sábado, 29 de outubro de 2016

Grandes Embates do Rock: Green Day vs. Blink 182

Nesse post vou analisar a disputa entre as duas grandes bandas do Pop Punk dividindo em categorias e decidindo o campeão

Vocalista: Green Day. Os vocais são normais ambos. Mesmo que de vez em quando a voz do Tom pareça irritante. O trabalho de dois vocais com Mark e Tom no Blink é muito bom, entretanto Billie Joe é uma das vozes mais icônicas do Rock e não podemos ignorar isso.


Músicos: Green Day. Não existe uma banda Punk viva ou morta de overdose que seja melhor que o Green Day. Tré Cool não deveria ser considerado um Baterista punk de tão que é. Mike Dirnt toca muito baixo. O mais fraco da banda que é Billie Joe na guitarra é um bom guitarrista. Agora o Blink é aquela coisa né... Banda Punk sabe...




Sucesso Comercial: Green Day. Aqui nós temos quase um empate. De um lado temos a única banda Punk a conseguir um álbum de Diamante, e do outro a primeira banda Punk a chegar ao primeiro lugar das paradas. A questão é: Mesmo que o Blink no final dos anos 90 e início dos 2000 tenha gozado de grande sucesso o Green Day foi a principal banda do movimento pop punk dos anos 90 com o álbum a chegar diamante e ficar com o segundo lugar "Dookie", e conseguir mais de 5 números 1 nas paradas de Rock e depois se tornou a principal dos anos 2000 também com o super sucesso "American Idiot" que fez 6xPlatina, chegou aos primeiros lugares da parada de sucesso e ainda teve o hiper sucesso "Boulevard of Brokens Dreams". O Green Day não só fez mais sucesso como fez sucesso por mais tempo




Influência: Green Day. Simples, junto com o Offspring os fundadores do gênero do Pop Punk. O Blink 182 influenciou uma grande gama de artistas dos gênero nos anos 2000, mas antes de tudo as coisas começaram com o Green Day isso é muito simples.




Melhor Álbum: Dookie, Green Day. Se não fosse esse o Green Day viria com "American Idiot", "Kerplunk!", "Imsomaniac Ltd.", "Nimrod", "21thCentury Breakdown". O Blink 182 ainda pode oferecer "Take Off Your Pants and Jacket" ou o mais clássico "Enema of the State" porém mesmo assim não poderia ir com o Green Day. O álbum e questão mostra toda a energia do Pop Punk em canções bem construídas com uma dose de sarcasmo.


Discografia: Falamos de duas discografias que não são cem por cento regulares. O Green Day lançou álbuns como "Warning!" e a série "Uno!Dos!Tré!" que são bem ruins. Porém como já citado acima, o número de álbuns muito bons do Green Day supera bastante o do Blink 182, e deixa a banda com saldo positivo.






Obra Visual: Green Day. Os clipes do Blink são visivelmente mais divertidos. Os clipes dos anos 90 do Green Day são meio estranhos alguns e os dos anos 2000 são ótimos como o de "Jesus of Suburbia" por exemplo. Porém a iconicidade dos clipes de "Damnit", "All the Small Things", "What's My Age Again?", "The Rock Show" e "First Date" são muito maiores.
O Green Day compensa. Além das capas e das logos serem visivelmente melhores, o conceito visual da banda é mais sólido e original. Desde o jeitão adolescente decadente de Dookie, da qual o Blink mesmo tira sarro ao conceito meio roubado de My Chemical Romance de roupas de American Idiot até o jeitão Hardcore de Revolution Radio. Tudo tem mais identidade.



Letras: Green Day. O Green Day consegue dominar a tiração de sarro ácida nos anos 90 de forma perfeita. O Blink 182 aprimora sendo mais escrachada e engraçada. Porém com o amadurecer da banda o Blink que ficou muito depressivo não fez boa passagem. Já o Green Day melhorou muito, desde letras hiper melosas de "Boulevard of Broken Dream" as críticas duras de "American Idiot". A banda é consideravelmente mais madura que o Blink e domina vários tipos de letra.


Ao Vivo: Green Day. O Green Day é uma das melhores bandas ao vivo. Eles lotam estádios, cativam o público, tem muita energia, tem o momento que o fã toca a música. O Blink 182 faz o que tem de ser feito o normal. O Green Day é outro nível.





Conclusão: O Green Day claramente é a maior banda dessa bagaça. A importância do Blink é valida, porém não há como competir com o Green Day!!!


Um comentário: