sábado, 29 de outubro de 2016

Grandes Embates do Rock N' Roll: Black Keys vs. White Stripes



Grandes Embates da música. 
Aqui faço uma analise crítica das principais rivalidades da música, separando por quesitos e analisando as duas bandas.

Black Keys Vs. Whites Stripes

Gênero em questão: Rock de Garagem, Blues Rock, Indie Rock
Melhor Vocalista: Jack White, White Stripes. O Dan Auerbach do Black Keys é um bom vocalista e faz bem seu trabalho, porém Jack White é um ótimo vocalista, variando facilmente do falsete para os estilos mais graves. Fora sua voz única e inconfundível.

Músicos: Black Keys. Ambas as duplas tem guitarristas espetaculares que dispensam qualquer tipo de comentários. Mesmo que Jack White seja notavelmente superior com as guitarras, um elemento diferencia as duas bandas. A falta de talento de Meg White que poderia simplesmente ser substituída por um metrônomo pois, sua única utilidade é marcar o ritmo. Enquanto no Black Keys o baterista Patrick Carney é minimamente decente.


Sucesso Comercial: Whites Stripes. O Whites Stripes com certeza leva esse quesito. Mesmo com o sucesso enorme conquistado pelos Black Keys no começo da década atual, os Whites Stripes conquistaram muitos mais espaço na década passado com álbuns como White Blood Cells e Elephant. E também dar destaque a Seven Nation Army do Whites Stripes que é talvez o maior clássico não só da geração deles como de todo o século XXI até agora.

Influência: Whites Stripes. Simplesmente a banda revitalizou o Blues Rock, trazendo-o para um novo público e abrindo espaço para quase todas as bandas de blues rock do século XXI. Fora que se você pegar o modelo das duas bandas você percebera uma forte semelhança. Dupla, só guitarra e batera. O guitarrista canta. Blues e Garage Rock. Dois puta guitarristas. Dois bateristas nem tão bons. Fica claro a influência dos Whites Stripes no Black Keys

Melhor Álbum: White Blood Cells, Whites Stripes. Black Keys consegue ameaçar de longe o Whites Stripes com seu últimos três álbuns, Brothers, El Camino e Turn Blue. Porém o Whites Stripes ainda consegue os dois melhores álbuns entre as duas bandas com White Blood Cells e Elephant. Algumas músicas fodas desse álbum: Dead Leaves and the Dirty Ground, Hotel Yorba, I Finding It Harder to be a Gentleman Today, Fell In Love Whith A Girl, We're going to be friends e I Think Smell a Rat.

Melhor Discografia: Whites Stripes. Ambas as discografias não são completamente regulares, porém são muito boas. Outra semelhança é no fato da maior irregularidade das duas bandas, é o álbum de estreia. Porém quando você faz duas obras como White Blood Cells e Elephant uma seguida da outra. Tendo feito anteriormente The Stijl e em seguida ainda vir com Get Behind Me Satan e Icky Thump, você ganha uma certa vantangem.

Obra Visual: Whites Stripes. Por mais que o visual extremamente estiloso do Black Keys com jaquetas de couro e óculos escuro seja bastante atraente. Poucas pessoas são tão estilosas quanto Jack White na música atual. E a marca visual do vermelho, branco e preto do White Stripes é realmente marcante.
No que se diz a capas de álbum, o Black Keys não se sobressai muito, tendo como relevante só Brothers com sua capa conceitual. Porém as capas do Whites Stripes são muito mais inteligentes. Todas as capas são fotos dos dois membros, em situações diferentes mas se você der uma atenção maior consegue perceber as referencias ao divórcio dos dois, a dificuldade da fama e como ao mesmo tempo ela é almejada, a satanismo, ao expressionismo entre outros. Isso sempre em tom vermelho, branco e preto.
E nos clipes? O Black Keys fez bons clipes como o totalmente chapado Lonely Boy e o interessante Fever. O grande clipes da banda foi Tighten Up que mostra uma briga por amor dentro de um playground, com várias trocas de personagem e um enredo extremamente divertido. Todavia o Whites Stripes também ganha nesse quesito. Alguns clipes muito bons da banda são Seven Nation Army e sua confusão de cores, Dead Leaves and the Dirty Grounds com sua confusão mental e Icky Thump com sua confusão de luzes. É tudo uma confusão. Ainda sim os dois trunfos da banda são Hardest Button to Button que foi até parodiado pelos Simpsons e Fell In Love With A Girl que é um stop motion completamente feito em Lego;

Letras: Whites Stripes As letras do Black Keys são bastante idiotas, e falam basicamente sobre amor. Se apaixonar, desentendimento amoroso, desilusão amorosa. Já o Whites Stripes, Jack White tem uma crítica ácida a sociedade questionando diversos valores e batendo de frente com diversas questões como Imigração ou Pobreza. Fora suas letras sobre sentimentos que falavam profundamente como se sente em relação as coisas, principalmente sobre relações matrimoniais.

Conclusão: Por melhor que o Black Keys seja, temos que dar os pontos para o Whites Stripes que se mantém melhor em quase todos os pontos. A banda ganhou muito por ser uma banda muito criativa no modo de ser e fazer as coisas, enquanto o Black Keys é muito contido em um padrão, que a dupla poderia já ter quebrado. Agora ambas as bandas já acabaram e não se tem previsões de voltar, então não há nada que uma das duas possa fazer para mudar o placar.

Se você tem uma opinião diferente deixe nos comentários para fomentar mais discussões sobre o tema.

Obrigado pela leitura!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário