sábado, 29 de outubro de 2016

Top 10 60s Albums

 Nesse post nos vamos fazer uma análise sobre os principais álbuns da década de 60. Não só a qualidade mas como vendas, importância, Charts, influência e inovação.
 Aqui nós não colocaremos todos os artistas que produziram material nos anos 60. Os artistas que prosperariam nos anos 70 ficam para outra lista. Se você espera ver, "Led Zeppelin II", "A Piper of the Gates At Dawn", "Stooges" ou "Everybody Knows This Is Nowhere" sinto informar-lhe que esses respectivos artistas terão seu momento.
 Lembra-los-ei(mesóclises é legal né) que é apenas um álbum por artista.
 Nós focaremos em artistas que mais representam a década. Artistas que marcaram em seus gêneros. Que são marcas dos anos 60.
 Sem mais delongas, pode deixar sua opinião nos comentários, mesmo que eu não ligue(zoas) e Boa Leitura!!!



 Vamos a outra época. Os psicodélicos anos 60, onde as pessoas tomavam LSD e Transmitiam mensagens de paz. Onde o Rock se firmou. Uma geração que presava por Liberdade, para amar e viver. Que se desprendia do consumo. Os jovens mais Libertinários de todos apresentados apenas pelas músicas que escutavam.

Indicações de Chart e Vendas

Platina US: 1.000.000 de Cópias
Gold US: 100.000 Cópias
Diamond US: 10.000.000 Cópias

Platina UK: 300.000 Cópias
Gold UK: 100.000 Cópias

Platina CAN: 100.000 Cópias
Gold CAN: 50.000 Cópias
Diamond CAN: 1.000.000 Cópias

Gold AUS: 35.000 Cópias
Platina AUS: 70.000 Cópias
Diamante AUS: 500.000 cópias

UK: Reino Unido
US: EUA
AUS: Austrália
CAN: Canadá
FRA: França
NOR: Noruega
NLD: Holanda
GER: Alemanha
JP: Japão
SWE: Suécia
AUT: Áustria
ITA: Italia
ARG: Argentina
SPA: Espanha

10- Disraeli Gears



 O primeiro supergrupo de todos os tempos precisava estar na lista. O Power Trio Britânico por excelência mudou o mundo da música. A banda consagrou os Trios e influenciou uma porrada de bandas que vieram a seguir como Jimi Hendrix Experience e Grand Funk Railroad.
 Eles lançaram o álbum no ano de 1967. A faixa de abertura é o clássico "Strange Brew". A faixa abre bem o álbum, é provável a faixa mais psicodélica do álbum. Logo em seguida tem o clássico da banda "Sunshine of Your Love" que mostra muito da sensibilidade Pop da banda para fazer músicas sem necessariamente Jams com longos solos ou covers de Blues antigos. A linha de baixo marcante e o espetacular trabalho de baterias de Ginger Baker forma uma dupla incrível. Isso sem considerar os solos de Clapton que são animais.
 Ainda temos outra música que eu adoro. A não tão famosa "World of Pain" uma espécie de "Proto-Protótipo" do que viria ser uma Power Ballad. Com linhas de guitarras e um vocal melódica em ótimo tom de melancolia deram um ar único a ela.
 O álbum inteiro é uma pintura. "Tales of Brave Ulysses" que narra a épica história, é um clássico e um jogada ousada da banda com um ritmo bem demarcado e uma qualidade técnica acima da média o baixo que come solto a guitarra distorcida de Clapton. Fora a porradaria que vem em "SWLABR" com uma bateria e um guitarra nervosíssimas que fazem a música mais pesada da banda.
 O álbum tem claras inspirações em músicas oriental, e usa e abusa da proto-melancolia musical com solos alucinantes, e instrumentação muito bem trabalhados. E se fora dos palcos os músicos mal conseguiam se olhar, dentro a química era impressionante, a forma revolucionária de se comportar no palco e as famosa Jams(improvisos) de 20 min. marcam pra sempre a história da banda.
 Em relação a importância, o álbum fez enorme sucesso, entrando em posições altas nas paradas com o Hit "Sunshine of Your Love" sendo emplacado no Top 5 da Billboard. O cenário que já tinha sido aberto pelo Cream e após isso massivamente expandido por Jimi Hendrix Experience. A banda se posicionou entre as mais importantes do movimento de Blues Psicodélico e Proto-Hard.
 A banda se firmou na cena psicodélica fora da Inglaterra e garantiram um lugar ao Brilho de Sol no mundo do Rock.



Álbum: Disraeli Gears

Banda: Cream

Ano: 1967

Gênero: Rock Psicodélico, Blues Rock, Proto-Hard

Mais Famosa do Álbum: Sunshine Of Your Love(Faixa#2)

Indicação do Escritor: World Of Pain(Faixa#3)

Integrantes: Eric Clapton(Guitarras), Jack Bruce(Baixo e Vocal) e Ginger Baker(Baterista)

Charts: UK#5/US#4/AUS#1/CAN#10/FRA#2

Certificados: UK Ouro, US Platina, Austrália Platina.

9- Green River



 A banda americana Credence Clearwater Revival é uma das clássicas bandas do gênero Southern Rock e a banda fez bem seu trabalho de casa lançando esse álbum em 1969, após o já bem sucedido "Bayou' Country".
 O álbum é um verdadeiro álbum de Rock N' Roll. Ele abre com a porrada da auto-intitulada que trabalha sempre com o grande guitarrista e vocalista John Fogerty. O Riff inicial do álbum é de extrema qualidade, e sintetiza bem o espírito do álbum.
 "Commotion" e "Tombstone Shadow" são grandes faixas e junto com a linda balada "Wrote a Song For Everyone" são uma sequencia absurda de faixas. Destaque mesmo para "Commotion" que é um ótimo trabalho misturando Country e Blues com uma batida quase de Proto-Metal com uma guitarra distorcida e pesada, algo curioso para uma banda do gênero.
 A sequência alcança seu ápice com o Hiper Hit "Bad Moon Rising" que fez um sucesso colossal na época e é uma das grandes faixas no estilo Country de Raiz da banda. Sua letra apocalíptica porém com uma linha melódica alegre é um trabalho Emocional difícil.
 "Lodi" é mais uma grande faixa no Violão, essa é em um nível de Country acima. "Sinnister Purpose" é outra faixa que Flerta com linhas melódicas que se alterasse alguns detalhes e com uma boa distorção virava uma faixa do Black Sabbath. Seu poderio de Blues pesado da um peso impressionante mais uma faixa ousada.
 A faixa no estilo Rockabilly de "The Night Is the Right Time" vem a calhar e dá uma música pra tocar em festa e dançar.
 A banda passeia entre o Rockabilly, o Southern, O Hard Rock, o Country e o Blues com uma frieza da forma que todas são de um único gênero mais todas tem algo do outro gênero.
 A banda explodiu mais ainda com esse álbum que basicamente moldou o gênero Southern Rock e simplesmente revolucionou a música.



Nome: Green River

Banda: Credence Clearwater Revival

Ano: 1969

Gênero: Southern Rock, Swamp Rock, Country Rock, Blues Rock

Mais Famosa: Bad Moon Rising(Faixa#5)

Indicação: Commotion(Faixa#2)

Integrantes: John Fogerty(Vocal e Guitarra Solo), Tom Fogerty(Guitarra Rítmica), Stu Cook(Baixo) e Doug Clifford(Bateria)

Charts: US#1/UK#20/NOR#10

Cert.: US 3xPlatina

8- Velvet Underground and Nico



 A banda Nova Iorquina de Art Rock, Glam, Proto Punk, Psicodelismo entre outras loucuras se juntou com a cantora Nico para fazer uma das obras mais fantásticas de todos os tempos. Se fossemos falar de qualidade é possível que o álbum estivesse entre os 3 primeiros, porém em influência.
 O som da banda não era algo habitual. Eles misturavam o som de blues rock clássico com influências psicodélicas e o som simples e rápido das bandas Mod Rock. A capa clássica feita pelo artista pop Andy Warhol. Tudo é vanguardista nesse álbum. Não atoa o Velvet Underground se tornou a primeira banda cult da história e é provavelmente se não a criadora a popularizadora do termo Underground. Na época em si o álbum não fez nenhum sucesso, assim como a banda que foi resgatada décadas depois. A importância desse álbum vem da influência. Stooges, Iggy Pop, David Bowie, Talking Heads, Radiohead, Brian Eno e Pixies são alguns artistas que citam influência do Velvet Underground.
 A banda fez um trabalho maravilhoso, a troca de vocais entre Lou Reed e Nico é muito bem feito desde as primeiras faixas. Os backing vocals entram muito bem e mesmo que não fossem grandes músicos a banda estava bem alinhada. Os grandes avanços foram na inventividade, onde sons não pertencentes a música entravam no meio, ruídos, barulhos agonizantes. Instrumentos não convencionais como Gaita de Fole e Violino foram usados nesse álbum. É possível captar influências até de bossa nova no álbum.
 As primeiras faixas parecem canções de ninar feitas pelo Tom Jobim, adaptadas pelo Jefferson Airplane e lançadas pelo David Bowie na fase de Berlim. A primeira quebra vem em "Venus In Furs", com percussões quase tribais e ruídos de guitarra que influenciam o Shoegaze futuramente.
 A faixa "Run Run Run" parece um Blues dos Stones com pegadas dos Byrds e do Love. A sutilidade e os sons bizarros lembram além da sonoridade densa mostravam que eles influenciam artistas como Beatles, Pink Floyd, Cure, Yes e Led Zeppelin. Fora os artistas mais voltados para o Punk que pegam influências como Ramones, New York Dolls, Television, Blondie, The Jam entre outros. E nos dias atuais a banda é a principal influenciadora no movimento post-punk revival em bandas como Killers(que inclusive Lou Reed chegou a gravar junto), Franz Ferdinand, Libertines e principalmente nos Strokes.
 As duas faixas que vem a seguir são uma viagem muito louca a base de LSD e Heroína. A densidade e a complexidade sonora da banda chega no limite e sua única reação é ficar admirado.
 O final do álbum só te leva mais a viagem ainda, é quase uma droga a parte. As baterias quase tribais o baixo demarcado e os longos e atordoantes ruídos se encontram em uma obra prima da música.



Nome: Velvet Undeground and Nico

Banda: Velvet Underground

Ano: 1967

Gênero: Art Rock, Glam Rock, Proto Punk, Psicodelia

Mais Famosa: Heroin(Faixa #7)

Indicação: Run Run Run(Faixa #5)

Integrantes: Lou Reed(Vocal e Guitarra Base), Nico(Vocal), John Cale(Baixo, Violino, Backing Vocals outros instrumentos), Sterling Morrison(Guitarra Solo) e Maureen Tucker(Bateria)

Charts: US#129/UK#43/NOR#40/FRA#164/GER#89/NLD#58

Cert.: UK Platina

7- Let It Bleed



 A banda Rolling Stones é com certeza uma das mais importantes que existiu na história do Rock N' Roll. Mas como nós sabemos(pelo menos eu imagino que você saiba) a carreira dos Stones é muito irregular, com vários álbuns que eram medianos e ruins(Cof cof, "Steel Wheels" cof cof "Dirty Work"), milhões de singles que ninguém escutou, entretanto Mick Jagger, Keith Richards e compania ainda fizeram álbuns muito bons, principalmente no período 66-72 onde a banda fez álbum bom atrás de álbum bom. "Aftermath" e "Beggars Banquet" poderiam ser as escolhas aqui, e pra um dos anos 70 "Sticky Fingers" ou "Exile On the Main St.", porém a grande obra da banda com certeza é "Let It Bleed".
 
Gravado anteriormente a "Let It Be" dos Beatles antes que venham dizer que é plágio, o álbum simplesmente trás a banda em sua melhor forma. Eles haviam começado uma nova(e a melhor fase), onde eles passaram a focar menos em singles isolados(lembrar que o último grande sucesso em Non-Album Single foi "Honk Tonk Women" lançado meses antes do álbum), além disso a morte de Brian Jones havia afetado extremamente a banda, que agora tornara-se menos experimental, e mesmo que o cara não tocasse guitarra de fato na banda desde o primeiro álbum, a quimica da banda foi um pouco afetada. Todavia a entrada de Mick Taylor como novo guitarrista base ajudou não só a estabilizar a banda como ajudou a moldar o som que seria padrão nos três melhores álbuns e na fase de maior sucesso comercial da banda.
 A banda havia feito como último trabalho "Beggars Banquet" que vinha com seus tambores tribais e a chocante faixa "Simpathy With the Devil", que chocou a America Conservadora e a Inglaterra mais ainda(local onde a música "Let's Spend the Night Together" foi censurada sendo transformada em "Let's Spend the Night Together"),
 A banda vem com um trabalho menos experimental porém não menos experimentativo(a diferença é simples, experimental é com coisas que quase ninguém tenta e que são muito loucas. Experimentativa é misturar o som tradicional com coisas que já dão ou deram certo. Exemplo, "Kid A" do Radiohead é experimental, "Young Americans" do Bowie é experimentativo). As novidades ao Blues Rock dançante dos Stones foram Soul, R&B, Rockabilly, Country, Folk e pitadas da onda do Hard Rock. Porém fica claro como eles buscaram fazer mais coisas com o R&B, Soul principalmente o Country. Algumas influencias do Surf, Jazz e Romântica também são perceptiveis.
 Os arranjos como de praxe estão bem complexos. Se nos álbuns anteriores tinhamos Cítaras Indianas e Tambores Tribais, aqui temos Gaitas, Banjos, Violões, Coros, Pianos estilo Country entre outros instrumentos tradicionais na música americana.
 Se o nome e a capa já são provocantes, as letras do álbum são mais ainda. Uma mistura muito louca de Festa e Sexo com letras Reflexivas e de Forte Crítica Social, uma coisa que poucos artistas conseguem fazer ter tanto sentido como os Stones. O bolo sendo furado pelo vinil na capa representa bem o sentimento de destruir o doce com esse álbum(mas calma, não chega ser um Elvis Costello).
 Os músicos estão afiadissimos nesse álbum. Além de Jagger que é um Show a parte(literalmente), e Keith Richards que vai muito bem com a proposta de Guitarra estilo Southern(que tem alguma coisa a ver com o John Fogerty com certeza) que ele apresenta no álbum. Charlie Watts e Mick Taylor(Baterista e Guitarrista Base consecutivamente) mostram muito serviço fazendo muito bem o papel lhes dado e Taylor vai tão bem em sua estréia que você não sente falta de Jones ao longo do álbum. Uma atenção especial a Bill Wyman que está arrebentando no álbum e como uma das figuras mais underrateds da história do rock merece a atenção.
 O álbum abre com uma das faixas mais absurdamente sensacionais da história do Rock. "Gimme Shelter" a crítica a pobreza e ao desprezo pelos Sem terra, é tranformado em uma faixa espetacular de Blues Rock nervoso com um riff de guitarra espetacular.
 Após a faixa mais fraca do álbum uma baladinha chamada "Train In Vain" a diversão começa. Primeiro vem a faixa completamente Country Rock do álbum chamada "Country Honk", que se segue com a faixa que mistura Soul, R&B e Blues Rock "Live With Me" com sua poderosa bassline. Então temos a faixa título com mais Country.
 Então entra a Blueszera do álbum com o clássico "Midnight Rambler", seguido de "You Got the Silver" e "Monkey Man". O álbum fecha com o clássico que eu e você provávelmente ouvimos um milhão de vezes, com seu coro de capela e influencias gospeis, "You Can't Always Get What You Want".
 Os Stones fizeram um trabalho primoroso nesse álbum que é não só um marco para a banda mais também para o Rock N' Roll.



Nome: Let It Bleed

Banda: Rolling Stones

Ano: 1969

Gênero: Blues Rock, Rock N' Roll Tradicional, Country Rock

Mais Famosa: Gimme Shelter (Faixa #1) e You Can't Always Get What You Want (Faixa #9)

Indicação: Live With Me(Faixa #4)

Integrantes: Mick Jagger(Vocais), Keith Richards(Guitarra Solo), Bill Wyman(Baixo), Mick Taylor(Guitarra Base) e Charlie Watts(Bateria)

Charts: US#3/UK#1/AUS#2/CAN#4/GER#3/FRA#1/JP#11/NLD#1/NOR#2/SWE#2

Certs.: UK Platina, CAN Platina, US 2xPlatina

6- Tommy



 O The Who em 1969 era basicamente um maluco Loiro muito louco na frente, um Baixista Absurdo Antisocial, um Guitarrista e Compositor talentosissimo e um dos 5 caras mais ambiciosos do Rock, além de ser um dos caras mais engraçados também e claro um baterista movido a Cocaína.
 A banda que já dominava os palcos conseguiu conquistar os EUA em 1967 com o single Psicodélico "I Can See For Miles", que Townsend julgava ser o som mais pesado e barulhento que já havia sido feito(KKKKKKKKKKKKKKKKKK), e entraram para o Top 10 nos EUA.
 A banda entrou fundo no lance de mudar o som e com um compositor no nível de loucura e ambiciosidade. Os Operas Rock tinham sido pouco explorados no mundo do rock e o The Who começou a explora-los no que seria o primeiro grande opera-rock e provávelmente o que popularizou o formato que tanto foi usado nos anos 70. Além disso o Garage Rock e o Psicodélico foram substituidos por um novo gênero que já havia sido inventado pelo The Who, ao lado de bandas como Badfinger e Flamin' Groovies o Power Pop. Riffs simples, bateria veloz e baixo bem marcado eram presença.
 O trabalho quase orquestral de arranjos, todo tipo de instrumento que você conseguir pensar e a densidade musical do álbum foi algo inovador que influenciaria bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen, Yes e Rush. Além de jogar várias coisas para o mainstream eles ainda fizeram uma história muito louca sobre um menino surdo, mudo, cego, alejado que é um gênio do Pinball, lugar que ele alcança superação(é sempre bom lembrar que os Kinks e o The Who lutavam pra ver quem conseguia as letras mais loucas).
 A banda não poupou esforços. Tudo é executado maravilhosamente perfeito. Afinal quando se fala de perfeição técnica poucas bandas chegam aos níveis do The Who, que foi a primeira banda técnica, influenciando bandas como o Cream, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rush, Yes, Queen entre outros. É possível perceber influencias de uma espécie de Proto Progressivo que o Pink Floyd e o Mothers of Invention(Frank Zappa) já faziam de forma mal trabalhada ainda e muito psicodélica, e fica claro como a banda influenciou o gênero tão popular nos anos 70.
 O álbum contava com 24 faixas, algo incomum na época. E delas várias são maravilhosas, começando "Overture" que abre muito bem de seu jeito orquestral. Em seguida tem a enérgica "Sparks", "Eyesight To the Blind(The Hawker)" quase Proto Punk(outro gênero que o The Who muito influenciou). Ainda temos a grande "Christmas" e a canção em tom progressivo "Cousin Kevin", o famoso "Scoooooool Bully...". Após isso temos a louca "Acid Queen". Além disso temos "Tommy Can You Hear Me?", "We're Not Gonna Take It", "I'm Free". Isso tudo sem citar o poderoso clássico da superação, a espetacular canção muito louca "Pinball Wizard".
 Nesse álbum a banda fez uma das obras que junto com "Lola Versus the Powerman and the Moneyground Part One" e "Joe's Garage" entram como as obras muito loucassas dos Operas Rock.
 Simplesmente pelo The Who conseguir ser uma das principais influências tanto do Rock Progressivo quanto do Punk Rock eles já merecem imenso respeito. Em Tommy eles fizeram uma das obras mais belas de todos os tempos.



Nome: Tommy

Banda: The Who

Ano: 1969

Gênero: Power Pop, Psicodélico, Hard Rock

Mais Famosa: Pinball Wizard (Faixa #13)

Indicação: Acid Queen (Faixa #9)

Integrantes: Peter Townsend(Guitarra), Keith Moon(Bateria), John Entwistle(Baixo) e Roger Daltrey(Vocal)

Charts: US#4/UK#2/AUS#8/CAN#6/FRA#2/GER#50/NLD#5

Certs.: US 2xPlatina, UK Gold, FRA Gold

5- Are You Exeprienced?



 O Jimi Hendrix. Para qualquer apreciador de rock ele é um básico. O maior guitarrista de todos os tempos. O guitarrista americano, nascido de uma família extremamente pobre, começou a tocar guitarra sozinho. Após várias passagens em bandas de cantores de Blues e R&B como Ike e Tina Turner e Little Richard, o guitarrista foi descoberto e levado pra Inglaterra, onde fundou o Jimi Hendrix Experience.
 A banda acabou conhecendo o cenário Blues e Psicodélico Britânico e figuras como Eric Clapton e Syd Barret que muito influenciaram a banda. Jimi acabou causando espanto na cena local pelo seu jeito de tocar e pela agressividade de sua música.
 No ano de 1967 veio ao público o álbum de estréia da banda. O álbum veio carregado de Cream, a banda que mais inspirou a banda, porém com um toque muito específico de Jimi. Era a coisa mais pesada que já havia sido ouvida. A velocidade e a agressividade do álbum provavelmente ajudaram a criar o Hard Rock e influenciaram bandas como Led Zeppelin e Deep Purple.
 Ele modifica completamente o sentido de guitar album e Jimi se torna o primeiro Guitar Hero, tocando absurdos na guitarra. Seu domínio de pedais e a velocidade em seus solos era algo até então inédito, e o mundo ficou chocado.
 O Estilo que misturava Blues e Psicodélico com Soul e Rockabilly deu muito certo. As letras sobre drogas e sexo, e o jeito Hippie da banda refletia na geração. Jimi foi uma das primeiras pessoas a propagar o Free Love.
 O álbum abre, apenas com o clássico "Foxey Lady" que tem um riff pulsante, e já te adianta tudo que vai ter no álbum. "Manic Depression" é uma música que não tem tanta atenção porém é espetacular com sua velocidade e marcação bem feita. "Love or Confusion" e "Red House" são surpreendentes.
 "May this Be Love" é a faixa mais fraca, que é seguida do clássico "Fire", que ficou famoso pela apresentação onde Jimi fazia um Jam queimando sua guitarra, mesmo que na canção em si, o elemento principal seja o baixo. "Third Stone From the Sun" é uma faixa que reflete quase um Pink Floyd(que já existia e já era famoso na cena psicodélica britânica na época), com trechos instrumentais longos e sons aleatórios de fundo complementando a música.
 "Are You Experienced?" é outro grande clássico. O álbum ainda vem com outros clássicos como o cover de blues "Hey Joe", o clássico da banda "Purple Haze" e a balada "Wind Cries Mary".
 Esse álbum mudou a história da música com seus solos de guitarra clássicos e seu estilo completamente novo de fazer música. É um álbum essencial.



Nome: Are You Experienced?

Banda: Jimi Hendrix Experience

Ano: 1967

Gênero: Psicodélico, Blues Rock

Mais Famosa: Purple Haze(Faixa #14)

Indicação: Hey Joe(Faixa #12)

Integrantes: Jimi Hendrix(Guitarra e Vocal), Mitch Mitchell(Bateria) e Noel Redding(Baixo)

Charts: US#5/UK#2

Certs.: US 5xPlatina e UK Gold

4- Doors




 "Mr Mojo Rising, Mojo Rising"... Não pera... Esse é do L.A. Woman. The Doors, uma das mais importantes bandas de Rock de todos os tempos. Eles foram fundados no ano de 1965 em Los Angeles na Califórnia, como os representantes da cidade no movimento psicodélico.
 A banda lançou sua estréia em 1967. Pra começar, a banda não tinha baixista, no lugar tinha um organista. Isso não só foi uma novidade na época como ajudou a introduzir as teclas de volta no rock. Se nos anos 50 tínhamos piano, agora temos órgão, que seria muito usado ainda nessa década. Sim eu sei que já usavam em algumas músicas, porém o The Doors usou de forma tão única que imortalizou o instrumento.
 A banda também trouxe uma novidade. O rock depressivo. Pera e "Eleanor Rigby"? "Eleanor Rigby" não é rock e é melancólico, fora que não se vê peças tão influenciadas pela canção. Os movimentos depressivos como Pós-Punk e Posteriormente o Indie beberam muito da fonte Doors. Basta ouvir "Crystal Ship" e "The End" que são duas obras de arte.
 O Blues da banda misturado com o psicodelismo faz uma combinação deliciante. Isso sem contar Jim Morrison que é um enorme show a parte.
 A banda causou muita confusão na época. Bandas como Rolling Stones e Jimi Hendrix Experience falavam de sexo e drogas, mas não da forma que o Doors começou a falar. Eles falavam de Suicídio, Morte, Sexo, Drogas, Alcoolismo, Depressão entre outros temas de forma aberta, o que deu ao Rock muitas mais possibilidades. Uma das apresentações mais clássicas foi no Ed Sullivan quando os produtores pediram para que eles não cantassem a canção com a letra original e sim a censurada, porém Jim Morrison canta a original mesmo assim.



 Eles abrem o álbum simplesmente com "Break On Through(To the Other Side)" um dos maiores singles de estreia de todos os tempos. Após isso temos "Soul Kitchen" música sensacional, e a dark e maravilhosa canção depressiva "Crystal Ship". Após "Twentieth Century Fox" temos a canção incomum com pitadas de Música Tradicional europeia, "Alabama Song(Whisky Bar)".
 A sexta canção é o grande clássico "Light My Fire" que foi direto para o primeiro lugar e atingiu as paradas em cheio. Ela é a marca clássica da banda, com o riff de teclado mais famoso da história e sua letra sexual. "Back Door Man" e "Takes It as It Comes" são duas canções muito boas. O álbum termina com "The End" um épico de 10 minutos que debate sobre a morte de um jeito maravilhoso.
 O álbum é um prato cheio para qualquer fã de música.

Nome: The Doors

Banda: Doors

Ano: 1967

Gênero: Psicodélico, Blues Rock

Mais Famosa: Light My Fire

Indicação: Crystal Ship

Integrantes: Jim Morrison(Vocal), Ray Manzarek(Orgão), Robby Krieger(Guitarra)

Charts: US#2/AUT#6/CAN#42/FRA#3/ITA#51/NOR#4/SWE#24/UK#43

Certs.: US 4xPlatina, CAN 4xPlatina, FRA 3xPlatina, UK 2xPlatina, SWE Platina, GER Platina, AUT Gold, ARG Gold, SPA Gold

3- Blonde On Blonde



 O mestre Bob Dylan, atual Nobel de Literatura pra você que vive na Lua, é uma lenda do Folk e fez vários trabalhos magníficos. "The Freewheelin' Bob Dylan", "Bringing It All Back Home", "Highway 61 Revisited" e "John Wesley Harding" poderiam ser alguns álbuns a aparecer aqui, e se expandirmos para os anos 70 ainda poderia ser "Desire" ou "Blood On Tracks".
 Dylan era um dos mais prolíficos cantores de Folk de todos os tempos, até que "Highway 61 Revisited" aconteceu e ele entrou no Rock de cabeça. Aqui em "Blonde on Blonde" ele consegue o ponto certo entre o Folk Rock e o Blues Rock. Porém o Folk tradicional com violão não voltaria mais. O primeiro ponto é que esse é o primeiro álbum duplo da história. Depois é que Dylan aprimora tudo que havia feito nesse álbum.
 A música de Dylan estava mais densa, além de gaita e violão, tinhamos teclado, piano, guitarras, baixos, órgãos, harmônicas, instrumentos complexos de percussão, bateria. A música de Dylan estava muito mais densa e muito mais coesa. As camadas e camadas sonoras se complementavam. Diferente de seu trabalho anterior, o Folk foltava um pouco mais em relação ao Blues, porém em vez de ser Folk Tradicional como a Joan Baez(ex-namorada de Dylan) fazia na época era um Blues Rock como os Byrds(banda abertamente influenciada por Dylan). Seu trabalho era mais coeso e agora claramente voltada para o público do Rock e não para o do Folk. A sensibilidade pop de Dylan havia evoluído muito e ele claramente poderia fazer um disco dos Beatles se quisesse. Lembrando que ele influenciou muito o Fab Four.
 Dylan mescla o Blues ao Folk e ao pop da época de Forma genial. A primeira faixa "Rainy Day Woman #12 & 35" começa demarcada com bateria de marcha sinfônica. "I Want You" e "One of Must Know" são duas canções pop maravilhosas. "Visions of Johanna" influenciada pelo country é muito boa. O blues "Leopard-Skin Pill-Box Hat" está pra fazer fronte aos Stones. "Just Like a Woman" é uma balada tradicional.
 E para aqueles que implicam com a voz anasalada de Dylan, saiba que nesse álbum ela é quase inexistente. O álbum é uma obra maravilhosa do Rock N'Roll e do Folk e merece atenção de todos.




Nome: Blonde On Blonde

Artista: Bob Dylan

Ano: 1966

Gênero: Folk Rock, Blues Rock

Mais Famosa: Rainy Day #12 & 35(Faixa #1)

Indicação: One Of Us Must Know(Sooner or Later)

Charts: US#9/AUS#4/UK#3

Certs.: US 2xPlatina e UK Platina

2- Pet Sounds


 Os Beach Boys a uma primeira vez pode parecer uma banda boba, sem expressividade basicamente uma boy band. E a banda até a altura era mesmo. "The Beach Boys Today!" já mostrava algum talento por parte de Brian Wilson e Cia.
 Por mais que muita gente ache chato o som feliz e alegre e pop da banda. Mas prestando atenção nos detalhes conseguimos perceber a genialidade. Além de ser o primeiro álbum conceitual da história o álbum ainda contava com 27 faixas, algo inédito pra época. O trabalho pegava o que o Beach Boys já haviam feito e transforma em algo genial. A complexidade reina sobre canções que inicialmente eram bobas.
 Todos os elementos de Beach Boys estão ali, Harmônicas, Backing Vocals, Som feliz. Só que tudo organizado de um jeito espetacular. A banda mistura-se com elemento psicodélicos(até como a canção "Good Vibrations" já mostrava) eles acertam em cheio em tudo no álbum. Está tudo bem arranjado e bem organizado.
 Pet Sounds é uma das obras mais bem feitas do rock e que mais influenciam anos seguintes consagrando a banda como um dos cânones do rock.



 (Não se irritem com o tamanho do texto. Estou escrevendo sendo crítico, por que minha opinião pessoal me diz que eu não gosto de Beach Boys. Escrevi o máximo que eu consegui. Desculpe se não satisfaz).

