fracas. O guitarrista Dave Navarro mais ainda. A decepção foi grande, as letras não tinham a mesma força. O conjunto da banda não estava funcionando sem Frusciante. Esse mau lançamento repercutiria na expulsão de navarro, queda nas drogas, algumas reabilitações, e a volta em um grande álbum: Californication!!!

Nome: One Hot Minute

Banda: Red Hot Chili Peppers

Ano: 1995

Gênero: Funk Rock

Certificados: 2xPlatina RIAA e Ouro BPI

6- Dirty Work



 Depois de "Tattoo You", quantos grandes álbuns dos Stones temos? Pois é... Nenhum. A banda já estava meio que sem Hype nessa altura do campeonato. Mas pô eles são os Stones então vamos dar uma atenção especial a eles, são lendas do rock. E como bom seguidor das tendencias comerciais, Mick Jagger que já havia feito isso com perfeição com Discoteca em "Some Girls" e com guitarras sintetizadas em "Tattoo You", a banda sabia se adaptar. Agora o alvo era o estilo do momento: New Wave.
 Tudo dá errado. A começar pela capa, que além de muito feia, é completamente fora da onda Stones. Como eu falei não há grandes álbuns após "Tattoo You", porém eles não são ruins, alguns até são muito bons como "Voodoo Lounge", porém com esse o buraco é mais embaixo. Quando o álbum saiu a banda recebeu uma péssima aceitação de crítica e público. Os fãs que estavam acostumados com o bom e velho Rock N' Roll dos Stones estranharam o som moderno e eletrônico da banda, e os críticos viram um bando de velhos tentando entrar numa onda comercial apenas para ganhar mais dinheiro(o que de certa forma é verdade). E o álbum é realmente muito ruim e é até hoje considerado o pior da extensa carreira dos Stones.
 A pior consequência deste álbum foram as brigas entre Mick Jagger e Charlie Watts geradas por esse álbum, que se repercutem até hoje.

Nome: Dirty Works

Banda: Rolling Stones

Ano: 1986

Gênero: New Wave

Certificação: Platina RIAA e Ouro BPI

Música que salva: Nenhuma

5- Comedown Machine



 Os fãs dos Strokes são tão apaixonados que desde de 2002 eles esperam um novo "Is This It"(Eu sou um desses manés, e sim eu espero muito um novo "Is This It"). Infelizmente não apareceu nada ao longo dos anos, apenas álbuns bons e nada mais. Nada como seu maravilhoso disco de estreia.
 Porém, sempre que a banda anuncia um novo álbum o Hype sobe aos montes. Então saiu em 2013, esse álbum. Não que ele seja ruim por um todo. Entretanto, ninguém, eu digo ninguém mesmo, entendeu esse álbum. Pra começar pelo marketing sensacional, o melhor da história. A ideia da banda pro marketing foi fazer... porra nenhuma. Não teve turnê, não teve clipe nem capa direito essa merda tem(é uma capa vermelha escrito o nome do álbum e o nome da banda).
 E o som foi outra coisa bizarra, deixou os fãs(que me inclui), bem confusos. Era uma vibe meio estranha, que mistura ondas eletrônicas, e deixa de lado as várias guitarras e a simplicidade sonora da banda. Foi uma loucura enorme. Até por isso, os fãs até hoje zoam muito esse disco. E esse é o único álbum que não teve uma repercussão ruim dentro da banda. Afinal os membros da banda parecem que cagam pra ela. É só isso mesmo...

Nome: Comedown Machine

Banda: Strokes

Ano: 2013

Gênero: Post-Punk Revival, Indie Rock, Indietronica

Certificação: Nenhuma

Música que salva: 50/50

4- Virtual XI



 É verdade que o Iron Maiden já tinha feito um álbum muito ruim com Blaze Bayley no lugar de Bruce Dickingson. E era realmente fazer um álbum pior que "The X Factor". Porém Blaze Bayley nos surpreende e aparece com essa pérola, que sim é pior que o anterior. O vocal de Bayley, além de ser uma porcaria, não tem nada ver com o estilo da banda. As composições são fraquíssimas, e não há nenhum épico.
 O álbum é tão ruim, mas tão ruim, que o Iron Maiden foi forçado(muito pelos fãs) a chutar o Blaze Bayley pra fora da banda, e implorar(sim implorar) para a volta de Bruce Dickingson, que sim, voltou e melhorou absurdos para a banda.

Nome: Virtual XI

Banda: Iron Maiden

Ano: 1998

Gênero: Heavy Metal

Certifcação: Nenhuma
,
Música que salva: Nenhuma

3- Cut the Crap



 Depois da obra complexa que foi "Sandinista!", Joe Strummer, começa a encher o saco dos outros membros para a volta do antigo produtor e safado Bernie Rhodes, que tinha sido expulso por motivos de que ele tava passando a perna neles.
 Os membros depois de muita discussão aceitam. Eles lançam seu super sucesso "Combat Rock", e logo antes da banda sair em turnê, Topper Headon, baterista da banda, é expulso por motivos cabalísticos, que acredita-se ser por vontade de Bernie Rhodes, pelo baterista lhe causar incômodo.
 Após a turnê do álbum, Mick Jones(o único com bom senso na banda. Por que Strummer era um manipulado pelo Rhodes e Simonon era um tonto), começa a discutir com Bernie Rhodes sobre o fato de Bernie estar roubando e manipulando eles(lembrar que hoje Bernie é milionário, e nenhum dos membros da banda é sequer rico), e Bernie manipula os outros membros para irem contra ele e Mick Jones sai da banda por conta própria.
 Eles colocam dois guitarristas no lugar e seguem a vida. Até que chega o álbum novo então, depois de quatro anos. O primeiro single "This is England", era sensacional, todos ficaram animados, até Mick Jones sobre o quanto gostou do primeiro single. Porém quando foram ver o álbum completo, era um lixo, uma bosta total. Era tão ruim, mas tão ruim, que os fãs do Clash(o que me inclui) preferem fingir que esse álbum não existe.
 A parte boa, é que após esse álbum, Strummer se deu conta de o quão manipulado ele estava sendo. A parte ruim é que foi o final definitivo do Clash.

Nome: Cut The Crap

Banda: The Clash

Ano: 1986

Gênero: New Wave(é eu esqueci de mencionar que eles deixaram o Punk pra fazer Synth Pop)

Certificação: Ouro BPI

Música que salva: This Is England

2- Chinese Democracy



 Desde seu primeiro álbum, "Appetite For Destruction" Guns não fazia uma obra completamente consistente. Primeiro veio "Guns N' Roses Lies", que foi uma obra boa, porém fraca. Após isso veio "Use Your Illusion I e II", que são dois álbuns, que dividem opiniões, e pra muitos apresentam os mesmos problemas de "Uno!Dós!Tré!". Então teve o polêmico "The Spaghetti Incident".
 A banda anuciou que seu próximo álbum seria intitulado: Chinese Democracy. O tempo passou, a banda brigou, a galera foi saindo, Guns N' Roses se tornou Axl e seu amigos.
 E então 15 anos depois do último álbum, veio então pelo Axl e seus amigos, "Chinese Democracy". Simples ninguém gostou, um lixo. Os fãs esperam 15 anos pra sair essa bomba. A banda ficou meio esquecida(e bastante zoada) depois desse lixo que eles chamam álbum. E eles não anunciaram quando voltariam a lançar álbum.

Nome: Chinese Democracy

Banda: Guns N' Roses

Ano: 2008

Gênero: Hard Rock

Certificação: Platina RIAA

Música que salva: Nenhuma

Menções Desonrosas

Born Again- Black Sabbath
The Top- Cure
Squeeze- Velvet Underground
Hot Spaces- Queen
Lulu- Lou Reed and Metallica
Psycho Circus- Kiss

1- St. Anger



 Como já apareceu ali acima. O Metallica fez duas grandes pérolas lixo pra música. A "Lulu" talvez seja pior, mas não tão emblemática quando essa. A banda desde que tinha lançado seu auto-intitulado, ficou fazendo trabalhos irregulares, "Load" e "Reload", um álbum nada demais, e as sobras de um álbum nada demais. Ainda teve a briga com o Napster. O Metallica tava em baixo. A banda foi ganhando Hype para o novo álbum. Parecia ser um grande álbum.
 Quando foi lançado, decepção geral. O álbum era muito ruim. A banda decidiu fazer um álbum de Nü Metal, tá errado isso Metallica. A banda deixou todo mundo puto da vida com esse álbum, do qual os fãs querem esquecer mas não conseguem.

Nome: St. Anger

Banda: Metallica

Ano: 2003

Gênero: Nü Metal

Certificação: 2xPlatina RIAA e Ouro BPI

Música que salva: Nenhuma


*BPI: Associação reguladora de vendas do Reino Unido
*RIAA: Associação reguladora de vendas dos EUA
























domingo, 14 de agosto de 2016

Top 10 Bandas Psicodélicas


 Nesse post vou analisar de forma crítica as principais bandas psicodélicas de todos os tempos. Não tem de ser bandas necessariamente da década de 60, ou do movimento psicodélico clássico. Bandas do movimento Neopsicodelia também entram.
 Importante citar algumas bandas que não irão aparecer aqui. Bandas que em algum momento misturaram seu som ao psicodélico, porém sua base ainda é diferente do gênero como Kinks, Janis Joplin, Rolling Stones, The Who estão fora. Bandas de Folk com proximidade ao psicodelismo como Byrds, Yardbirds e Love também não entram. Bandas Psicodélicas que não são de Rock como Funkadelic e Parliament também estão fora. Não tem Velvet Underground(não é psicodélico). E os Beatles não entraram pelo fato de não serem uma banda Psicodélica em sua grande maioria, mesmo tendo influenciado muito o gênero.
 Lembrar que os quesitos avaliados aqui serão: Sucesso comercial, Influencia, Pioneirismo e marca histórica. Se você tiver outra opinião, eu não ligo(zoas) você pode deixar nos comentários.
 Boa leitura!






10- Flaming Lips



 Nós temos de cara uma banda mais pra galera que "manja" do alternativo. A banda que ficou famosa com suas inovações ao vivo como gases coloridos, luzes(ao melhor estilo Pink Floyd), telões, imagens interativas, complexas configurações na iluminação, bonecos animados, fantasias e projeções.
 A banda foi formada em Oklahoma nos EUA, e começou a tocar na região. Logo ali no começo dos anos 80, eles se uniram a um dos primeiros selos independentes, a Restless.
 A banda lançou seu primeiro álbum em 1986. "Hear It Is", que tinha influencias do Pós-Punk e do Noise Rock, assim como do Dream Pop e do Shoegaze. O álbum se saiu bem criticamente. Porém seu sucesso comercial foi quase nulo. Eles iam angariando fãs com suas apresentações ao vivo e através do famoso boca a boca.
 O segundo álbum veio logo no ano seguinte, "Oh My Gawd!!!... Flaming Lips". O álbum vinha com várias referencias aos Beatles, e foi bem com a crítica. A banda continuou mau no sucesso comercial.
 A banda não demorou para vir com o terceiro álbum "Telephatic Surgery" que teve avanço real no sucesso com o lançamento do primeiro single da banda, "Drug Machine". A banda se saiu bem com a crítica, e nesse ponto eles já eram uma das principais bandas do cenário underground.
 A banda continuava na produção de álbuns. Logo em 1990 veio "In The Priest Driven Ambulance(with Silver Sunshine Stares)" e sem perder tempo em 1992 veio "Hit to Death in the Future Head". Ambos bem de crítica e ficando apenas para o underground.
 A banda que não dava muito tempo entre os álbuns voltou logo em 1993 com "Transmissions from the Satellite Heart". Além da ótima crítica, a banda ficou em primeiro lugar na Heatseekers Chart(é uma parada meio alternativa) da Billboard e em 108 na top 200 da Billboard. Salto importante para a banda que até então não tinha entrado em nenhum chart.
 O single "She Don't Use Jelly" entrou no top 10 das paradas de rock alternativo.  Já o segundo single do álbum passou em branco nas paradas.
 Não deu nem dois anos e a banda já voltava com "Clouds Taste Music". O álbum ficou em 16 na Heatseekers e conseguiu dois singles top 100 na Inglaterra. Mais dois anos veio "Zaireeka" que vendeu o dobro do esperado. Nossa vendeu muito? Nhê... O esperado eram 14,000 foram 28,000 o que para a banda era bastante. Além de pagar as contas legal.
 A banda voltou pra seu último álbum do milênio. "Soft Bulletin" onde houve um enorme salto de vendas. O álbum além do enorme sucesso crítico, conseguiu um disco de Ouro na Inglaterra, país onde entrou no Top 50. Ficou em 12 na Heatskeeters e teve dois singles nas paradas britânicas,
 Após a maior pausa da banda até então(3 anos. Sim só isso), eles voltaram com sua maior obra prima: "Yoshimi Battles the Pink Robots". A banda que além do gigantesco sucesso crítico, conquistou ouro nos EUA e Platina na Inglaterra. Entrou no Top 50 da parada Billboard e em 13 na Inglaterra. Fora o single "Yoshimi Battles the Pink Robots Pt. 1" que ficou no top 20 das paradas britânicas.
 A banda deu outra pausa agora de 4 anos, e voltou em 2006 com "At War with Mystics". O álbum ficou em sexto lugar nas paradas de sucesso Britânicas e em 11 na Americana. A banda ainda viria lançar mais um álbum que ia entrar no top 10 das paradas americanas, logo se consolidando como uma das principais bandas do movimento da Neopsicodelia.



Início: Oklahoma City, Oklahoma, EUA, 1983

Música Mais Famosa: Do You Realise?(2002)

Indicação do Escritor: Yoshimi Battles the Pink Robot Pt. 1(2002)

Álbum de Estúdio Mais Vendido: Yoshimi Battles the Pink Robots(2002)

Formação Clássica: Wayne Coyne(Vocal), Steven Drozd(Guitarra), Michael Ivins(Baixo) e Kliph Sculork(Bateria)

9- MGMT



 A dupla, extremamente louca, que mistura rock psicodélico com Indie e música eletrônica, é uma das mais importantes bandas da Neopsicodelia. A banda foi formada em 2005 na cidade de Nova York, eles começaram lançando algumas música e alguns EPs no começo dos anos 2000 e logo conseguiu um contrato com a Columbia Records, uma gravadora importante.
 A banda lançou o primeiro álbum no ano de 2007. Foi intitulado "Oracular Spetacular" e conseguiu gigante avaliações críticas. Além de ser junto com "Sound of Silver"(2007) do LCD Soundsytem os principais álbuns do movimento da Indietronica. O som que misturava diversas coisas como Indie, Dance Punk, Psicodelismo, New Wave, Música Eletrônica e Pop foi extremamente bem recebido pelo público. O álbum fez ouro na Inglaterra e nos EUA. Entrando na oitava posição nas paradas britânicas. Além de tudo ainda ganhou titulo de álbum do ano pela NME. O Single "Kids" conquistou Platina nos EUA, e se tornou o maior sucesso da banda. Outros sucesso foram "Electric Feel"  e "Time to Pretend".
 A banda volta 3 anos depois, com a renovação do som que nós já conhecíamos, com uma guinada no Indie. O álbum foi muito bem criticamente sendo considerado um dos melhores álbuns do ano. O álbum ficou em segundo lugar nas paradas americanas e quarto nas paradas britânicas. Sendo garantido como sucesso total.
 O último álbum foi o auto-intitulado de 2013, que conquistou boas posições, ficando em 13 nos EUA. O álbum foi bem criticamente mas nada demais. Foi o álbum da banda com o pior desempenho. Mesmo com um álbum não tão bem sucedido, a banda continua como uma das principais bandas do gênero.



Início: Nova York, Nova York, EUA, 2005

Mais Famosa: Kids(2008)

Indicação: Electric Feel(2008)

Mais Vendido: Oracular Spetacular(2008)

Formação: Andrew Van Wyngarden(Vocal, Teclado, Baixo, Guitarra, Bateria), Ben Goldwasser(Vocal, Teclado, Guitarra)

8- Tame Impala



 A banda australiana que é hoje uma das maiores bandas de Rock do mundo. Ela foi formada em 2007. Segundo seu líder Kevin Parker, pra quem curte banda ao vivo a banda é um coisa. Já pra quem curte álbuns de estúdio, a banda é ele mesmo(Muito humilde esse menino).
 A banda lançou um EP em 2008 o auto-intitulado que fez sucesso criando espaço para que fosse lançado o primeiro álbum. O tal álbum veio no ano de 2010. Foi intitulado "Innerspeaker". O álbum fez enorme sucesso conquistando Platina na Austrália. Ele ajudou a revitalizar o movimento psicodélico de forma mais clássica, diferente da nova onda de bandas psicodélicas que estavam surgindo.
 O segundo álbum "Lonerism", fez enorme sucesso fazendo platina. A NME considerou o álbum como um dos 10 melhores da década. O último álbum da banda lançado em 2015, "Currents", foi direto pro Top 5 nos EUA. A banda alcançou um patamar completamente diferente sendo consolidada como uma das maiores bandas de rock do mundo.



Início: Perth, Austrália, 2007

Mais Famosa: Feels Like We Only Go Backwards(2012)

Indicação: Half Full Glass of Wine(2008 in EP)

Mais Vendido: Lonerism(2012)

Formação: Kevin Parker(Vocal, Guitarra, Baixo, Bateria), Jay Watson(Bateria, Guitarra) e Dominic Simper(Samples, Percussão)

7- Moody Blues



 A banda britânica que é uma das precursoras do Progressivo e Psicodélico. Como já de praxe das bandas da época eles começaram com singles. O single "Go Now", conseguiu logo em 1964 o primeiro lugar nas paradas britânicas. Eles seguiram no Hype pra lançar o próximo álbum. Em 65 "Magnificent Moodies", que falhou completamente no saldo comercial. Os singles também não empolgaram, a banda parecia ir para o caminho de uma banda de One Hit Wonder.
 Eles seguraram a barra, pra voltar em 67 agora com foco no mercado estado-unidense. A banda veio com "A Days of the Future Passed", que já alcançou platina no mercado americano, ficando em terceiro lugar nas paradas do país. Nesse mesmo ano o single "Nights In White Satin" fica em segundo lugar nas paradas americanas.
 A banda voltou animada pra lançar mais um álbum para os EUA. "In the Search of the Lord Chorch", acabou decepcionando no mercado americano, não entrou nem no top 20. Mas eles recuperaram o mercado Britânico, que ficou em quinto lugar na Inglaterra.
 "On the Threshold of a Dream", despontou na crítica no ano de 69, e na Inglaterra conseguiu a conquistar o primeiro lugar nas paradas, algo inédito para a banda. Nos EUA conquistou Platina e voltou ao Top 20. No mesmo ano eles voltam com o sucesso de crítica "To Our Children's Children's Children", top 20 nos EUA e segundo lugar na Inglaterra.
 A banda continuou fazendo grandes álbuns. Logo no ano seguinte vem o álbum "A Question Of Balance", que ficou em primeiro lugar na Inglaterra e terceiro nos EUA fazendo um álbum de platina. A banda ainda vem a lançar seu clássico em 71, "Every Good Boy Deserves Favour". Primeiro lugar na Inglaterra segundo nos EUA.
 A banda ia lançar mais um álbum ainda no embalo, "Seventh Sojourn", que fez o top 5 na Inglaterra e conseguiu o primeiro lugar nos EUA. A banda se seguiu com seis anos sem lançar nada. Em 78 veio o mediano "Octave". Eles iriam dar sua última cartada no ano de 1981 com o sucesso "Long Distance Voyager", seu segundo e ultimo primeiro lugar nos EUA e top 10 na Inglaterra.
 A banda não é lembrada como uma das grandes do rock, talvez pelo fato de seu sucesso ser por charts e nem tanto por vendas e isso acabou criando uma visão muito próxima a que as bandas que faziam isso tem, banda de rock padrão medíocre dos anos 60 e 70. Mesmo assim a banda ainda é uma das mais influentes bandas de rock de todas



Início: Birmingham, Inglaterra, 1964

Mais Famosa: Nights in White Satin(1967)

Indicação: Tuesday Afternoon(1967)

Mais Vendido: Distance Voyager(1981)

Formação: Ray Thomas(Flauta e Vocal), Justin Hayward(Guitarrista e Backing Vocal), John Lodge(Baixo e Backing Vocal), Graeme Edge(Bateria) e Mike Pinder(Teclado)

6- Jefferson Airplane



 A banda Psicodélica formada em meados dos anos 60 ficou bastante famoso por ser liderado por uma mulher, algo inédito até então para o Rock. A banda ficou famosa também por ser uma das psicodélica mais puras, sem misturas com outros gêneros. A banda lançou sua estreia em 66 "Jefferson Aiplane Takes Off", um dos primeiros álbuns psicodélicos, enquanto bandas como Beatles, Cream, Moody Blues entre outros ainda não tinham se atrevido neste até então gênero alternativo. A banda ajudou a definir os rumos do gêneros.
 Se o primeiro álbum ajudou a dar rumo, um dos álbuns definitivos e que melhor definem o psicodelismo foi o seu próximo álbum, "Surrealistic Pillow" de 67 que ajudou a catapultar o gênero e deu mais confiança para as bandas de fora do gênero a entrarem nele também. O álbum ficou em terceiro lugar nas paradas americanas e teve um single no Top 10 e outro no Top 5 das paradas americanas. Coisas como as letras de protesto contra a guerra e  estilo de vida Hippie foram apresentadas para todo uma geração através desse álbum.
 A banda não ficou parada. Ainda em 67 teve o "After Bathing At the Baxter's" que fez sucesso moderado. A banda em 68 veio com "Crown of Creation" que ficou em sexto lugar nas paradas de sucesso e conquistou ouro nos EUA.
 Em 69 além da banda ser uma das principais do Woodstock, ela lançou o álbum "Volunteers" que entrou para o top 20. A banda ainda lançou o compilado com melhor nome de todos "The Worst of Jefferson Airplane" que conquistou platina nos EUA.
 A banda é até os dias de hoje considerada uma das principais bandas Hippie, sendo um dos principais "combatentes" contra a guerra do Vietnã, e algumas músicas são até hoje alguns dos maiores clássicos do Rock.



Início: San Francisco, Califórnia, EUA, 1965

Maior Sucesso; White Rabbit

Indicação: Volunteers

Mais Vendido: Surrealistic Pillow

Formação: Gracie Slick(Vocal), Paul Kantner(Guitarra e Backing Vocals), Jorma Kaukonen(Guitarra), Jack Cassady(Baixo), Spencer Dryden(Bateria).

5- Grateful Dead



 Grateful Dead é uma das mais bem sucedidas bandas de rock psicodélico de todos os tempos. A banda ficou famosa por misturar o som Country com o Folk e o rock Psicodélico. A banda ao lado dos Allman Brothers foi a primeira a fazer Jams(Improvisações no palco) no mundo do rock, além de serem uma das bandas mais inovadoras nesse quesito, são considerados uma das melhores bandas ao vivo de todas.
 Rapidamente eles conseguiram um contrato com a Warner Bros., o que lhes rendeu a oportunidade de logo gravar um álbum. O auto-intitulado veio em 67 conquistando ouro nos EUA. Uma ótima abertura para uma banda abstrata e complexa como o Grateful Dead.
 A banda lançou "Anthem of the Sun" sem sucesso em 68. No ano seguinte 69 veio "Aoxomoxoa", que conseguiu ouro nos EUA. Nesse mesmo ano a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, estilo que consagraria a banda. "Live/Dead" conquistou Ouro nos EUA e se tornou o álbum mais vendido da banda.
 Em 1970 a banda veio com mais um projeto de lançar um de estúdio e um ao vivo. Primeiro veio o de estúdio. "Workingman's Dead" conquistou platina nos EUA se tornando o mais vendido da banda. Todavia, como a alma da banda estava em suas apresentações ao vivo(que angariavam boa parte dos fãs dos álbuns de estúdio), e seus estúdio não faziam jus as apresentações no palco. Os fãs já sabiam disso, então eles já iriam correndo pra comprar caso saísse um novo ao vivo. Então em 1970 veio "American Beauty", o sucesso foi imediato, dupla platina nos EUA e Ouro na Inglaterra. A banda fez de um álbum ao vivo seu álbum mais vendido. Algo não muito comum pra hoje em dia, imagina em 1970.
 A banda seguiu, porém em 71 não lançou álbum ao vivo, apenas mais um auto-intitulado(o primeiro chamava-se "The Grateful Dead", esse chama-se apenas "Grateful Dead") que fez ouro nos EUA com um bom sucesso. Em 72 a decisão foi ao contrario em relação ao ano que tinha se passado. Neste ano sairia apenas um ao vivo. Assim saiu "Europe '72". A decisão de lançar apenas um ao vivo deu certo assim o álbum conquistou dupla platina nos EUA.
 A banda continuou produzindo álbuns sem sucesso. Ela ainda veio a lançar o compilado "Skeletons from the Closet: Best of Grateful Dead", que fez tripla platina nos EUA no ano de 74. Porém no que se diz a ao vivo e estúdio ficou 15 anos sem produzir nada que vende-se bem. Um ouro aqui, um ouro ali, entretanto nada que vale a pena ser ressaltado.
  Porém a banda não morreu, ela ainda ia dar uma golfinhada(aparecer fazer gracinha e sumir), com o álbum "In the Dark" de 87 que faria Dupla Platina nos EUA e Platina no Canadá, se tornando o álum de estúdio mais vendido da banda, e ainda colocando o single "A Touch of Grey" em primeiro das paradas de Mainstream Rock.
 A banda é considerada uma das mais inovadoras e importantes da histórias ainda tendo uma das logos mais conhecidas de todas e sendo um enorme sucesso no cenário e além, a banda se mantém como uma das lendas do rock.



Início: San Francisco, Califórnia, EUA, 1965

Mais Famosa: Truckin'(1970)

Indicação: Sugaree(1976)

Mais Vendido: In The Dark(1987)

Formação: Jerry Garcia(Vocal e Guitarra Base), Bob Weir(Guitarra Solo), Phill Lesh(Baixo), Ron McKernan(Harmonica) e Mickey Hart(Bateria)

4- Cream



 O Power trio de Rock Inglês, considerado o primeiro Super-grupo da história, formado por figuras extremamente talentosas, pode a primeira vista parecer não ter vendido tanto quanto grateful dead, simplesmente por não ter multi-platinas. Mas não se engane além do enorme sucesso comercial da banda, ela é ainda uma das mais influentes e conhecidas de todos.
 O Primeiro álbum foi o "Fresh Cream" de 1966. A banda entrando no top 10 Britânico e fazendo ouro tanto nos EUA quanto na Inglaterra. O álbum ainda não tinha tanto de psicodélico, e sim muito mais influência do Blues. Assim como o Jefferson Airplane a obra que consagra a banda veio em 67. "Disraeli Gears". Além de ser uma das obras que ajudou a popularizar o Rock Psicodélico, ainda é considerado o primeiro álbum de Hard Rock da história, assim como o primeiro Guitar Album da história. O álbum entrou no Top 5 tanto nos EUA quanto na Inglaterra e pegou platina apenas nos EUA na Inglaterra ficando apenas com Ouro. Além do Sucesso que todo mundo conhece "Sunshine of Your Love" que foi para o top 5 das paradas, o álbum ainda contém os clássicos "Strange Brew" e "Tales of Brave Ulysses".
 
A banda se preparava para seu maior sucesso "Wheels of Fire" no ano de 1968. A banda ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas com esse álbum e em terceiro lugar na Inglaterra. Platina em ambos os lados dessa vez. O álbum conta com alguns clássicos como "White Room", "Crossroads" e "Deserted Cities of the Heart".
 Como toda boa banda de rock que explode, quando chegaram no auge a banda começou a brigar, e então já não se entendiam mais. A banda decide gravar um último álbum e se despedir assim. "Goodbye", foi feito com u nome bem claro para todos entenderem que esse era o fim da banda. O álbum conseguiu o feito de ser o único a conquistar o primeiro lugar na terra natal da banda, a Inglaterra, ficando em segundo lugar nos EUA, conquistando platina na terra da rainha. A banda também deixou um ao vivo lançado um ano após o fim da banda, que fez platina na Inglaterra.
 A banda é até hoje uma das mais importantes bandas de todos os tempos que contém alguns dos músicos mais importantes de todos os tempos e alguns sucessos como "Sunshine of Your Love" são clássicos imortalizados.