Nome: Pet Sounds

Banda: Beach Boys

Ano: 1966

Gênero: Surf Rock, Surf Pop, Pop, Pop Rock, Psicodélico

Mais Famosa: Woundn't It Be Nice(Faixa #1)

Indicaçãos: God Only Knows (Faixa #8)

Integrantes: Brian, Carl and Dennis Wilson, Mike Love e Al Jardine*

Charts: US#10/AUS#42/CAN#40/UK#2

Certs.: US Platina

*Nenhum Beach Boy tinha posição fixa eles estavam constantemente trocando suas formações

Menções Honrosas:

Surrealistic Pillow- Jefferson Airplane(1967)
Forever Changes- Love(1967)
Younger Than Yesterday- Byrds(1967)
Freak Out- Mothers of Inventrion(1966)
Traffic- Traffic(1968)
Kinks Are Village Green Preservation Society- Kinks(1968)
Cheap Thrills- Big Brother and the Holding Company(1968)
Hot Rats- Frank Zappa(1969)
Music From Big Pink- The Band(1968)
Trout Mask Replica- Captain Beefheart and His Magic Band(1969)
Bookends- Simon and Garfunkel(1968)
Psychedelic Sound of 13th Floor Elevator- 13th Floor Elevator(1966)
Kick Out the Jams- MC5(1969)
Vincebus Eruption- Blue Cheer(1968)
In the Court of King Crimson- King Crimson(1969)
Days of Future Passed- Moody Blues(1967)
Buffallo Sprinfield Again- Buffallo Springfield(1967)
Yardbirds- Yardbirds(1966)
Black Monk Time- Monkees(1966)

1- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band



 Se você conhece nem que seja um pouco de música você imaginou que eles estariam em primeiro. Os Beatles são basicamente os maiores artistas de todos os tempos. Esse pode não ser o melhor trabalho dos Beatles, título que fica com "Revolver", que é basicamente o melhor álbum de todos os tempos. Porém "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" é com toda certeza o mais importante da banda.
 Eles tiveram sua fase de Folk Rock Psicodélico com "Rubber Soul" e após isso fizeram seu álbum eclético "Revolver", onde eles já haviam flertado com o Psicodelismo na faixa "Taxman". Depois de mais alguns testes e de ouvir "Pet Sounds" dos Beach Boys eles quase fizeram um opera Rock, porém decidiram fazer "apenas" um álbum conceitual. Agora os Beatles entraram de cabeça no Psicodélico. E fica claro como os Kinks influenciam no som da banda(até por que os Kinks são pioneiros no Pop Psicodélico e os Beatles trabalham bastante com isso).
 O Fab Four deixa um pouco de lado as influencias da música Indiana que explodiu no mundo no ano de 66 (I'm Only Sleeping e Paint It Black são duas canções muito famosas de bandas diferentes que usam Cítara). Mesmo assim ela ainda está presente
 O álbum era o mais Rock N' Roll da banda até então(o White Album é mais, por um simples motivo chamado "Helter Skelter"). A maioria das canções é de Mccartney, o que pra mim é ótimo, até por que acho Mccartney melhor.
 A primeira faixa, a faixa título, começa como um bom Rock N'Roll de Mccartney que já é complementada por "With a Little Help From My Friends" outra grande canção de Mccartney. "Lucy in the Sky With Diamonds" é de Lennon e é uma porrada animal. "Getting Better", "Fixing a Hole" e "When I'm Sixty Four" são outras grandes canções de Mccartney. Lennon se apresenta como o mais psicodélico da banda com os trechos mais loucos com pegadas psicodélicas mais fortes. Já Mccartney tem um foco maior em canções pop rock. Algumas canções Lennon/Mccartney são as que mais funcionam de toda a carreira deles como "Good Morning Good Morning", "Lovely Rita" e claro "A Day in the Life", que é uma das canções mais bonitas dos Beatles.
 Foi o primeiro álbum a conseguir disco de diamante, é o álbum mais vendido dos Beatles e um dos mais vendidos de todos os tempos. Além de ser um dos mais vendidos na Inglaterra conseguindo números exorbitantes.
 Os Beatles nesse álbum conseguiram fazer uma das obras mais icônicas da história do Rock.



Nome: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Banda: Beatles

Ano: 1967

Gênero: Pop Rock, Rock Psicodélico, Pop Psicodélico, Pop

Mais Famosa: Lucy In the Sky With Diamonds

Indicação: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Integrantes: Paul Mccartney(Vocal, Baixo, Piano, Backing Vocals), John Lennon(Vocais, Backing Vocals, Guitarra Base, Violão), George Harrison(Guitarra Solo), Ringo Starr(Bateria)

Charts: UK#1/AUS#1/FRA#4/GER#1/NOR#1/US#1

Certs.: UK 17xPlatina, US Diamond(11xPlatina), CAN 8xPlatina, AUS 4xPlatina, GER Platina, FRA Gold

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