Início: Londres, Inglaterra, 1966

Mais Famosa: Sunshine of Your Love(1967)

Indicação: World Of Pain(1967)

Mais Vendido: Wheels Of Fire(1968)

Formação: Eric Clapton(Guitarra), Jack Bruce(Vocal e Baixo) e Ginger Baker(Bateria)

3- Doors



 Enquanto o movimento psicodélico surgia na cidade de San Franciso. Um pequeno grupo de Los Angeles, de Blues Rock começava. E quando esse grupo ouviu o Psicodelismo ele surtou, e entrou na onda também. Introduziu a Harmônica como instrumento principal, e fez um som diferente de qualquer outro. E como líder esse grupo tinha um incrível Poeta e Maluco, porém extremamente carismático e bonito com uma incrível presença de palco. Um grupo desses não tinha como não funcionar nos anos 60.
 O grupo conseguiu um contrato com a Elektra, uma gravadora forte de Los Angeles. A banda começou a se organizar para lançar seu primeiro álbum. O auto-intitulado foi lançado no ano de 1967, e quando a crítica terminou de ouvir o álbum eles se sentiram maravilhados com o que eles tinham em mãos. Simplesmente um dos maiores álbuns de todos os tempos. E quando o álbum chegou nas lojas, ele explodiu, foi direto para o segundo lugar das paradas de sucesso, 4x platina nos EUA, 3x no Canadá, 3x na França, 2x na Inglaterra. O dinheiro vinha de todos o lugares. Jim Morrison era uma nova estrela. Ainda tem o single "Light My Fire" indo direto para o primeiro lugar nas paradas.
 Na onda do sucesso do primeiro álbum ainda em 67 eles lançam o "Strange Days", com uma pegada mais Dark. O álbum foi para terceiro lugar nas paradas americanas fazendo álbum de platina. A banda começou a ser pressionada pela gravadora a lançar logo um terceiro álbum. Então chega aos mercados "Waiting For The Sun" que não conseguiu o mesmo sucesso de crítica que os dois primeiros. Porém foi o primeiro e único álbum da banda a entrar em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Além de fazer um álbum de platina nos EUA. E ainda fez o single "Hello, I Love You"
 Em 69, veio o que talvez seja o "menos melhor" álbum da banda(não considerando os Póstumos), e o menos vendido da banda(não considerando os póstumos), e a banda parecia estar entrando em desgaste. Mesmo com o sucesso diminuindo a banda ainda colocou o single "Touch Me" em terceiro lugar nas paradas de sucesso.
 Então veio a virada pra década, a banda acabou por problemas com agenda não indo ao Woodstock. E chega 1970. Um dos melhores anos para banda. "13" o primeiro compilado da banda é lançado e faz platina nos EUA. É lançado também o primeiro ao vivo da banda "Absolutely Live", que ficou imortalizado por ser a primeira vez, a também a grande gravação de "The Celebration of the Lizard", um épico teatral de Jim Morrison, que imortalizou sua imagem como "The Lizard King". Ainda veio um álbum de estúdio. "Morrison's Hotel", foi um enorme sucesso de crítica, e ainda conseguiu platina em vários países, ficando em quarto lugar nas paradas.
 O último álbum da banda foi lançado em 71. "L.A Woman", foi o único álbum da banda de estúdio a pegar múltiplo platina além do estreia. Dupla Platina nos EUA, Tripla no Canadá, Dupla na França, 4x na Austrália. Top 10 das paradas de sucesso. Fora o enorme sucesso crítico que foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.
 Infelizmente o ano de 71 não terminou bem para o The Doors. No dia 3 de julho de 1971, na cidade de Paris na França. O líder da banda, poeta e vocalista Jim Morrison foi encontrado morto em seu apartamento. A causa da morte foi meio misteriosa na época, o que levou a muitas teorias da conspiração, mas o que sabemos hoje em dia é que ele teve uma overdose de heroína. E hoje ele compõe o clube dos 27.
 Para você ter noção do sucesso e influência do The Doors, o "The Doors Greatest Hits", lançado 9 anos após a morte de Jim Morrison, fez tripla platina nos EUA e o "The Best of the Doors" lançado em 1985 ou seja 14 anos depois da morte de Jim Morrison fez Diamante(10xPlatina) nos EUA. A banda é uma das mais importantes bandas de todos os tempos, tendo a figura de Jim Morrison imortalizada, sendo grande influencia para todos os artistas que vieram depois.



Início: Los Angeles, Califórnia, EUA, 1965

Mais Famosa: Light My Fire(1967)

Indicação: Crystal Ship(1967)

Mais Vendido: The Doors(1967)

Formação: Jim Morrison(Vocal), Ray Manzarek(Harmônica, Teclado, Orgão, Piano), Robby Krieger(Guitarra), John Densmore(Bateria)

2- Jimi Hendrix Experience



 O maior guitarrista da história, merece uma banda a sua altura. Mesmo sendo uma banda, não tem como não focar no Líder, Letrista, Compositor, Guiarrista, Vocalista e algumas coisas a mais e gênio Jimi Hendrix(muito narcisista não?). O incrível guitarrista, tocava em bandas de Rockabilly e R&B de gente como Ike e Tina Turner, Isley Brothers e Little Richard. Mas perdeu o gosto por aquele tipo de música, e queria fazer algo diferente algo inovador. Assim começou a tocar sozinho. Quando foi descoberto por um produtor, que o levou para Londres, onde assinou seu primeiro contrato, onde ele ganhava apena 1% dos lucros totais. Ele conheceu a cena blues e psicodélica que la estava rolando com bandas como Cream e Yardbirds e decidiu seguir nesse caminho mas misturando com Soul music.
 Ele surpreendeu com suas apresentações ao vivo(agora já como Jimi Hendrix Experience), e começou a chamar atenção na cena. Segundo alguns guitarristas da época como Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton(esse que se tornou grande amigo de Jimi), Jimi Hendrix assustou os guitarristas locais pela forma inovadora de tocar e de se apresentar.
 Após um ano compondo e angariando fãs através de apresentações ao vivo, a banda finalmente lançou seu primeiro álbum. "Are You Experienced?" foi lançado no ano de 1967 e é considerado uma das maiores obras de todos os tempos, estando em várias listas de top 10 melhores álbuns de todos os tempos. A revolução causada por esse álbum é até difícil de explicar. Mesmo que os Guitar Albuns e o Hard Rock tivessem sido inventados pelo Cream, o Jimi Hendrix Experience levou para outro lado. Além de ser de longe a banda mais pesada da época, o jeito de tocar de Hendrix foi extremamente revolucionário. E no que se refere a sucesso comercial, quinto lugar nos EUA, segundo na Inglaterra, ouro no Reino-Unido e 5xPlatina nos EUA. Um sucesso gigante. E a banda saiu fazendo shows incríveis, afinal era uma banda de estrada. Enquanto eles faziam tour, eles compuseram um novo álbum e já lançaram no ano de 67. Assim saiu "Axis: Bold as Love", que é considerado outro dos melhores álbuns de todos os tempos, sempre estando em top 100 ou 50 melhores álbuns de todos os tempo. Terceiro lugar nos EUA e quinto na Inglaterra, fez platina nos EUA. Sucesso garantido.
 Sem esperar muito tempo já em 1968, veio o "Electric Ladyland", que foi o primeiro e único álbum em primeiro lugar nas paradas. dupla platina nos EUA. E a crítica? A crítica amou o álbum, vocês já sabem aquele negócio de ser um dos melhores de todos os tempos, sempre estar entre os top 50 ou top 100 e talz.
 Nesse ano a banda foi headliner do Monterrey Festival, dominando o festival por completo. Ainda nesse ano a banda acabou, por problemas com a gravadora e com dinheiro. Porém como a figura de Hendrix era maior que a da banda ele finalizou a banda e saiu em carreira solo. No ano de 69 ele foi a figura central do Woodstock.
 Infelizmente a carreira solo de Jimi, nunca aconteceu, por que no dia 18 de setembro de 1970 Hendrix faleceu. A duas fontes, a primeira diz que ele morreu eng asgado com o próprio vômito(se você achou isso estranho e incomum, saiba que Bon Scott do AC/DC e John Bonham do Led Zeppelin morreram da mesma forma) e a segunda diz que ele teve uma overdose de Barbitúricos. O importante mesmo é que perdemos uma das maiores figuras da história da música e de todo sempre. A influência de Jimi Hendrix é tão extensa que nem podemos descrever. Até os dias de hoje não há como falar de guitarra sem falar de Jimi Hendrix.



Início: Londres, Inglaterra, 1966

Mais Famosa: Purple Haze(1967)

Indicação: Crosstown Traffic(1968)

Mais Vendido:Are You Experienced?(1967)

Formação: Jimi Hendrix(Guitarra e Vocal), Mitch Mithcell(Bateria) e Noel Redding(Baixo).

Menções Honrosas:

13th Floor Elevator
Iron Butterfly
Hawkwind
Moby Grape
Blue Cheer
Soft Machine
Animal Collective
Procol Harum

1- Pink Floyd



 Uma das mais lendárias e louvadas bandas de todas. O Pink Floyd foi formado nos anos 60 na Inglaterra, por Syd Barret. A ideia era que fosse The Marvelous Song of Pink and Floyd, que é o nome de um álbum de Jazz do qual Barret era muito fã. A banda começou a tocar em palcos alternativos. Eles lançaram seu primeiro single em 66. Arnold Layne. Sem mais sucessos.
 O primeiro álbum lançado foi "A Piper of the Gates At Dawn", no ano de 67(bendito ano). O álbum foi um enorme sucesso de crítica, sendo considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O som da Pink Floyd não tinha nada de blues e soul como as outras bandas. Era o mais Psicodélico que alguém já havia chegado. Seu formato que vai influenciar muitas bandas principalmente da Neopsicodelia e do Psicodelismo dos anos 70. Para se ter uma noção da influência do álbum, muitos fãs dizem ter sua fase do Pink Floyd preferida como a fase Barret, que é composta apenas por esse álbum. Na época o álbum quase não fez sucesso. Mas na saga de relançamentos após o sucesso ele ficou em nono lugar nas paradas britânicas.
 No ano seguinte, a banda começou alguns projetos novos. Porém Syd Barret começou a sumir, e as vezes que ele aparecia ele estava tão drogado que não conseguia tocar. Os problemas mentais e as drogas faziam com que ele não conseguisse compor ou tocar. A banda chamou um músico até então de apoio. David Gilmour, que seria uma grande entrada para a banda. Barret acabou saindo um tempo depois por razões desconhecidas, sem nem ter brigado, sem ser por motivos de pensamento em relação a obra, apenas saiu sem esclarecer o por que. Então Gilmour tomou seu lugar.
 No ano de 68, a banda lançou ainda em uma fase conturbada, um álbum conturbado. "A Saecerful of Secrets", foi lançado, e era um ótimo álbum, porém não chegava aos pés do primeiro. Até por que a banda tinha se tornado uma banda sem nome, eles estavam perdidos. E o álbum angariou alguns fãs, porém o Pink Floyd continuou underground.
 A banda ainda meio perdida foi para 69 com dois álbuns e meio. O primeiro foi More uma trilha sonora para o filme de mesmo nome. Um bom álbum. Sem sucesso. O segundo, foi um álbum meio ao vivo e meio de estúdio. A banda iria sair do Underground, porém não iria alcançar o mainstream. E agora com seus shows espetaculares iria começar a fazer tours para conquistar mais fãs.
 Roger Waters, então baixista da banda, decidiu dar um rumo a banda, que já mostrava tendencias progressivas. Então misturou Progressivo com Psicodelismo para montar o som único do Pink Floyd, que iria fazer sua primeira obra com esse padrão. Agora com rumo a banda lançou "Atom Heart Mother", que tinha uma capa incrível(como já de praxe da banda). O disco espetacular, colocou a banda no Mainstream inglês, foi direto para o número 1 das paradas britânicas. Mesmo o álbum tendo feito platina nos EUA a banda continuou não muito conhecida por lá.
 Em 71 nessa mesma vibe veio mais um espetacular álbum. "Meddle", terceiro lugar e platina na Inglaterra e dupla platina nos EUA. Aos poucos a banda ia dominando os Estados Unidos e o mundo. Em 72 veio um álbum diferente o mais pesado da banda, "Obscured By Clouds", que não empolgou muito nas vendas, mesmo sendo um ótimo álbum.
 A banda foi criando um projeto ambicioso, de 10 faixas todas interligadas, sem começo meio e fim, tudo em uma unidade. A obra com fortes inspirações da música clássica. Diversos movimentos Suite. Assim sai "The Dark Side of the Moon". A "masterpiece" do Pink Floyd. Essa maravilhosa obra prima, é considerada um dos mais importantes e influentes álbuns do Pink Floyd. A banda, criou um dos melhores álbuns de todos os tempos, uma obra inovadora, que não só define a banda, como o gênero e a geração. E ainda mais, esse álbum fez com que o gênero Progressivo virasse mainstream e resgatou o gênero Psicodélico que estava um pouco morto.
 Na questão comercial? Diamante nos EUA ou 15xPlatina, Diamante ou 14xPlatina na Inglaterra, Diamante ou 19xPlatina na Nova Zelândia, Diamante ou 14xPlatina na Austrália... 1 Disco de Urânio ao Redor do mundo ou mais de 50 milhões de cópias de você preferir. É simplesmente o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos. Segundo lugar na Inglaterra e Primeiro Lugar nos EUA. A obra fez um dos maiores sucessos de todos os tempos.
 Apenas dois anos depois, veio o álbum "Wish You Were Here", um álbum com apenas 5 músicas(tá vários álbuns da banda tem apenas 5 canções), incluindo a épica "Shine on Your Crazy Diamond" de 26 minutos. "Dark Side..." já tinha se tornado a obra mais ambiciosa da história, porém "Wish You Were Here", quase só por causa de "Shine On,...", se tornou a obra mais ambiciosa.
 7xPlatina na Austrália, 6xPlatina nos EUA, 4xPlatina na Nova Zelândia, 3xPlatina no Canadá, 2xPlatina na Inglaterra. Primeiro lugar nos EUA. Super sucesso. E a crítica amou, colocando o álbum como um dos melhores de todos os tempos.
 Mais dois anos. Mais um disco de 5 músicas. "Animals" de 77, outro álbum maravilhoso. Segundo Lugar na Inglaterra, Terceiro nos EUA. A banda focou como o nome diz fala sobre animais todas as faixas. 4xPlatina nos EUA. O sucesso ainda era enorme, mesmo que esse tivesse sido inferior aos anteriores, talvez por que o Punk tivesse dominado tudo e bandas complexas de rock progressivo fossem ignoradas.
 Em 79, veio de longe o álbum mais ambicioso de todos os tempos, junto com o Sandinista! do Clash. A banda começou a arquitetar um opera-rock, contando a vida de um astro do rock perturbado, e uma viagem através de suas lembranças e pensamentos. Contando com 26 faixas. A ideia era tão louca que em 1982 virou um filme mais louco ainda, extremamente perturbado que se tornou um sucesso de bilheteria. Parecia quase impossível, que um álbum conceitual progressivo, em plena era Punk, se tornasse um sucesso. Quando lançado no final de 1979, o álbum foi extremamente elogiado pelos críticos se tornando outro dos melhores álbuns de todos os tempos sempre nos Top 100 ou Top 50.
 Mas e o desfecho do lance do sucesso? 2xDiamante ou 23xPlatina nos EUA, Diamante ou14xPlatina na Nova Zelândia, Diamante ou 11x na Austrália... Primeiro Lugar nas paradas americanas e terceiro nas britânicas... Está bom para você. E ainda gerou o single "Another Brick on the Wall Pt.2", que no ano de 1980 alcançou o primeiro lugar da tanto britânicas quanto americanas. Hoje é o segundo álbum mais vendido da história dos EUA.
 A banda estava no topo do mundo. Porém havia intensas brigas entre Gilmour e Waters. Enquanto Wright e Mason estavam super de boas, aproveitando o dinheiro, os outros dois estava se matando. Nesse clima de briga e muita droga saiu "The Final Cut" em 83. O álbum inicialmente contando histórias da vida de Waters, se tornou um manifesto contra a guerra das malvinas. O álbum é muito bom, porém meio incompreendido. Ficou em primeiro lugar na Inglaterra e em sexto nos EUA, onde fez dupla platina. Em meio a muitas brigas o Pink Floyd ia desmoronando do topo do mundo. Logo Roger Waters saiu da banda.
 Aparentemente a banda não voltaria, porém Gilmour assumiu a direção do barco. Em 1987 veio ao mundo "A Momentary Lapse of the Reason". Outro álbum espetacular, que ficou em terceiro lugar das paradas tanto britânicas quanto americanas. Fez 4xplatina nos EUA. O singles "Learning To Fly" e "On the Turning Away" ficaram em primeiro lugar nas paradas de Rock. A banda estava voltando ao topo.
 Ocorreu um período de sete anos sem álbuns de estúdio. Nesse período foi lançado o álbum ao vivo "The Delicate Sound of Thunder" de 88 que fez tripla platina nos EUA.
 Passado esses 7 anos, chegou 1994, e com ele veio "The Division Bell", e com ele veio tripla platina nos EUA, dupla platina na Inglaterra, 4xplatina no Canadá, e um single em primeiro lugar das paradas. Fora que o álbum em si, ficou em primeiro lugar em 10 países diferentes.
 A banda acaba em 95 e eles deixam um último álbum ao vivo, que unificando, DVD com o álbum vendeu Diamante ou 10xPlatina nos EUA, Diamante ou 11xPlatina na Austrália e 4xPlatina na Inglaterra.
 A banda é fácil uma das 5 maiores bandas de rock, e facilmente entra como um dos dez maiores artistas de todos os tempo. A maior banda de Progressivo, a maior banda de psicodélico. A banda criou o legado e tem uma legião de fãs. Pink Floyd: Ou você Ama, ou você não conhece, ou você não entendeu direito.



 Início: Londres, Inglaterra, 1965

 Mais Famosa: Another Brick on the Wall Pt. 2

 Indicação: Time

 Mais Vendido: The Darkside of the Moon

 Formação: David Gilmour(Guitarra e Vocal), Roger Waters(Baixo), Nick Mason(Bateria) e Richard Wright(Teclado).


Obrigado pela atenção!!!